quarta-feira, 27 de novembro de 2013

RACISMO PADRÃO FIFA DE QUALIDADE

A FIFA parece não ligar para as inúmeras denúncias de racismo e ameaças de boicote. Como prova mais recente, acaba de substituir Camila Pitanga e Lázaro Ramos por um casal de loiros
lázaro ramos camila pitanga fifa
Lelê Teles, Viomundo
Jogadores negros ameaçam boicotar a copa do mundo! Assim mesmo, a FIFA decidiu vetar o casal de negros, Camila Pitanga e Lázaro Ramos.
O jogador marfinense, Yaiá Touré, do Manchester City, avisou às autoridades do futebol europeu que os jogadores negros poderão não disputar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. País com histórico de racismo nos estádios.
Touré, em partida este ano contra o CSKA, foi chamado de macaco pela torcida russa. Em 2012, o Yayá Touré e Ballotelli foram ofendidos pela torcida do Porto que cantava hinos racistas. No início deste ano, Balotelli e Robinho foram ofendidos por alguns torcedores da Fiorentina. Outro dia, a torcida do Roma ofendeu tanto os negros Balotelli e Boateng, do Milan, que o árbitro teve que interromper a partida. Boateng já abandonou o campo certa vez por não suportar as ofensas. Acontece o tempo todo. Em muitos estádios europeus, jogadores negros são ofendidos pela torcida adversária com jocosas imitações de macaco, e até bananas são arremessadas nos gramados.
Mesmo assim, a FIFA não aceitou a dupla de negros sugerida pela Globo.
Na semana passada, a torcida do espanhol Bétis, time do brasileiro Paulão, vaiou o nosso patrício e fizeram macaquices. Torcedores do seu próprio time!
Porém, a FIFA não quis saber do casal de negros e escolheu um casal de loiros sulistas para apresentar a cerimônia do sorteio de grupos para a Copa do Mundo do ano que vem.
Lázaro Ramos, um dos grandes atores brasileiros da atualidade, filho do teatro popular, é da Bahia, onde será realizado o evento no mês que vem. A Bahia é o estado que tem o maior contingente negro do Brasil. Mais: a Bahia é o centro da resistência e do orgulho negro no Brasil.

O futebol brasileiro, até os anos 20, recusava profissionalizar jogadores negros. O presidente Epitácio Pessoa chegou a vetar a presença de negros na Seleção Brasileira no Sul-Americano de 1921. Mas os negros não desistiram e foram conquistando o seu espaço. Primeiro no Vasco, transformando o time em uma potência, depois Bangu, Flamengo, Fluminense…
Mas a FIFA preferiu que os mestres de cerimônia do evento, a ser transmitido para todo o mundo, fossem a apresentadora gaúcha Fernanda Lima e o ator catarinense Rodrigo Hilbert.
Em ’34, chegou à seleção brasileira o ousado Leônidas da Silva, o Diamante Negro, inventor da bicicleta, a jogada mais espetacular do futebol, a mais criativa, a mais inusitada. Já na Copa do Mundo de ’38, o Diamante Negro comandou o time que encantou o mundo. Um time com branco, mulato e preto. Quatro décadas depois, um negro surge como o maior nome deste esporte em todos os tempos. Em seguida vieram Romário, Denner, Ronaldos, Rivaldo, Robinho, Neymar…
A questão, portanto, não é que a CBF tenha escolhido um casal loiro. É que ela rejeitou o casal de negros.
Na verdade, mesmo sendo o maior exportador de jogadores para o exterior, e sendo negros a maioria deles, o Brasil ainda tem poucos negros nas situações de comando. Após o negro Barbosa ter levado nas costas toda a culpa pela perda da Copa de ’50, demorou muito para vermos um negro novamente com a camisa de goleiro na seleção.
A FIFA poderia ter sugerido mesclar Fernanda Lima e Lázaro Ramos, ou Pitanga e Hilbert. Mas mesmo fazendo campanhas contra o racismo nos estádios, a FIFA não conseguiu compreender a simbologia de termos ali ao menos um negro representando o Brasil; ou não quis compreender.
Na Copa das Confederações no ano passado, durante o jogo entre Uruguai e Itália, devido ao preço exorbitante dos ingressos, o cara mais negro dentro da Arena Fonte Nova, na negra Bahia, era o italiano Balotelli.
A FIFA já quis proibir a venda de Acarajé durante os jogos, e desproibiu a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Ela faz e acontece. Pode até não se importar com o fato de que, no Brasil, o preço do ingresso pode segregar raças.
Se importará em 2018, se Touré levar o seu ativismo adiante.
Eu fui à varanda olhar para o mar, um pensamento passou com a maresia e eu o agarrei: com mil diabos, mesmo com tudo isso sendo do conhecimento de todos nós, a FIFA recusou o casal de negros e contratou o casal de loiros. E eles aceitaram!

Via: Pragmatismo Politico

10 comentários:

  1. Se eu estivesse no time Brasileiro Ameaçava não participar da copa se a FIFA não se redimisse de suas atidude raçista, mais quem sou eu, e quem tem poder para tal, não faiz PORRA nenhuma!!!

    ResponderExcluir
  2. Perguntem a algum dos jogadores da seleção pra ver se eles tem alguma opinião para esse fato. CLARO que não.

    ResponderExcluir
  3. E daí? O jogadores brasileiros estão cagando pra isso... Como sempre o dinheiro no bolso fala mais alto.

    ResponderExcluir
  4. Não duvido dessa noticia... Esses FDP..pior é o "Brasil" aceitar isso e fingir que não é nada.. Tinha que ameaçar não fazer a copa, mas como vai render muuuuuuito R$ ninguém liga...

    ResponderExcluir
  5. Perguntem a algum jogador negro da seleção brasileira ou de qualquer outro país qual deles tem uma esposa negra? Que eu conheço somente o Ramirez não nega a própria raça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc quer dizer q um cara negro não pode casar com uma mulher branca? loiro com loira.. japonês com japonesa.. vc é um tremendo racista!!

      Excluir
  6. Legal parece que a discriminação está sendo ponto alto, inclusive o autor da matéria entende bem do caso, pois lembrou de Dener e Romário, mas não Lembrou de Garrincha! Será que ele foi importante para a Seleção?

    ResponderExcluir
  7. Apenas minha opinião, se não quer ler, NÃO LEIA!

    Fala de racismo mas o próprio autor do texto também está sendo racista..

    "Porém, a FIFA não quis saber do casal de negros e escolheu um casal de loiros sulistas" "LOIROS SULISTAS"...

    Poderia ser assim "A FIFA não quis saber mais saber de Camila Pitanga e Lázaro Ramos como apresentadores do cerimônia do sorteio de grupos para a Copa do Mundo do ano que vem e escolheu Fernanda Lima e o ator Rodrigo Hilbert"

    ResponderExcluir
  8. Ele nao quis dizer que ser loiro é um problema, apenas que, com toda essa campanha contra o racismo a fifa substitui um casal de negros, por um casal de loiros! Realmente fica meio confuso, mas a questão é a seguinte, idiota eh quem paga pra ir ao estádio, a FIFA tem tanto poder porque o dinheiro sai do bolso de quem gasta dinheiro atras de FUTEBOL! (eu adoro futebol jogo 4x por semana, mas devidos às condições atuais, eu nao gasto um centavo com pay per view, nem com ingresso de estadio!)

    ResponderExcluir