sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A banda Kaoma - Um resumo de tudo.

Album Worldbeat do Kaoma: mais de 15 milhões de cópias vendidas em mais de 60 Países
No ano de 1989 dois acontecimentos marcaram a humanidade: a queda do Muro de Berlim e a ascensão mundial da Lambada. Foram  acontecimentos que marcaram uma época. Enquanto multidões se formaram para derrubar o muro que dividia Berlim ea Alemanha em capitalista e socialista, ao mesmo tempo o mundo se encantava dançando a Lambada. Considerada uma dança onde a sensualidade é explorada ao máximo, a Lambada alcançou o topo do mundo gerando também polêmicas e escândalos, principalmente quando a maior música desse movimento cultural foi roubada.

Em Porto Seguro

Muito famosa por ter sido o primeiro lugar do território brasileiro descoberto pelos colonizadores portugueses em 1500, a cidade de Porto Seguro na Bahia ainda hoje encanta a todos pela beleza extrema de suas praias. As afirmações de Pedro Álvares Cabral relativas às riquesas e belezas do Brasil ainda são possíveis de serem vistas. Em 1989 dois franceses passavam férias na paradisíaca Porto Seguro, era o cineasta Olivier Lorsac e seu amigo Jean Karacos. Os dois franceses extremeceram com a fusão de Sol, praia e muita, muita Lambada. A Lambada nasceu em Belém - PA, mas ganhou forma e sucesso ao ser incorporada ao carnaval da Bahia. Na potência do trio elétrico a Lambada ficou pronta para ser exportada. Porto Seguro era considerada uma escola de Lambada. O cineasta viu alguns casais dançando Lambada na praia e imediatamente imaginou um  sucesso planetário para aquela dança incomparável. Ainda em Porto Seguro, Olivier Lorsac e Jean Karacos conheceram a música CHORANDO SE FOI no disco da cantora mineira Márcia Ferreira, considerada até hoje um ícone da Lambada. A sedução em torno dos dois franceses se completou fazendo suas cabeças virarem de forma transcendental.

Em Paris

De volta à França, Olivier Lorsac arrumou o pseudônimo de Chico de Oliveira e registrou num cartório de Paris a música Chorando Se Foi como se fosse de sua autoria. Olivier Lorsac mudou o título da música para LAMBADA. O título original de Chorando Se Foi é no espanhol LLORANDO  SE FUE, pois a música foi criada na Bolívia pelos irmãos Ulysses Hermosa e Gonzallo Hermosa. De forma completamente legalizada a cantora Márcia Ferreira colocou no Brasil com grande sucesso a música dos irmãos Hermosa. Em sua atitude Olivier Lorsac planejou o lançamento mundial da música "dele". Os créditos originais de CHORANDO SE FOI conhecida no Brasil com Márcia Ferreira são os seguintes:

Chorando Se Foi (Llorando Se Fue).
63069512 (Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa)
Versão: Márcia Ferreira e José Ari.
Márcia Ferreira - EMI Songs / Gema 3:13
Primeira música do disco: Chorando Se Foi transformada ilegalmente em LAMBADA

