sexta-feira, 2 de agosto de 2013

‘Gorda tem mais que ser humilhada’, prega novela





Uma gordinha tenta desesperadamente perder a virgindade. Não consegue. Marca vários encontros. Entra em desespero. Cai no conto de um entregador de pizza que, após uma paquera, pergunta quanto ela vai pagar. Depois, amigos tentam “ajudá-la” pagando um michê.  A mesma moça já ficou amarrada na cama por um sado-masoquista. Tudo para realizar seu sonho de “deixar de ser virgem.” Era para ser engraçado. Mas é triste.  

A personagem Perséfone, interpretada pela atriz Fabiana Karla faz parte do núcleo “Zorra Total” de Amor à Vida, aquele que tenta ser engraçado, mas acaba deprimente. Nos fóruns de discussão na internet de meninas pluz sise (aquelas que assumem que são acima do peso “estabelecido” e viram meio militantes “da causa”), a personagem causa revolta. Uma petição online foi criada para pressionar o autor a mudar o rumo da personagem. Não sem razão. Mensagem da trama: gorda é carente. Gorda é boba. Gorda ninguém quer. Gorda tem que ser HUMILHADA.  

Engraçado que a mesma trama ontem deu um show de modernidade mostrar Felix (Mateus Solano) sendo aceito como gay por sua família e sofrendo homofobia do pai. Admirável. Mas.. Por que tratar uma moça desse jeito? Isso em tempos em que se luta contra a ditadura da magreza e da chamada” gordofobia”.  

O autor da trama, Walcyr Carrasco, já avisou que a menina vai ter um final feliz. Mas, bem, ela vai ter que passar por tanto sofrimento e humilhação para isso? Jura? Gordo tem que sofrer? “Usa mais de 42, queima na fogueira”,  sussurram várias vozes na mídia e no mundo da moda.  Uma novela com tanta influencia propagar um preconceito desses enquanto mostra um mega avanço ao abordar a causa gay é absurdo. O que será de mim?”, pensa uma espectadora adolescente gordinha vendo a novela. Dificil justificar, seu Walcyr.

59 comentários:

  1. ah por favor né...as pessoas buscam igualdade pra depois dizerem que uma gorda nao pode fazer o papel de virgem...pqp quanta hipocrisia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu filho leia a matéria a questão aqui não e somente por ela ser virgem!

      Excluir
    2. Ela n criticou o fato de ser virgem, e sim a forma q a personagem e ridicularizada! O fato de ser gorda n significa q n poça ter uma vida sexual ativa. O autor esta "apelando" de mais nesse sentido!

      Excluir
    3. não é pelo fato de ser virgem não é porque na novela eles dão enfase ao fato de ela ser virgem aida por estar acima do peso! certo dia vi a moça dizendo a ela que se o moço bebesse iria a enchergar como a Gisele bündchen como se o cara não pudesse se interessar por ela do geito que ela é!

      Excluir
    4. Só que ai vcs estão esquecendo de uma coisa muito importante. Isso é uma Novela!!!
      Gostando ou não, isso é ficção. Falar q a novela prega o preconceito é a mesma coisa que falar q jogos e filmes violentos ensinam a matar.

      Excluir
    5. O problema e a verdade é que ela realmente sofre preconceito por ser gorda, e a novela está discriminando e humilhando a personagem por esse fato, se por acaso a virgem fosse a personagem Paloma, iriam fazer filas pra transarem com ela, e no primeiro capítulo da novela ela já teria perdido a virgindade, o que na verdade, a paloma na idade que tem e por ser magra, já nem seria mais virgem no personagem...Mas como se trata de uma gordinha, quer dizer que ninguém quer??? Essa novela é podre, destrói a família, endeusa o Gay, humilha os gordos, põe em dúvidas os resultados de DNA, apoia a bigamia, o triangulo amoroso e ainda ensina a dar o golpe do baú!!!

      Excluir
    6. Ah pelo amor de Deus. Agora tudo é motivo. Voces criam o preconceito. Eu queria ver se a personagem não fosse gorda, mas passasse pelas mesmas situações, se alguém ia se importar. O problema são as gordas recalcadas que se enxergam na personagem.Não se pode mais fazer humor neste país. Quando eu era criança, todo mundo se sacaneava, eu era a mulher barbada porque tenho um problema de pelos no rosto. E nem por isso eu morri ou tive que ir para o analista. Assumam seu corpo gordo e LINDO !!!!! E não fiquem criando fantasmas para si mesmas. Se amem mais e serão amadas. GORDO NÃO É FEIO NEM DEIXA DE SER SEXY. Todo corpo tem sua beleza, descubra a sua e seja feliz !!!!!

