sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Respeitado pesquisador norte-americano defende que a morte não existe



Foto: Ilustrativa













Não são todos os dias que vemos cientistas se lançando a explorar temas mais filosóficos como a existência da alma ou da vida após a morte, por exemplo, muito menos que venham a público defender suas teorias. Contudo, Robert Lanza, um respeitado pesquisador norte-americano, defende que a morte não existe, afirmando que esse evento não passa de uma ilusão criada pelas nossas mentes.
Segundo Lanza, a vida não passa de uma atividade do carbono e uma mistura de moléculas que dura por tempo determinado. O que morre é o nosso corpo que, então, se decompõe sob a terra. Para o cientista — que baseia suas alegações na física quântica e no biocentrismo —, a ideia de “morte” apenas existe porque ela foi sendo passada de geração para geração, ou seja, porque fomos ensinados a acreditar que morremos.
Imagem: Reprodução/Wikipédia
Múltiplos universos
Além disso, a nossa consciência associa a vida com a existência do corpo, e todos sabemos que os corpos morrem. De acordo com Lanza, a morte não deveria ser encarada como algo definitivo, como o fim de tudo, pois, seriam a biologia e a vida as responsáveis por criar a realidade do Universo, e não o contrário.  E mais: o espaço e o tempo não passam de ferramentas criadas pela mente para que a nossa realidade faça sentido.
Sendo assim, uma vez que a ideia de que o espaço e o tempo não existem é aceita, isso significa que nos encontramos em um mundo sem limites espaciais ou lineares. Essa mesma hipótese é defendida pelos físicos teóricos, que acreditam na existência de múltiplos universos nos quais diferentes situações estariam acontecendo simultaneamente.
Portanto, se o transcorrer de nossas vidas — começo, meio e fim — está acontecendo em todos esses universos simultaneamente, então a morte não pode existir. Mas e o corpo, que morre e se decompõe? Essa “mistura de moléculas e atividade do carbono” volta para o Universo, onde passa a existir como parte dele.
Por Maria Luciana Rincon em Mega Curioso, Fontes Daily Mail The Huffington Post Robert Lanza History

50 comentários:

  1. Então se mata logo e para de falar merda... Isso parece astrologia! uahuhahauauha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa resposta.
      primeiro que o cara não compreende a física e tenta se aproveitar de hipóteses não totalmente comprovadas para fundamentar a opinião particular e fantasiosa dele.
      Carbono e decomposição? De onde esse estrume mental tirou a ideia de que a consciência humana é preservada a nível molecular?

      O título desta matéria deveria ser "Ex-Respeitado pesquisador norte-americano"

      Excluir
    2. kkkk Os comentários são sempre os melhores.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. O que é a vida e a morte pra você então? Estrume, não critique quem tenta pelo menos descobrir o fato de estarmos aqui "VIVENDO" se nem você sabe a explicação, o que você acha que vai acontecer quando você morrer? vai pro céu? se é que existe a morte.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. kkkkkkkkkkkkkkkkkk legal essa resposta de Thiago kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Em resposta a Friburguense: então você julga mais fácil acreditar num suposto ser divino que, até onde se foi provado, não passa de invenção para acalentar o ser humano e suas infindáveis dúvidas? Beleza, champs. Então aceite que você vai pro "céu" e peça pra alguém te matar.

      Excluir
    8. Mais uma coisa: procure estudar todos os campos de uma determinada área antes de criticar a opinião de um cientista. Por exemplo: comece estudando Cientologia.

      Excluir
    9. Shawn, primeiramente, tu nunca se quer tentou buscar a Deus, ou se tentou, o diabo mudou sua mente novamente, vc só vai passar a acreditar em Deus, qnd tiver uma experiência com ele, e te digo, para que vc faça isso logo, pois ele está voltando. O humano só vê até onde os olhos chegam, então faça uma experiência com Deus, e muda sua forma de pensar, Einsten.

