domingo, 27 de outubro de 2013

Enem: Estudantes são eliminados após postar fotos da prova em redes sociais

Inep investiga identidade de todos candidatos que publicaram imagens da folha de respostas

Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que está investigando para identificar os candidatos que postaram fotos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em redes sociais, minutos antes do início da prova. As fotos postadas foram tiradas dentro da sala e mostram, por exemplo, a folha de resposta. De acordo com o Inep, 21 candidatos foram eliminados até às 15h.
Diversos estudantes postaram fotos da prova minutos antes de começar o exame
Foto:  Reprodução Internet
Pelas regras do Enem, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova e nem postar fotos do exame. Os portões abriram às 12h e o exame começou a ser aplicado às 13h, pelo horário de Brasília. Ao chegar na sala de aula, o candidato é orientado a colocar aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, em um envelope lacrado, que deverá ficar embaixo da carteira durante toda a prova. O celular deve ser desligado.
O Inep lamentou o ocorrido e disse que ainda não tem um levantamento do número de candidatos e onde eles faziam a prova. A autarquia esclarece que será analisado caso a caso.
Um dos usuários da rede social Instagram postou a foto do cartão de resposta com a legenda: "#partiu #enem". Abaixo, outro usuário comentou: "Eliminado #enem". Outro usuário publicou uma foto semelhante com a legenda: "#enem" e recebeu o comentário: "Esquenta não, ano que vem tem de novo".
Inep investiga quem são os estudantes que publicaram fotos nas redes sociais
Foto:  Reprodução Internet
Em uma busca rápida pela palavra Enem nas redes sociais, é possível ver uma série de publicações de fotos e diálogos entre pessoas que supostamente estão fazendo prova. O Inep diz que cada caso será analisado. Um usuário aproveita o celular para tirar uma dúvida: "Gente, rapidinho aqui, alguém lembra a fórmula pra calcular a força de polias duplas?? #ENEM". Outra usuária fez a postagem com o objetivo de ser eliminada: "Gente, tô aqui no Enem e não sei nada me elimina alguém por favor #meelimina #enem #naoseinada"
Nesta sexta-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou o alerta sobre uso de aparelhos eletrônicos na prova, o que é proibido. "No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos". Em 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens de fotos da prova e mensagens com conteúdo do exame.
A intenção, explica o ministro, é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas.
Estudantes que postaram fotos na Internet durante prova estão sendo identificados
Foto:  Reprodução Internet
Além do celular, não é permitido uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos.
Neste sábado, mais de 7,1 milhões farão o exame em 1.161 cidades. A prova começou a ser aplicada às 13h, horário de Brasília. Os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para fazer o exame. Serão 90 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia).
Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de outubro, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.

http://odia.ig.com.br/noticia/educacao

16 comentários:

  1. fala q n pode usar lapiseira e nem caneta azul, mas o cara do meu lado tava usando os dois, o fiscal pegou ele c a canela e lapiseira e a caneta e n falou nada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí a prova é corrigida por máquina, a máquina não vai detectar a tinta azul na hora de corrigir.

      Excluir
    2. Pelo jeito vc nao foi bem no enem, considerando seus erros gramaticais...

      Excluir
    3. Antes de 'corrigir' erros alheios faça isso com você, Rodrigo Capociama. Lamentável seu texto, em sentido moral e sintático.

      Excluir
    4. Gente, essa é a linguagem dita "apropriada" da internet, haja vista que quem criticou a suposta pronúncia errada teve o mínimo de compreensão da mesma

      Excluir
    5. Local de escrever bem é na redação aqui não existe a mesma necessidade, mas é bom que a escrita possa ser no minimo decifrada.

      Excluir
    6. Trabalhei no Enem.... esse fiscal de merda que tava na sua sala é um cagão, pq as regras são claras.... portando objeto citado no edital como proibido = participante ELIMINADO na hora!

      Excluir
  2. Cancela e faça tudo novamente com mais rigidez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro!!
      Por causa de adolescentes idiotas que não vivem sem um celular na mão, vamos torrar mais dinheiro dos contribuintes, no caso nós mesmos, pra fazer outra prova desse porte, e pagar mais pessoas pra serem fiscais e tudo mais...
      Vc é bem esperto, né??
      Acha que a prova brota do chão???
      Nasce em árvore???

      Excluir
  3. E ainda posta com o nome dele aparecendo na folha. Esses literalmente são "espertos pra burro".

    ResponderExcluir
  4. povo babaca , tem que se foder mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Se não pode usar eletrônicos, como eles estavam usando e ninguém viu? O problema maior está ai. Os que postaram imagens vão ser eliminados, mas e agora qual a certeza que outros não utilizaram para se favorecer e não apareceu nas redes sociais?

    ResponderExcluir
  6. a prova do enem para os aplicadores que no 2°dia de prova nem solicitaram meu rg ........

    ResponderExcluir
  7. menos concorrentes rsrsrsrsr... é o que acontece com quem é besta .

    ResponderExcluir
  8. essa porra de caneta preta eu acho maior jogada de industria. a prova da uerj teve uma epoca que podia preencher o cartao resp tanto com caneta preta, azul ou ate mesmo lapis desde que preenchesse o espaço todo. e era corrigido por máquina!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não consigo entender como q eles conseguem pegar tdos q postaram fotos, esse facebook foi criado só pra vigia a população só pod!

    ResponderExcluir