      Excluir
  2. O que mudaria se o papel da Perséfone fosse feito por uma magra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao mudaria em nada, seria uma contradiçao do autor do mesmo jeito ( em realaçao ao tema de homossexualidade abordada), alem de ligar o aspecto fisico c ter ou nao uma vida sexual ativa. Dizer q uma pessoa ainda n teve sua relaçao sexual pq n se sente segura, tem um tempo proprio q deseja q aconteça, enfim, ser virgem por uma questao pessoal e uma coisa, agora ligar uma atribuiçao fisica a isso, e ainda humilhar a pessoa q se enquadra nesse "modelo" independente de ser magra, gorda, branca ou negra vai de encontro com o discurso politicamente correto na questao dos gays!

      Excluir
    2. Mudaria que ela não seria virgem somente por ser magra.

      Excluir
  3. Por que não trocam de canal e esquecem que a Globo existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me pergunto a mesma coisa.
      eu parei de assistir TV completamente em meados de 2006,
      nem sinto falta, vejo notícias na internet mesmo.

      Excluir
    2. É mesmo né Pablo Machado, porque tem muitos tapados como você que não conseguem enxergar a manipulação que esta emissora faz, vocês que infelizmente são a maioria dão ibope para esta podre! use a sabedoria que você tem e seja um pouco mais crítico isso vai te ajudar!

      Excluir
    3. Acho que a questão não é parar de assistir TV , ao contrário temos que assistir e ,assim como a Eliane disse, ser mais critico , reclamar o que não nos contenta
      Falar para pararmos de assistir é o mesmo que falar para colocarmos uma faixa nos olhos e fingir que não existe imperfeições

      Excluir
    4. Isso mesmo Pablo....tanta coisa melhor prá se ver.

      Excluir
    5. Exato, as pessoas deveriam ler mais...

      Excluir
  4. QUEM LEVA NOVELA A SÉRIO É DÉBIL MENTAL, QUEM ASSISTE A GLOBO É FILHO DA PUTA, E QUEM ASSISTE NOVELA TEM QUE MORRER

    ResponderExcluir
  5. nao vejo que ela esta virgem pq ela e gorda!!!...ela e humorista e realmente derao esse papel p ela pq ela e mto engraçada e nao pq ela e gorda....a novela nem diz nada sobre dela esta a cima do peso....ate pq ela e lindaaa ....A GLOBO REALMENTE NAO E DIGNA DE NADAAA....ELA CONTAMINA AS PESSOAS!!!! FUJAAAAAA...A GORDINHA E UMA ARRASOOO MTO BONITA!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não assisto esta novela, vejo as chamadas, e pelo que eu li aqui vou comentar:
    pra uma gorda ou magra perder a vingidade não precisa de tanto bosta junto, é só conhecer um cara dispostoa sexo sem compromisso ou pagar um garoto de programa, ja q é só sexo que quer.
    porém o melhor é conhecer um cara legal que goste do que você é, de quem você é e pronto. essa novela ta fazendo uma comedia de bosta não tem senso do ridiculo.
    e vá se foder quem achar aquilo normal, legal ou aceitavel. :)
    e pra quem assisti e não ta gostando não assistam mais esta merda, novelas só é distração, perda de tempo, estudem,leiam livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a intenção do autor não seja usar a personagem para humilhar as pessoas que estão acima do peso, até por que existem várias pessoas com esse biotipo que são totalmente realizadas sexualmente, mas mostrar a realidade de algumas garotas, gordas ou não, em relação à virgindade, querem perder a virgindade a qualquer custo, com qualquer pessoa, de qualquer forma, sem se preocuparem se vai ser bom ou não, e até mesmo com as consequências que vem depois, banalizando a relação sexual.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gorda tem mais é que ser humilhada mesmo assim cria vergonha na cara e vai procurar um academia para manter a saúde e o corpo em ordem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um tipo bem especial de idiota, não?

      Excluir
    2. Ow anencefalo... muitas pessoas são gordas por disturbios do próprio corpo, por terem alguma doença como a diabetes por exemplo ou por alguma disfunção na glândula da tireoide, ao contrario de muitas piriguetes por ai, que tem o que comer em casa mas preferem passar fome, por que são escravas da moda. Faça-me o favor né seu palhaço!

