quinta-feira, 5 de setembro de 2013

VOCÊ CONHECE ALGUÉM COM SÍNDROME DE PICA???




“Síndrome de Pica” é uma condição bastante rara entre os seres humanos, na qual o indivíduo tem um apetite descontrolado por coisas ou substâncias não comestíveis, como tecidos, sabão, moedas, carvão, pedra e tudo mais.

O nome “pica” vem latim e significa “pega”, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase de tudo que encontrar por sua frente. Esta síndrome pode ser vista em todas as idades, mas especialmente em mulheres grávidas e crianças, principalmente aquelas que possuem desnutrição ou dificuldades no desenvolvimento. Mas atenção às mamães: se uma criança é vista comendo terra, tentando engolir brinquedos, pedrinhas, botão de roupas e até cocô não significa que ela tenha pica, pois sabemos que no desenvolvimento normal da criança existe a fase em que tudo é “experimentável“. Para que tais hábitos sejam considerados pica isso precisa persistir pelo menos por um mês durante um período de vida quando não se considera normal, dentro do quadro de desenvolvimento humano. Ou seja, se uma pessoa não pode ver um pedaço de carvão, ou fica tentando comer a própria roupa… É um caso para se observar!

Este transtorno pode ser revertido com o uso de alguns medicamentos e ingestão de vitaminas, mas na maioria dos casos o tratamento exige considerações psicológicas e ambientais. Em alguns casos uma leve terapia tem sido eficaz para modificar o quadro de pacientes sofrendo com essa condição.


Via Diário de Biologia

38 comentários:

  1. Eu possuo esta síndrome e começou quando eu era pequeno, já comi lapis, borracha, grafite, giz de cera, madeira, pano, plástico, papel, ferro de solda e alguns outros itens não comestíveis, agora que tenho mais idade a síndrome está desaparecendo mas ainda persiste com alguns materiais não comestíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

      Excluir
    2. Tive também ... comia papel, fios, grafite, plástico, dentre outras coisas. Mas quando cresci passou

      Excluir
    3. huuummmm kkkkkkkkkkkkkkkkk ri de mais agora.
      Eu tb vi graça.

      Excluir
    4. ferro de solda n,, é eletrodo ,,,kk

      Excluir
    5. Acho que vc quis dizer ESTANHO de solda. Aquele "arame" molinho que é derretido pelo FERRO DE SOLDA para soldar componentes eletrônicos. Na vdd eu ja mastiguei muito esses estanho rsss

      Excluir
  2. Pelo nome da matéria e na foto em q, aparentemente, uma garota lava a boca e pretende comer sabonete, imaginei o pior kkkkkk Mas o assunto é interessante, nunca havia ouvido de tal coisa. Além disso, traz o conhecimento de q o nome 'pica' n está totalmente relacionado ao órgão sexual masculino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que está, rapaz. Qnd o cara ta necessitado, a pica come qualquer coisa

      Excluir
    2. É porque a síndrome chama-se PICAMALÁCIA e não "pica", fizeram isso para chamar a atenção apenas... é o comum a síndrome ocorrer no período de gestação, os famosos desejos (tijolo, cabelo, etc).

      Excluir
    3. Eu tive desejos estranhos nas minhas duas gravides, uma eu comia tijolo, a outra pedra pomes, comprava várias....

      Excluir
  3. eu desenvolvi esta síndrome quando eu era pequena, depois de esperimentar tudo só ficou o facinio de comer sabão, sabonete o revestimento de borracha de fiu de luz, papel, mas hoje já tenho controle pra não faser isso na frente de outras pessoas pq sofri muito com o chingos e apelidos de relachada, mas não era pq eu queria comer simplesmente comia, eu não sabia o nome desta cindrome, mas fico feliz em saber que não sou a unica afinal já não sou mais criança...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo visto tu comeu os livros de portugues tmb

      Excluir
    2. hahahahahahahaha... comeu a cartilha e o dicionário...

      Excluir
    3. A sorti de voceis ai é que ela é mulier pq se não eu iria diser ou digetar que (ele) comeu as mães de vcs. kkkkkk... Virem professores de português para corrigir os erros de gramática dos outros. Apesar que boa parte dos sites já corrigem erros de palavras, só ainda não corrigem as concordâncias.

      Excluir
  4. Incrível, mulheres grávidas de crianças!!! EU jurava que mulheres grávidas carregavam cães em seus ventres. o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MULHERES GRÁVIDAS "E" CRIANÇAS SEU LAMBEDOR DE SABÃO!

      Excluir
    2. MULHERES GRÁVIDAS "E" CRIANÇAS SEU LAMBEDOR DE SABÃO! (2)

      Excluir
    3. MULHERES GRÁVIDAS "E" CRIANÇAS SEU LAMBEDOR DE SABÃO! (2)

      Excluir
    4. Tem que ser muito troxa né! kkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. MULHERES GRÁVIDAS "E" CRIANÇAS SEU LAMBEDOR DE SABÃO! (3)
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. MULHERES GRÁVIDAS "E" CRIANÇAS SEU LAMBEDOR DE SABÃO! (4) KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  5. conheço essa sídrome em varias pessoas, só não sabia que tinha um nome tão original,isso acontece geralmente em mulheres gravidas e crianças.Já pensou se as gravidas cismam de comer o que as fizeram ficar assim?coitado dos homens.

    ResponderExcluir
  6. EU INFELIZMENTE POSSUA ESSA SÍNDROME, TENTO ME CONTROLAR MAIS AS VEZES A VONTADE É MAIOR QUE O PRÓPRIO PERIGO A QUE ME EXPONHO, COSTUMO DESDE PEQUENA A COMER SABONETE. E O ENGRAÇADO É QUE TEM QUE SER UM DE MARCA E FRAGANCIA ESPECÍFICO TIPO LUX ROSA.

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe, quando grávida de mim, tinha um desejo enorme de comer sabonete. Um dia, sozinha em casa, ela abriu um sabonete Phebo - Odor de Rosas e o comeu inteiro! Lógico que não comentou com ninguém o que havia feito. Estranho mesmo, é que quando EU era pequena, muito pequena (assim que comecei a andar) eu vivia comendo sabonetes!!! E só então minha mãe contou para todos o que havia feito... Penso que a vontade que minha mãe sentia era tão grande, que nasci com essa estranha síndrome! E até hoje, às vezes eu tenho essas vontades de comer coisas estranhas (papel, lápis, borrachas, aquela tampinha branca que "lacra" algumas latas de conserva, o plástico que vem dentro da tampinha de refrigerante, palito de fósforo ou de dente....)

    ResponderExcluir
  8. Eu possuo desde os 14 anos a sindrome de PICA, não posso ver uma em pé que já quero levar a boca ou sentar em cima....

    ResponderExcluir
  9. Sabão e esponja com espuma de sabonete *-*

    ResponderExcluir