      Excluir
    10. Vinicius, parafraseando Romário: Você calado é um poeta!
      Você claramente é um deísta e quer que os outros também o sejam! Diabo só existe pra quem crê nele, campeão. É o princípio da dualidade... só existe o diabo (o mau) porquê existe deus (o bom). Quem não acredita num, está pouco se lixando pro outro!

      Primeiro que você não tem motivo nem moral pra xingar ninguém. Segundo que, espera-se no mínimo um debate ou um confronto de ideias pra que alguém considere mudar sua opinião. Se for seguir tua lógica, vou continuar sendo Gokuísta, porquê ele já voltou e salvou o mundo várias vezes...

      Excluir
    11. o corpo humano é friboi! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    12. Sinceramente, acho que nem ele nem nenhum de nós tem como afirmar que nossa consciência vai parar de existir quando morrermos. Alguns filósofos dizem que, do mesmo jeito que ela começou a existir (quando nós nascemos, no caso) ela deixará de existir quando morrermos. Logo, a "vida após a morte" seria que nem a "vida antes de nascer": uma espécie de vazio sem ennhuma característica particular. Não seria um vazio "bom" nem seria um vazio "desesperador", visto que não teríamos consciência para discernir sobre isso. Eu ACREDITO que essa seja a melhor TEORIA, porém é lógico que eu não morri e voltei pra contar como é.

      Excluir
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    14. Friburguense.. vc desrespeita o cara como se tivesse certeza do q estivesse dizendo, msm assim tbm n consegue explicar o por que que não existe ou defender a sua opinião, e acho q pior, q se isso existisse, vc n conseguiria nem explicar o pq que existe.. Faça uma pesquisa melhor e mais aprimorada para que aí eu lhe possa dar ouvidos.

      Excluir
  2. Quer dizer que você vai virar purpurina e vai ficar no espaço flutuando hummm me engana que eu gosto!

    ResponderExcluir
  3. Com ceticismo e racionalidade, digo aos dois aí... provem o contrario dele. É tão fácil criticar quem se movimenta para fazer alguma coisa, o difícil você se movimentar para fazer pesquisa, fazer alguma coisa, quebrar paradigmas, ir além dos contos que ouve-se do nascimento até a morte (o que incomoda e muito, os que não tem base para contestar).

    Não li no texto nada relacionado à consciência preservada a nível molecular, interpretei apenas que a consciência associa a vida à durabilidade do corpo humano, uma coisa é diferente da outra. É uma questão de leitura, tenta de novo...

    P.s: Não estou defendendo nem o pesquisador, nem sua pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema de algumas pessoas, não tendem a ter suas próprias conclusões, não usam o cérebro a não ser para crer no que dizem, pobres ingênuos, acreditar no que diz esse texto é o mesmo que acreditar em Deus, porém esse homem FEZ ALGO para chegar a tal resultado, e não apenas leu a biblia e obteu fé. Afinal, em minha opinião, jamais descobriram o por que estamos aqui e para onde vamos. Em nada acredito a não ser na realidade, apenas.
      Ah e concordo plenamente com vc

      Excluir
    2. Meu caro, achei a pesquisa interessante, porém não passa de uma história fundamentada em algo que ainda não foi provado (Existência de multi universos). O cientista tem o mérito por pesquisar algo tão polêmico e obter conclusões aceitáveis e não impossíveis. Não me pronuncio com relação ao tema religioso e as desavenças causadas por esses debates, posso não concordar, porém respeito todos os tipos de argumentos.

      Excluir
  4. esses americanos se acham d+. suas sabdorias são loucuras .

    ResponderExcluir
  5. Cara, vai estudar cientista. Ta parecendo religiosos.. Estes falam até em "Morte da alma" !!! Quem estudou sabe que o grande ALAN KARDEC, já destrinchou tudo isso no século XIX ainda. Cara!! O mestre Kardec falou de universo paralelo, da inexistência da morte, da burrice que é a religião, e até da possibilidade de o bater de asas de uma borboleta, por reação em cadeia, destruir o universo, isoo só não acontece pela onipresenca divina, que por tabela esvazia a semântica da palavra religião. TOMA CIENTISTA BURRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Martelo, Kardec fez tudo isso. Mas na época dele não havia, nem ciência, nem instrumentos para fazer a comprovação científica da coisa toda. Kardec se baseou em fatos religiosos e científicos, de fato, esse cara se baseou apenas na ciência.