      Excluir
    3. Faça um favor? Cometa um suicídio você não é útil aqui

      Excluir
  9. Creio que o autor esta expondo o que realmente acontece gente.
    Ou, porque voces acham que as panicats fazem tanto sucesso?
    Infelizmente é assim, eu sou magra, bem magra e sempre recebi criticas, nem por isso tomei isto como bullyng.
    as pessoas se doem muito por tudo.

    ResponderExcluir
  10. Aceitar mulher gordinha não pode, e isso é normal, porque mulher tem que ser magra e sem curvas para se parecer um homem, mas se negar um homossexual, Ah! ai já é demais, é perseguição, e homofobia, e o caramba a quatro... aff, isso já é muito para minha cabeça.

    ResponderExcluir
  11. Legal é ver as pessoas defendendo a gordura. "Ai eu não sou gorda, sou gostosa!", "Ai eu me aceito e não sigo a ditadura da magreza"... Isso aí, viva o Mc Donalds e a Coca-Cola, vamos comer e ser felizes até nossas artérias explodirem!! Aff.. Quanta hipocrisia meu deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hipócrita é voce palhaça, ninguém é gordo porque quer. Vai estudar primeiro sobre obesidade, para depois vomitar suas asneiras por ai.

      Excluir
    2. Gordo(a) detected. Ninguém é gordo por que quer mas só continua gordo quem quer!! Engraçado ser chamada de hipócrita quando se fala a verdade.

      Excluir
  12. A PROPOSTA DA PERSONAGEM NO SEU DESESPERO NÃO É MOSTRAR QUE GORDA PRECISA SER HUMILHADA NÃO. SEJAMOS INTELIGENTES. A PROPOSTA DO ENREDO DESSE PERSONAGEM É QUESTIONAR AS DIFICULDADES QUE ALGUMAS PESSOAS ENCONTRAM PARA SE RELACIONAR DEVIDO SUAS DIFERENÇAS.
    A NOVELA PRETENDE DEBATER O PROBLEMA, TRAZER LUZ PARA A DIFICULDADE DESSAS PESSOAS DIFERENTES QUER POR COR DA PELE, OBESIDADE, DEFICIÊNCIA FÍSICA ENTRE OUTRAS.
    MEU POVO QUE RAIVA É ESSA DA REDE GLOBO, DO AUTOR DA NOVELA. ??
    BEIJÃO PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  13. Gente, tem uma coisa que se chama "conhecer para criticar". A intenção do blog não é pura e simplesmente falar que a Rede Globo e afins é um lixo, mas conscientizar a pessoa sobre esse veículo de ALIENAÇÃO; e para isso não adianta chegar e falar que não presta, desligue e pronto... seria até um veto. Para isso é necessário que haja conhecimento de causa, não apenas apontar, mas demonstrar críticas consistentes.
    Se discordam, então o que fazem aqui (mesma pergunta que fizeram)? Censurando? E ainda pregando que quem assiste é "filho da puta" que "merece morrer"... A questão de assistir, de ser alienado, de aplaudir essa política de pão e circo, não é apenas uma questão individual, mas social - manipularam para que as pessoas se submetessem a isso - e é algo que precisamos mudar; idiota é quem acha que tem uma certa consciência mas só olha para o próprio umbigo, e sequer tem condições de apresentar uma crítica inteligente. Argumentem, não ataquem, e acima de tudo compreendam!

    ResponderExcluir
  14. ATÉ AGORA NÃO VI NENHUM PERSONAGEM CHAMAR ELA DE GORDA.....VCS QUE ESTAO TENDO PRECONCEITO NESSE SENTIDO....NAO SOU FÃ DA GLOBO MAS ESTA NOVELA É MUITO BOA...PARABENS AO AUTOR,,,,

    ResponderExcluir
  15. quando vocês vão aprender que a Globo não tem comprometimento nenhum com o telespectador? Somos apenas Gado!

    ResponderExcluir
  16. Do jeito que a personagem gordinha é atirada, na vida real já teria achado alguem pra lhe comer há muito tempo. Conheço mulheres 10 vezes mais feias (e olha que a gordinha é simpatica) que têm mais horas de sexo que urubu de voo. Além do preconceito, a vida da gordinha nao reflete a realidade, pois a grande maioria dos homens é adepta da dieta da sopa: "deu sopa eu como é mesmo".

