quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Band é condenada por relacionar ateus a crimes bárbaros



José Luiz Datena relacionou em seu programa crimes hediondos com ateísmo. Foto: Reprodução
José Luiz Datena relacionou em seu programa crimes hediondos com ateísmo
A TV Bandeirantes foi condenada pela Justiça Federal de São Paulo por desrespeito à liberdade de crenças no Brasil. A decisão é do juiz Paulo Cezar Neves Junior.
Em julho de 2010, a rede exibiu comentários no programa Brasil Urgente nos quais o apresentador José Luiz Datena relaciona um crime bárbaro à “ausência de Deus”. “Um sujeito que é ateu não tem limites. É por isso que a gente vê esses crimes aí”, afirmou.
Segundo a decisão, a Band terá que exibir em rede nacional, no Brasil Urgente, quadros com esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no País.
A duração deve ser a mesma utilizada para “a exibição das informações equivocadas” sobre o ateísmo.
Em caso de descumprimento da decisão, a emissora terá que pagar multa diária de 10 mil reais. A Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações também foi condenada a fiscalizar adequadamente o programa de Datena e a exibição dos esclarecimentos.
Os comentários se referiam a uma reportagem que relatava o fuzilamento de um garoto. Foi quando Datena e o repórter Márcio Campos relacionaram por 50 minutos crimes hediondos a pessoas que “não acreditavam em Deus”. “Esse é o garoto que foi fuzilado. Então, Márcio Campos, é inadmissível; você também que é muito católico, não é possível, isso é ausência de Deus, porque nada justifica um crime como esse, não Márcio?”, disse Datena.
O Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação civil pública contra a emissora. Segundo o órgão, a Band “ignorou a função social do serviço público de telecomunicações, bem como sua finalidade educativa” ao exibir as falas do apresentador, que também atribuía os males do mundo aos descrentes. “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mau. O sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque, não sei, não respeita limite nenhum.”
Para o MPF, a emissora “se portou de forma a encorajar a atuação de grupos radicais de perseguição a minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus.”
A Justiça Federal destacou que, apesar de a Constituição garantir a liberdade de expressão a Datena, ela não pode se sobrepor a direitos fundamentais como a liberdade de crença e de convicção.
Fonte: Carta Capital

23 comentários:

  1. Vergonha, como se deus pudesse impedir tantas maldades, se ele fosse um ser da magnitude que falam, ninguem morreria torturado, estuprado e tals, os piores são os proprios religiosos, que matam e depois vão pedir perdão pro seu deus, como se fosse mudar algo, sociedade ignorante.

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi um trombadinha ateu. Nao sei ai, mas na minha cidade os marginais andam com terço no pescoço, e mil tatuagens de jesus cristo e maria, quando vão presos dizem que eh pra Deus proteger eles dos inimigos e na hora das "paradas". vida loka!!1

    ResponderExcluir
  3. VERGONHOSO FOI ELE COMENTAR NA SEGUNDA-FEIRA DEPOIS DA TRAGÉDIA EM SANTA MARIA QUE ELE FICOU NA FRENTE NO IBOPE. ELE É RIDÍCULO

    ResponderExcluir
  4. Tem crente pra caralho que se esconde atrás da fé pra fazer merda.

    ResponderExcluir
  5. Então tem que multar 10x mais a Rede Record! Afinal pra eles, quem não é evangélico (mais especificamente da IURD) vai pro inferno!

    ResponderExcluir
  6. a merda do mundo não é a falta de religião, é a INTOLERÂNCIA dos imbecis!!!

    ResponderExcluir
  7. Comentário do Datena é pertinente sim, as coisas que acontece nesse caso é realmente algo que Deus abomina e repudia. Quem comete esse crime está muito longe de Deus. A bíblia informa que o Diabo veio matar, roubar, destruir. Com certeza pessoas que comete esses crime serão endemoniado.
    Admiro Datena, pois é o único que expõe sua imagem e fala a verdade em um Brasil cheio de corrupção.
    Datena Deus é contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. SEM LEVAR PARA O LADO RELIGIOSO, CONCORDO QUE Quem comete crime está muito longe de Deus.

      Excluir
    3. entao os pastores que roubam os dinheiros dos fieis, tbm estão longe de deus??, pq roubar tbm e crime, tem muita gente q tira o dinheiro de suas necessidades para dar pra esses porcos imundos !

      Excluir
    4. Datena é verdadeiro? E em que fundamento científico você se baseou para dizer que deuses existem? Tsc tsc

      Excluir
    5. Tem razão Jeferson, é de pessoas com pensamentos iguais ao seu que o mundo precisa... pra voltar a pré-historia. Como ja dizia o velho ditado: "a ignorância de não é ausência de conhecimentos, mas o fato de recusar-se a adquiri-los".

      Excluir
    6. Bom...ele nem chegou perto de dizer o mesmo que você, e outra, caça as bruxas, inquisição, e as cruzadas foram feitas por pessoas que tinham deus no coração '-'

      Excluir
  8. Amor cristão se resume em fazer o bem pra não ir pro inferno e/ou ganhar alguma recompensa divina.
    Ja o amor ateu eh puro, sem esperar nada em troca nem muito menos por temer um ''juizo final''

    Cristão HITLER manda abraços.
    ATEU Bill Gates manda um mais forte ainda após ter doado ja mais de 40 BILHÕES de dólares à caridades.

    ResponderExcluir
  9. olha conheço muitos bandidos que fazem crimes em nome de deus
    usam deus como um escudo de seus crimes
    e vemos isso todo dia na tv!

    ResponderExcluir
  10. Tem que respeitar a liberdade religiosa sim!!!
    E outra, o Talibam , a Igreja católica, a IURD, e tantas outras disseminam odio a quem não aceita o que eles querem, ta na hora dos brasileiros amadurecerem, respeitarem o direito a liberdade religiosa de cada um

    ResponderExcluir
  11. Desde quando religião define caráter? Sou agnóstico e jamais teria uma opinião tão preconceituosa, fundamentalista E perigosa como esta. Para os terroristas do 11 de setembro, seus atos de crueldade foram em nome de Deus. Tenho medo de quem faz parte de qualquer religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce não tem preconceito, mas tem medo de quem faz parte de qualquer religião? Isso n seria um preconceito?

      Excluir
  12. Olha, isso que ele falou não chega nem perto do que os Ateus fazem com os Cristãos. Vemos vários programas que fazem os Cristãos de chacota, criam esteriótipos como se todo o Cristão fosse uma pessoa chata, alienada, que se veste mal e tal. Quero ver processar a Globo pelas novelas que criam uma falsa imagem de pessoas Cristãs. Só pra saberem, não pertenço a IURD e tb não concordo com quase tudo o que ela faz, só to defendendo o Datena, porque acho o que ele falou apenas uma manifestação de sua fé, assim como os Ateus também o fazem humilhando os cristãos implicitamente nas novelas ou abertamente também.

    ResponderExcluir
  13. Todas as religiões que conheço buscam fazer o bem ao próximo, não permitem atitudes criminosas como matar, roubar, etc.
    Quando falamos que Quem não tem Deus no coração é capaz de fazer tais atitudes criminais estamos afirmando que no momento de tal ação os mandamentosou direcionamentos religiosos estão bem distante, algums falam que é Sem Deus no Coração.
    Até os Ateus falam que Religião é o freio para evitar atitudes erradas, mas que Eles não precisão porque seguem a ética, as leis humanas, etc.

    ResponderExcluir