      Excluir
  6. Parabenizo pela curiosidade, mas creio que é só um cientista querendo vencer até a morte!! Nós não nos contentamos com a vida aqui... Queremos mais, mais e mais!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mestre" Kardec... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

      Excluir
  8. Ciência é feita de fatos que podem ser experimentados e comprovados ... Isso ai não passa de suposição ou mera opinião particular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatos, cara a ciência só se baseira em teorias, e todas por serem teorias não são reais ou verdadeiras, apenas supostas e tem muita gente que acredita no que qualquer pessoa diz se disserem que o universo foi criado por uma explosão do nada e criou tudo ai as pessoas acreditam, e se fala em ser divino não acreditam, enfim, é bom você começar a rever o que os outros dizem para você acreditar e ou afimar que aquilo é o verdadeiro e real.

      Excluir
  9. kkkkk ai ai, entao gente dps q voocs morrem, voocs vão pum lugar chamado prisão espiritual, mas na vdd não é uma prisão e sim um lugar onde voces serao ensinados a respeito de Jesus Cristo e sua verdadeira Igreja restaurada em 1830... em cumprimento da profecia do fim do livro de malaquias q dizia que " o coração dos filhos se voltarao aos pais e o coraçao dos pais aos filhos". E Elias ja cumpriu essa profecia e agr são feitas as ordenanças de salvação ( com autorizaçao dos familiares) àquelas pessoas q morreram sem conhecer a verdadeira Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias.
    Sei q Deus nos apresentou um Plano de Felicidade> onde ganharíamos um corpo mortal e viriamos a esta vida terrena para sermos provados em todas as coisas(dores, sofrimentos, afliçoes, alegrias, conquistas, e tentaçoes), para sermos felizes e virtuosos, nos tornar mais semelhantes a Cristo.
    Após a morte do ultimo apostolo na epoca de Jesus Cristo, o sacerdocio foi retirado da Terra(por nao ter sido passado a mais ninguem) e esse periodo se chamou a Grande Apostasia. Deus, ao fazer os preparativos para restaurar Sua Igreja, preparou um Livro desde 600a.C. pois sabia q haveriam contendas entre o povo nos dias de hoje, Entao Ele fez com que Leí, um profeta de Jerusalém, partisse para o deserto com sua familia rumo à Terra Prometida. Essa Terra Prometida era as Américas ! o Senhor preparou: um caminho para que Suas ordens sejam cumprida, fazendo assim com que Néfi, filho de Leí, conseguisse pegar as placas de Latão q estavam com Labão( um rei vingativo), entao Leí leu sua genealogia e viu q era descendente de José do Egito.. o Senhor preparou uma bussola( A Liahona) q funcionava de acordo com a fé deles.
    ao chegarem nas Americas os irmaos de Néfi: Lamã e Lemuel, se revoltaram contra eles e nao acreditavam nas palavras de Leí e Néfi.. Ai eles se separaram e foram divididos entre Nefitas e Lamanitas.
    Jesus Cristo após ressuscitar apareceu aos nefitas nas Americas, mostrou suas cicatrizes e abençoou as criançinhas. Foi maravilhosoo lol
    em 421 d.C. foi feito o ultimo registro nesse Livro. Morôni, filho de Mórmon, era o ultimo nefita vivo depois de uma carnificina feita pelos Lamanitas, e ele os enterrou num Monte chamado Monte Cumora, e o Senhor, atraves do proprio anjo Moroni, revelou a localizaçao desse livro q havia sido feito em Placas de Ouro, para Joseph Smith.
    o Livro é conhecido como " o Livro de Mórmon"
    Sei q essas coisas realmente aconteceram e q Deus ama a cada um de nós e espera ansiosamente q voltemos a sua presença dignos e puros.
    Sou grato por esse Evangelho, sei q Jesus Cristo vive e que é o cabeça dessa Igreja, sei que Deus ainda faz milagres entre os filhos dos homens e responde às nossas oraçoes, sei que temos todos os meios para voltarmos dignos à presença do Pai Celestial, sei q a Biblia e o Livro de Mormón testificam de Jesus Cristo, deixo esse testemunho, em nome de Jesus Cristo, Amém.