    ResponderExcluir
  17. A novela quer mostrar a dificuldade de uma pessoa acima do peso em ter um relacionamento nos dias de hoje,tudo isso por esteriótipo que define a beleza em Bunda, coxas, peitos grandes e barriga seca e tendo isso a maioria dos homens não estão preocupados com o interior da pessoa. A beleza é um conceito transitório, cada época um tipo de beleza é exaltada, ou seja, as pessoas sempre serão influenciadas. Há! e uma pessoa não escolhe ser gorda, ela é na maioria das vezes, por questões genéticas ou distúrbios hormonais, então invés de julga-las, procure entende-las e ajuda-las.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que textinho mais hipócrita. Aposto que essas gordinhas de fóruns plus-size é que tem preconceito... É APENAS UMA PERSONAGEM! Agora, só porque o autor colocou uma gordinha nesse papel, já vira todo esse fuzuê! Pelamor hein...

    ResponderExcluir
  19. tÃO CAÇANDO PELO em ovo, vão se danar!

    ResponderExcluir
  20. os cara fala e fala e fala mais um pouco e vai falando.. creio que a novela não quer discriminar nada e sim mostrar oque REALMENTE acontece!
    Infelizmente não são mentes sujas que vão queimar papeis bons e "reais" (baseado em fatos)..
    Pra tudo a sociedade "jovem" vê um defeito na globo.. idai? qual a emissora que não tem lá suas divergências?

    Para se ser escroto e julgue algo mais construtivo; ao invés de achar que o papel da "GORDINHA" está ruim.. a história é do cara vocês podem dar palpite.. Mas com disseram.
    ESPERO QUE O FINAL SEJA MUITO FODA PRA ELA PRA VOCÊS CALAREM E DEIXAREM DE SER HIPÓCRTAS; como nosso amigo Cainã responde ;D

    ResponderExcluir
  21. Só digo uma coisa... a maldade está no olho de quem vê.
    Eu pensei a mesma coisa assistindo a novela com a minha mãe, mas ai notei que o preconceito é todo meu, não da Rede Globo.
    Que a mídia impõe padrão de beleza? Sim, impõe. Mas ficar notando que só gorda é rejeitada, que só negra é empregada... hmm.. acho que sabemos quem são os preconceituosos aqui..

    ResponderExcluir
  22. Nossa nada a ver. Tao enxergando chifre na cabeça de cavalo.
    Humor explora todo tipo de estereótipo. E em todos os programas de todas as tvs ou canais de internet no mundo.
    A veia desta personagem é comica.
    Assim como a da biba Felixiana é dramatica.
    Está tudo bem definido e encaixado.
    Parece-me mais falta de assunto msm, afh!

    ResponderExcluir
  23. se vc começar assistir um filme e ele estiver ruim vc vai assinar petição para trocar o roteirista OU TROCAR DE CANAL????
    a com a novela é a mesma coisa VC NÃO É OBRIGADO A ASSISTIR
    troque de canal va ler um livro faça qualquer coisa menos continuar vendo uma bosta que não condiz com a realidade acorde para o mundo fora da rede bosta de tv

    ResponderExcluir
  24. Alguem fez o seguinte comentario: "Mas ficar notando que só gorda é rejeitada, que só negra é empregada... hmm.. acho que sabemos quem são os preconceituosos aqui.." Que a politica do pao e circo funciona muito bem, nao temos nenhuma duvida!!! Olha a preocupacao do povo com as novelas??? Num pais com tantos absurdos, se o povo tivesse o minimo de educacao academica e como cidadaos, isto nao existiria. E' desesperador o estado que se encontra o Brasil e parece que esta' caindo cada vez mais baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse, as pessoas querem perder tempo com coisas mesquinhas, acham mesmo que as pessoas adoram ser gordas?Ninguém acorda e diz: ai, como eu queria ser gorda! Ao invés das pessoas se mobilizarem e lutar por coisas que realmente valem a pena, ficam se incomodando e querendo atenção com coisas inúteis. Não vejo esta novela nem a muitas outras, prefiro assistir a programação fechada ou então ler um bom livro.
      Deixem os gordos e as novelas e vão atrás de coisas úteis que realmente mudem nosso país, não é a novela que irá melhorar ou piorar a vida dos gordos.

      Excluir
  25. Ah nada a ver mew,pelo amor de Deus ein...vão caçar oque fazer.

    ResponderExcluir
  26. Eu sou à favor de esperar a história ser contada por completo e depois julga-la.

