terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prova com palavrão é aplicada para alunos do 4º ano

  • Prova aplicada para alunos do 4º ano do ensino fundamental Prova aplicada para alunos do 4º ano do ensino fundamental
Uma prova de língua portuguesa com utilização de palavra obscena foi aplicada em uma escola de ensino fundamental no Acre e causou polêmica entre pais de alunos. Na prova, a palavra "pica" (termo chulo para órgão sexual masculino) foi usada no lugar da fala original da personagem Magali em uma tirinha alterada da Turma da Mônica.

O texto original é o seguinte:
- Cebolinha: "Eu quelo um saco de pipoca"
- Pipoqueiro: "E a garotinha?"
- Magali: "O que sobrar!"
A prova foi aplicada no dia 7 de outubro aos alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Luiza Batista de Souza, mas os pais dos alunos tiveram acesso ao conteúdo do exame na última sexta-feira (25) durante uma reunião escolar. Eles se dizem constrangidos com o acontecimento.
A denúncia foi levada a público pela economista Efigênia Ferreira, 36, mãe do aluno Pedro Vinícius, 9 anos, que diz ter ficado espantada quando teve acesso a prova do filho. Segundo ela, ao questionar o conteúdo, a professora informou que o exame foi avaliado e aprovado pela coordenação da escola.

"Durante reunião escolar eu conversei com a professora e ela informou que não havia maldade na expressão para as crianças, que a maldade era vista somente pelos adultos. Ela falou também que o exame foi avaliado e aprovado pela coordenação da escola", disse.

  A mãe ressalta que o filho chegou a comentar que, durante a avaliação, as crianças falaram para a professora que havia imoralidade escrita na prova.
"Eu e outros pais ficamos constrangidos com a situação. Quando cheguei em casa analisei a prova novamente para entender se encontraria algo positivo naquela questão, mas não consegui ter a mesma visão da professora", ressaltou.

Erro na revisão da prova

A professora responsável pela prova, Francisca Ermina, disse que o erro pode ter acontecido durante a revisão da prova feita pela coordenação da escola. Ela, que trabalha há 25 anos como professora, diz nunca ter passado por isso anteriormente.
"No rascunho era outra expressão, a funcionária que elabora a prova puxou a tirinha da internet e não deve ter percebido que ela estava com a expressão errada. Quando a gente recebeu a prova, vi a expressão e não achei maldade nenhuma", contou.

"Copiar e colar"

A Secretaria de Educação do Acre, por meio de nota, informou que a equipe escolar assumiu a operação "copiar e colar" da internet e que resultou neste problema. O órgão afirmou que a direção de todas as unidades escolares está sendo orientada a melhorar nos cuidados de elaboração e revisão dos materiais.
"Ao acessar a internet não se teve o cuidado devido de observar a versão que estava sendo copiada, cujo conteúdo é impróprio e não recomendado para uma instituição escolar", diz a nota.

A reportagem do UOL também entrou em contato com a assessoria de imprensa do escritor Mauricio de Sousa, autor das histórias da Turma da Mônica, e foi informada que o uso indevido da imagem foi encaminhado para o departamento responsável.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. vai toma no teu cu sua filha da puta cuzuda foi eu que te comi na frente e a traz

      Excluir
  2. Não perceberam a maldade na tirinha ? Sei... ¬_¬'

    ResponderExcluir
  3. Isso é um absurdo. Até onde conheço o termo 'pica' ele é chulo, sem nem um outro significado que pudesse por em dúvida uma possível dualidade. Se esses professores (a) são incapazes de avaliar um termo 'chulo' como algo maldoso, também são incapazes de serem educadores. Cabe um processo contra essa escola e seus pseudo-educadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. calma lá diana, vc precisa de mais conhecimento de mundo pra falar uma coisa dessas.

      Excluir
    2. Não sei se vc precisa de mais conhecimento de mundo, mesmo porque eu não te conheço, mas com certeza mais conhecimento quanto ao mundo escolar e educacional, sim. Provavelmente a professora não viu maldade na palavra "pica" porque na sala de aula ela deve ouvir palavrões mais absurdos que esse da boca dos próprios alunos!

      Excluir
    3. Infelizmente foi um erro que passou despercebido. Acho que não tem necessidade de dizer que "são incapazes de serem educadores", erros acontecem.

      Excluir
    4. Até tem outro significado Diana, vide dicionário, mas não se encaixa no contexto da tirinha!

      Excluir
  4. "A mãe ressalta que o filho chegou a comentar que, durante a avaliação, as crianças falaram para a professora que havia imoralidade escrita na prova." crancas do 4º ano falando em imoralidade, confesso que fiquei em duvida se isso aqui não veio do G17 kkkk

    ResponderExcluir
  5. fake, da p ver q eh feito no paint e mto mal feito.

    ResponderExcluir
  6. Pensar que isso é falta de noção é besteira.
    Pra mim esse professor(a) estava muito chateado com os donos ou coordenação e resolver sabotar a escola. Simples.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que ela nem percebeu ,não esta nem ai com oque esta passando para seus alunos .

    ResponderExcluir