    Para saber mais sobre o Plano de Felicidade acesse http://mormon.org/por/plano-de-felicidade
    http://www.lds.org/liahona/2012/10/one-key-to-a-happy-family?lang=por

    Para obter um exemplar gratis do Livro de Mormon acesse http://mormon.org/por/livro-de-mormon-gratis

    Para receber uma visita dos missionários e obter respostas ou duvidas sobre os mormons (Essas reuniões são muito casuais. Não será pedido que você compre algo ou faça uma doação, elas são apenas para saber mais sobre Jesus Cristo e a Igreja que significam tanto para nós) acesse http://mormon.org/por/missionarios

    grato, Douglas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro de mórmon é como se fosse o Dragon Ball GT da Bíblia.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse artigo responde muito bem a esse assunto

      http://www.averdadepresente.blog.br/

      Excluir
  11. esse artigo responde muito bem a essa questão

    http://www.averdadepresente.blog.br/

    ResponderExcluir
  12. Cara quando eu fumo um baseado o que mais me vem na mente são essas duvidas que nunca tem fim, e o legal disso é que eu raciocinio melhor com o fumo, porém não chego a lugar algum, mas ja criei muitas hipóteses e passo a acredita no que eu mesmo crio em minha mente, e fazem sentido se a pessoa tiver cabeça pra entender. Dificilmente comento com pessoas por que ja começam a me chamar de louco, uma simples coisa que digo é que "há um porque de estarmos aqui".
    engraçado porém real, auhsuahsa eu me auto torturo com pensamentos que nunca serão concluidos. Penso até em escrever um livro.


    socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei mano eu te entendo muito bem, cada um tem sua opinião, a sociedade ta acustumada em acredita no que os outros dizem eles não procuram se informa tira suas próprias conclusões, né querendo desrespeita religião nenhuma não, mais tem muitos religiosos que se sentem superiores aos outros só porque seguem uma religião e não respeita opinião nenhuma te até ameaça falando que deus vai te dar uma doença porque você não acredita na biblia

      Excluir
    2. Isso mesmo cara, e também penso assim, se Deus ou seja la o que for, me deu o "dom" de raciocinar, é porque EU devo saber em que devo ACREDITA. Então se posso pensar no que raciocinar, não é obrigação minha acreditar em Deus ou em outra coisa, e sim acreditar no que eu mesmo tiro a conclusão, e se ele existe não tenho culpa se não acredito nele, pois posso acreditar no que quiser não é? talvez um animal saiba o porque está vivo e segue sua vida normalmente, mas vai saber o que ele pensa né.

      A vida, a realidade, é uma coisa muito complexa para se debater, por que uma explosão traria vida? e para qual finalidade um Deus criaria a vida? ou ao menos quem criou Deus? então por algum motivo estamos aqui, só não sei pra que nem porque, coisa que mais desejo descobrir em minha vida, é qual é a realmente verdade? o que acaba me torturando.
      Tenho muito medo do que pode acontecer depois da morte.

      Ahhh e também antes do surgimento de JESUS, que trouxe a noticia que existe tal deus, as pessoas nem sabiam que ele existia, eram pecadores? E pessoas que creem em outros deuses? Vai entender né, religião é uma parada muito tensa, porém, se agem de forma não violenta e de boa intenção, respeito, agora outras.... é pacabar mesmo.