    ResponderExcluir
  27. Eu adiro o poder(manipulador) da rede globo, é incrível como tudo se mobiliza em torno das novelas dessa emissora,tudo se discute, tudo se repercute e tudo é deixa levar por quem assiste essa tipo de mídia manipuladora. Num é querendo ser o "bonzão", mas gente ,pelo amor de Deus, novelas não retratam nada da vida real(e vai aparecer alguém que vai dizer que relata, coitado). Existem caso de preconceitos e outras coisas que atingem nossa índole ou honra que foi a própria mídia(globo,Record,band...)que impuseram. Não tenho pena, nem dó, muitos menos preconceito com Gordo(até porque sou um), nem de gay, maconheiro , evangélico , macumbeiro, seja o que for...tenho dó, pena mesmo,e um sentimento de pesar imenso com quem perde seu precioso tempo ASSISTINDO NOVELA!

    ResponderExcluir
  28. SOLUÇÃO????
    DESLIGA A TV E VÁ LER UM LIVRO!!!
    FORA REDE BOBO!

    ResponderExcluir
  29. O português mandou lembranças...

    ResponderExcluir
  30. Humor sempre atinge alguém, o problema é que só fazem piada com a "minoria", os chamados "Fora-do-padrão". Os gordos, os magros, os gays, os negros, os feios, etc.
    Façam uma novela só com magros, gordos, negros, gays e etc. Coloquem só um Braquinho bonitinho pra ser a chacota da novela e uma enxurrada de piadas preconceituosas que eu quero ver...

    ResponderExcluir
  31. O problema e a verdade é que ela realmente sofre preconceito por ser gorda, e a novela está discriminando e humilhando a personagem por esse fato, se por acaso a virgem fosse a personagem Paloma, iriam fazer filas pra transarem com ela, e no primeiro capítulo da novela ela já teria perdido a virgindade, o que na verdade, a paloma na idade que tem e por ser magra, já nem seria mais virgem no personagem...Mas como se trata de uma gordinha, quer dizer que ninguém quer??? Essa novela é podre, destrói a família, endeusa o Gay, humilha os gordos, põe em dúvidas os resultados de DNA, apoia a bigamia, o triangulo amoroso e ainda ensina a dar o golpe do baú!!!
    ESSA REDE GLOBO É "PODRE"!!!

    ResponderExcluir
  32. Não sei se alguém já disse isso, não li todos os comentários. É completamente ridiculo uma mulher bonita como essa atriz ser discriminada assim na novela. Para mim fica a impressão de que os autores defendem a causa gay, porém não toleram gordos e gordas; uma característica de pessoas muito ligadas à imagem externa, à ditadura do corpo. Ainda vai chegar o momento, no futuro, da ficha cair com relação a esse enorme preconceito que sofrem as pessoas menos "bonitas": Gordos,com traços diferentes, velhos e os que tem alguma deficiencia motora. Mas por enquanto esse assunto não é preocupação no núcleo de novelas, que vive enfatizando a beleza física, desfiles de moda, lojas de roupas e todo tipo de futilidade. Personagens mais densos com profundo charme pelo seu modo de ser eu não vejo quase. Exceto pelo esforço extraordinário dos atores que superam seus personagens.

    ResponderExcluir
  33. preconceito bobo, sem palavras..

    visitem nosso site de festas infantis!
    buffet niterói

    ResponderExcluir
  34. Liberdade de expressão sem atingir o direito de ninguém.
    Vai dizer que a personagem da novela vai piorar ou melhorar a vida das gordinhas? difícil né!!!!
    Se for assim, os divorciados, os desempregados, os torcedores, coisas genérias começarem a protestar algo, ai não se faz mais personagem por sempre vai ter alguém ofendido.
    Um papel de um personal é apenas um papel, por mais que o comportamento do ator ou a circunstancia seja errada, é apenas um papel... Se for para não contrariar ninguém, desliga se tocas as transmissão de TV...
    Ops não dá né!!!!
    Esta infligindo o direitos das pessoas acima do peso? eu estou engordando muito também... 10 Kg por ano nos ultimos 2 anos...

    ResponderExcluir
  35. Hipocrisia é não reconhecer que as gordinhas sofrem mesmo, na vida real... Para cada gordinha feliz e bem resolvida que conheço, posso apontar umas quinze ou vinte infelizes, carentes e solitárias! A sociedade ocidental contemporânea, com sua hipervalorização da aparência, produz esse efeito - não será um autor de novela que mudará isso!!!

    ResponderExcluir