segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Veja o documento que comprova o roubo da Globo no criança esperança


Um suposto documento publicado pelo site WikiLeaks, famoso por divulgar materiais e informações confidenciais de governos e empresas, registra uma investigação sobre o recebimento de verbas da campanha Criança Esperança da Rede Globo pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O documento, de 15 de setembro de 2006, revela um telegrama que teria sido enviado do escritório da Unesco em Paris, na França, para Washington, capital dos EUA. O material relata uma solicitação de reunião do então embaixador brasileiro na capital francesa, Luiz Filipe de Macedo Soares, com lideranças da entidade da ONU para discutir irregularidades ocorridas no escritório da Unesco em Brasília.
Um dos problemas a serem discutidos, mencionados no documento, seria a manipulação do dinheiro movimentado pela campanha Criança Esperança, que já teria levantado US$ 40 milhões (cerca de R$ 94,8 milhões) desde 1986. Segundo o texto, teriam sido repassados à Unesco 10% desse total, por conta de uma “taxa de serviço”. O documento não faz referência sobre o destino dos 90% do montante arrecadado, mas informa que um terço do orçamento dos fundos extraorçamentais da Unesco (cerca de US$ 124 milhões, ou R$ 291,4 milhões) tem origem do escritório de campo do Brasil . No site oficial da campanha, a Rede Globo informa que “todo o dinheiro arrecadado pela campanha é depositado diretamente na conta da Unesco”.
Em uma nota divulgada no dia 8 de junho de 2011 para esclarecer rumores sobre possíveis benefícios fiscais que a emissora teria com a campanha, a Rede Globo informou que nenhuma doação do Criança Esperança passa pela emissora. De acordo com dados da própria emissora, já foram arrecadados mais de R$ 270 milhões até a última campanha.
Procurada pelo R7, a emissora carioca respondeu, em nota, que “desconhece os documentos citados [do WikiLeaks]”, e informa que a parceria com a Unesco, que não traz nenhuma cláusula referente a pagamento de “taxa de serviço”, teve início apenas em 2004.
Leia a nota da Rede Globo na íntegra:
“A Globo desconhece os documentos citados. Mas esclarece que não mantém parceria com a Unesco desde 1986, ano do lançamento do projeto Criança Esperança. A parceira com a Unesco começou apenas em 2004. Neste acordo, não existe qualquer cláusula prevendo pagamento de taxa de administração. Todos os custos referentes à gestão e administração do fundo Criança Esperança, a cargo da Unesco, são integralmente pagos pela TV Globo com recursos próprios. Há 28 anos o Criança Esperança contribui para a mobilização da sociedade brasileira para a garantia dos direitos de crianças e jovens e já beneficiou mais de 4 milhões de brasileiros.”


16 comentários:

  1. Bem, juntando os pauzinhos, Unesco e Unicef são oriundas do mesmo saco (ONU), e a Unesco está em atividade no Brasil desde 1964 o que pode levantar dúvidas a respeito disso, mas o documento deixa muitas "pontas soltas" nessa história, se a globo deposita diretamente para a unesco, antes de 2004 ela depositava aonde este dinheiro ? na conta da Unicef ?, entre outras tantas perguntas, o wikileaks deveria liberar mais informações se tiverem.

    ResponderExcluir
  2. Cadê a tradução deste documento, que até agora eu não vi e não entendi buiufas de nada, tá tudo em inglês... Falam, falam e a tradução mesmo ninguém publica!!

    ResponderExcluir
  3. O título diz "comprova", mas a matéria já começa com "suposto". Estou LONGE de ser um defensor da Globo, mas isso só tira a credibilidade de quem luta contra à emissora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito nessas ajudas, até porque as creches continuam necessitadas. Sempre se encontra notícias de que existem muitos beneficiários se escorando nelas. E não acredito na bondade da Globo, muito menos na lisura das campanhas. Mas essa informação precisa de sustentação. Não ha embasamento sustentável.
      Concordo plenamente com a opinião de João.

      Excluir
    2. Complementando: o texto deste post está ERRADO.
      Há questionamentoa respeito dos 10% que estariam ficando retidos no escritorio da Unicef Brasil.
      Ninguém questiona o repasse da Globo.
      E os U$40Mi representam 1/3 da verba alocada, para ações "complementares" da Uncief para aregião, ou seja, a campanha coloca 1/3 do dinheiro disponível para a Unicef no Brasil!
      É só isso o que consta no Wikileaks.
      Critica a regional Brasil e não a Globo, mas algum analfabeto funcional faz um post alarmista e falso!

      Excluir
  4. Que temos uma certa implicância com a Globo tudo bem, mas, francamente, esses documentos digitalizados que vcs juntaram não dá nem pra ler, estão totalmente ilegíveis. Aí não haverá credibilidade, dêem uma olhada aí e mudem.

    ResponderExcluir
  5. Grande bobagem. Quem cria uma mentira dessas presta um grande desserviço as pessoas que precisam e utilizam das verbas do criança esperança. Absurdo e lamentável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais lamentável que isso só a rede globo, que da 6 milhões para o Ronaldo "fenômeno" e pede dinheiro para dar a quem precisa ^^

      Excluir
  6. o mais engraçado é que o site do R7 que deu a noticia,deixa alguém resolver investigar sobre uso de dizimo pra enriquecimento proprio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso que tira o crédito da "reportagem" para mim: é o sujo falando do mal-lavado.

      Excluir
  7. O documento não diz que a Globo fica com o dinheiro. Quem supostamente traduziu, traduziu muito mal!!! Longe de defender a Globo mas o documento diz que está sob investigação o gabinete da Unesco no Brasil. E existem várias denúncias sobre sonegações nas doações à UNICEF BRASIL. Não é só o dinheiro do Criança Esperança!

    ResponderExcluir
  8. http://wikileaks.org/cable/2006/09/06PARIS6225.html

    ResponderExcluir
  9. "Quero é que o mar pegue fogo pra eu comer peixe frito"....O mundo vai entrar no caos absoluto devido a fatos como esse!!!...O pior é que isso não representa nem a ponta do "iceberg", bem pior é a nossa realidade politica , será que é necessário investigação para comprovar que somos roubados todos os dias??!!!...Creio que não, vivemos a merce de políticos vagabundos e desumanos e ainda por cima, somos obrigados a votar!!1...Acredito que determinados sites, blogs inclusive a mídia independente, deveriam focar todos os dias incessantemente, sobre como somos roubados por essa laia de corruptos e qual seria o verdadeiro padrão de vida que os Brasileiros merecem ter!!!!

    ResponderExcluir
  10. a rede globo sempre foi e sera,uma grande farça.
    as crianças continua sempre na pior,falar que a rede globo ajuda as crianças isso é tudo mentira,para aonde vai essa arrecadaçâo,de milhões de reais.

    explica para os brasileiros,rede globo
    para onde vai tanto dinheiro,se as crianças passa tantas nescessidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIZEM QUE TODO DINHEIRO DOADO PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA É PRA O REALET SHOW BBB, MAS TANTO DINHEIRO PARA UM REALITE SHOW. EU NÃO POSSO PROVAR, MAS ATE TODA VERDADE SER DESVENDADA VAI SER TARDE DEMAIS.
      EU NÃO CONFIO NA GLOBO, ELES SÓ SE METE EM ACUSAÇÕES, PROSSSEÇOS E MENTIRA.

      Excluir