      Excluir
  13. PARA ALGUM LUGAR A GENTE VAI....IMAGINE....
    PRO CEU OU PRO INFERNO..
    ACREDITO NA CIENCIA QUANTICA E QUE SOMOS PARTE DE TODO UM UNIVERSO E QUE O UNIVERSO MOVE TUDO ATRAVÉS DA FORÇA MAIOR QUE É O SER HUMANO E ENTÃO TEMOS UM TEMPO E DEPOIS IREMOS PARA UMA CONDIÇÃO DE VIDA MAIS EVOLUIDA

    ResponderExcluir
  14. Se nós já sabemos que tudo é feito de átomos, então a alma (ou aquilo que imaginamos ser) também é feita de átomos! A morte então é apenas o desarranjo deles.
    Cuidado, ignorantes de plantão, a matéria e principalmente a imagem não está lá totalmente fidedigna as novas pesquisas cientificas, mas isso não é astrologia, é física quântica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequena correção Carlos.
      De que são feitos os átomos? Energia certo?
      Então, depois da "desintegração da matéria" (ela não se desintegra, apenas se transforma em outra matéria), o que sobra é apenas a energia, e é essa energia que sobra, no caso do ser humano, que chamamos de consciência, mente, espírito e etc.

      Excluir
  15. Dificilmente um cientista aceita o ponto de vista religioso, todos temos uma alma e sim existe a morte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cientistas se baseiam naquilo que podem provar matematicamente, ou defender a tese tentando comprovar matematicamente a teoria. Tenho a minha religião, mas acredito que todos estamos errados em relação ao universo, material e energético.

      Excluir
  16. O físico brasileiro Laércio B. Fonseca (ser brasileiro não ajuda mito na divulgação do seu trabalho...) já provou que 'A conciência independe da matéria', logo, o corpo morre a consciência segue...

    http://www.youtube.com/watch?v=Z7fzLxsvc2A

    ResponderExcluir
  17. q cara burro, ou o texto, afinal o cara só falou o obvio, que a morte é só uma coisa ai, tipo o corpo morre se decompõe e "volta pro universo" do qual na vdd nunca saiu, logo o corpo não morre quando para de viver, mas morre lentamente com o tempo, só q o sentido de morte é relacionado a consciência, e nao necessariamente ao corpo, tipo uma pessoa em estado vegetativo esta viva ou morta? e uma pessoa cujo corpo ja entrou em um estado meio q de decomposição (por conta de alguma doença pesada) mas sua mente ainda esta ativa? essa pessoa ainda esta viva mesmo q seu corpo nao esteja.?!
    zumbis estão vivos ou mortos?

    oras, dizer q morte não existe pq obviamente continuamos a fazer parte do universo depois dela é dizer oq todo mundo diz, tipo toda religião em geral basicamente diz q a vida continua depois da morte, logo ele chegou a conclusão q todas elas chegam, q a morte é só uma coisa ai, que acontece com os nossos corpos e q culturalmente nós damos um sentido maior
    ¬¬

    Não entendi o pq da discussão nos comentários, já q o que ele falou tem tudo a ver com religião, só q através de uma visão mais cientifica e menos de fé, ate pq ciência e religião não são coisas excludentes.

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, me deu uma crise de riso, quanta asneira juntoooooo ><'', se fosse um pobre falando ou outra pessoa qualquer iam dizer que é louco, mas como é um cientista famoso, tem uns besta que vai ate concordar, agora a palavra de DEUS que existe a muitooo tempo, nem fazem questão de ouvir ou acreditar, como são as coisas né, quando morrerem veremos quem ta certo ;)

    ResponderExcluir
  19. Quem sabe quem está certo ou errado?? A ciência anda lado a lado da religião teorias fatos cada um acredita no que quiser.

    ResponderExcluir
  20. Caraiiiii, impressionante como tem gente que escreve textos aqui.....kkkkkkkk' o ser humano é uma das poucas coisas que é fascinante e escroto ao mesmo tempo..

    ResponderExcluir