terça-feira, 7 de maio de 2013

Menino de 12 anos cria aplicativo de educação e vira sucesso na internet


Quem nunca passou pela aflição na escola de calcular as notas no final do ano e ver de quanto precisava para ser aprovado? Se a tarefa já é tortuosa para uma determinada disciplina, imagine agora ter que fazer o mesmo processo com 10 ou 12 matérias.


Natan Gorin, de apenas 12 anos, autor do aplicativo que chegou figurar na lista da Apple Store BR como o mais vendido Foto: Divulgação

Foi pensando nisso que o estudante Natan Gorin, de apenas 12 anos, resolveu criar um aplicativo de celular que calculasse todos os pontos necessários para atingir a média mínima de aprovação. Batizado de iBoletim, o programa trabalha com sistemas de nota que vão de sistema de notas que vão de zero à dez ou de zero à cem. Além disso, é possível escolher os períodos de avaliação em bimestres, trimestres ou semestres.
Por enquanto, o aplicativo não faz cálculos mais complexos de médias ponderadas com pesos, nem é adaptável a outros sistemas de avaliação como os usados no Sisu. No entanto, Natan admite que quer aperfeiçoar o iBoletim no futuro.
— Eu quis fazer um programa simples para que as pessoas soubessem mexer sem dificuldades. Se eu ficasse enchendo o aplicativo de funções, as pessoas não iriam entender direito o programa e não usariam — explicou o menino.
A ideia do aplicativo surgiu quando muitos colegas de Natan o procuraram no final do ano passado pedindo que ele calculasse as notas. Na época, o menino, conhecido por ser bom em Matemática, pesquisou em sites da Apple e no Google para saber como se fazia um aplicativo que resolvesse o problema.
Mesmo sem ter estudado programação, o menino conseguiu criar um protótipo, aperfeiçoado durante as férias escolares de verão. O resultado da empreitada foi o iBoletim, que chegou a figurar na lista da Apple Store BR como o mais vendido no dia 13 de abril e já soma 24.501 downloads.
O mundo de oportunidades dos aplicativos
Como publicado em matéria recente da revista "Formou!”, do GLOBO, jovens de todo o mundo encontraram um ambiente fértil e rentável no desenvolvimento de aplicativos. Para quem se mira essa área como profissão, o salário inicial pode chegar a R$ 4 mil. Quem tem um pouco mais tempo de carreira chega a ganhar até R$ 10 mil por mês.
A boa notícia é que, para quem deseja aprender um pouco mais sobre o assunto, a própria internet está cheia de materiais, como tutoriais. No site Universo.mobi, é possível criar aplicativos gratuitamente. Estudar a documentação das principais plataformas de aplicativos também é fundamental. Isso pode ser encontrado nos sites developer.apple.com/devcenter/ios (iOS) e developer.android.com (Android).

http://www.dihitt.com.br/n/tecnologia-ciencia/

18 comentários:

  1. Agora ... me pergunto : Pra que eu tenho que ver essas bostas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra vc ver que um mlk de 12 anos é mais foda que vc

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Nick, poderia dormir sem essa.

      Excluir
    4. Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
    5. cospe no chão e sai nadando kkkkkkkk

      Excluir
  2. e http://developer.windowsphone.com/

    ResponderExcluir
  3. pra isso que existe tutoriais, e qlqr pessoa tendo interesse em aprender , consegue!!

    ResponderExcluir
  4. faço isso em java em 15 min e o guri ai é gênio ? -_-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq não pensou no mesmo antes e lançou na net como ele fez?

      Excluir
    2. eu fiz, vários amigos meus tem o app que eu fiz pra android
      só não lancei porque era tão obvio que eu jamais pude imaginar que isso venderia, qualquer um consegue fazer isso cara...

      Excluir
    3. Concordo! Muitos acham que linguagem JAVA é necessário mil e um anos pra ficar "craque". Sim demora um pouquinho, porém, quando se pega o jeito você pode fazer apps que rende milhões pela internet e muitas das vezes, o seu fica até melhor. Por exemplo, antes do Angry Birds eu criei um mini-game igual, mas não publiquei por que achei que seria besta e ninguém ia gosta e iria fazer sucesso, depois de alguns anos a desenvolvedora do AB lança o jogo e fica rica.

      Excluir
    4. Beleza! Vou tirar um pouco do meu tempo, saber mexer e depois criar vários apps, lançar e me tornar famoso e rico! Simples, não?

      Excluir
  5. Poxa o garoto mandou bem d+. Não acho que precise de um app só para calcular média. No entanto a idéia é simples e funcional e pelo visto o povo está gostando.

    O garoto teve um ideia empreendedora e está colhendo os frutos.

    Às vezes pensamos que um app para impactar tem que ser muito elaborado. Mas essa matéria prova o contrário.

    flw

    ResponderExcluir
  6. não é o caso de ser genio por saber fazer, o caso foi a visao de fazer algo que nao tinha ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade anderson. Isto ja tem sim. Ele não foi o "criador"... Na realidade não sei se há para o sistema android.. apenas uma busca rapida ja encontra. na realidade não sei porque ele esta ganhando tanta fama com isso. ja vi coisas muito mais elaboradas que não deram em nada. Fazer oque né.. logo os 5 minutos de fama acabam.. ^^ Mas boa sorte ao garoto!

      Excluir
  7. Detalhe, ele queria saber calcular a média minima para fechar as notas. olha a preocupação do cara !!!

    ResponderExcluir