A explosão da "bomba" KAOMA

Juntamente com a queda do Muro de Berlim aconteceu o lançamento mundial da LAMBADA tocada pela banda KAOMA. Tendo como produtores Olivier Lorsac e Jean Karacos, o Kaoma era formado por músicos de alguns países como França, Brasil e Martinica. Morando em Paris desde 1985, a carioca Loalwa Braz foi a escolhida para cantar no Kaoma. Os demais músicos eram: Monica Nogueira, Jacky Arconte (guitarrista), Michel Abihssira (bateria e percussão), Chyco Roger Dru (baixista), Jean-Claude Bonaventure (tecladista) e Fania Niang (flautista). Entre os vários dançarinos se destacou o casal mirim Chico e Roberta. O video clip da LAMBADA foi gravado numa praia de Porto Seguro. Em entrevistas a alguns meios de comunicação, Loalwa Braz afirma que esteve presente com seu martelo para ajudar na derrubada do Muro de Berlim, enquanto ela e muitas pessoas cantavam os versos "Chorando se foi quem um dia só me fez chorar/ Chorando estará ao lembrar de um amor que um dia não soube cuidar." Para alavancar a LAMBADA os produtores deram ao disco lançado em 1989 o título de WORLDBEAT, que em português significa BATUQUE MUNDIAL. O título do disco fez jus ao sucesso alcançado, pois em muitos países o hit LAMBADA alcançou as paradas de sucesso, ficando em primeiro lugar na França, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Rússia, Portugal, entre outros. Em outros países como Brasil e Estados Unidos o grande hit também chegou às paradas de sucesso. O sucesso do Kaoma também chegou na Ásia, principalmente no Japão, invadiu a América do Sul e Caribe, além de ter polarizado a Europa inteira. O Kaoma fez sucesso até na Austrália. O Kaoma contava com uma agressiva campanha de marketing, pois vendeu 15 milhões de cópias do disco Worldbeat em mais de 60 Países. Na época não sobrou espaço nem para Madonna e Michael Jackson. Dessa forma, a Lambada, música e dança originadas no Brasil, se consagrou como ONDA INTERNACIONAL, a exemplo do que aconteceu com o Rock e a Discoteque. Atualmente o video clip da LAMBADA com o Kaoma é um dos videos mais vistos em todo o mundo através do YouTube, tem em média 1 milhão de acessos todo mês. Postado em 2006, o video já tem quase 70 milhões de acessos e já recebeu a denominação de video global em todas as categorias. O alcance da banda KAOMA foi como se uma bomba atômica tivesse sido detonada em Paris durante a Segunda Guerra Mundial.
No LP "Lambateria Tropical" de 1989 da Som Livre tem a 5 música com os devidos créditos reais a os autores de Chorando Se Foi
O mega processo judicial

O disco Worldbeat do Kaoma foi lançado em muitos Países. No Brasil o lançamento da banda ocorreu pela gravadora CBS. Quando teve início a divulgação do Kaoma pela grande mídia brasileira, a cantora Márcia Ferreira desabou, seu estado psicológico ficou abalado e houve mesmo muitas lágrimas. Ao gravar CHORANDO SE FOI em 1986 pela Continental, Márcia Ferreira registrou a versão de sua música pela editora EMI Songs, a qual pertence à gravadora transnacional EMI. A gravadora EMI atua em muitos Países, inclusive na França. Em concordância com a cantora Márcia Ferreira, a EMI Songs moveu um processo judicial contra os produtores da banda Kaoma, Olivier Lorsac e Jean Karacos. O processo foi aberto em Paris. Os advogados que estiveram à frente como defensores da causa dos propietários verdadeiros da música CHORANDO SE FOI foram os seguintes: Pierre Henry da Editora EMI Songs, Simon Thaar, advogado de Márcia Ferreira e José Ari. O advogado Rhaul Castelan defendeu os pais da composição musical, Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa. O grande escândalo veio a público e imediatamente a cantora Márcia Ferreira recebeu em Brasília jornalistas de publicações como a revista Veja por exemplo. Era o caldeirão da Lambada fervendo a todo vapor e prestes a explodir com processo, além de crítica feroz de religiosos e conservadores. A Lambada se transformava num fenômeno midiático. Dessa maneira, a Editora EMI Songs entrou com o processo judicial congelando os direitos da LAMBADA até que tudo fosse esclarecido pela justiça francesa.

Devido ao grande escândalo e processo judicial, a cantora e radialista Márcia Ferreira foi destaque na imprensa nacional e internacional. Na época jornais e revistas, rádio e TV divulgaram o acontecimento. A cantora apareceu em todos os principais jornais e revistas, como: Correio Braziliense, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, O Dia, O Globo, O Estado de Minas, Jornal da Paraíba, Diário de Pernanbuco, revistas Amiga, Veja, Contigo! e tantas outras. Entre tantos meios de comunicação que divulgaram o escândalo na Europa, Márcia apareceu por exemplo no jornal francês Le Liberación.

O Decreto da Justiça Francesa

O processo na justiça francesa movido pela Editora EMI Songs contra Olivier Lorsac e Jean Karacos durou mais de um ano. A audiência final do processo aconteceu no dia 7 de março de 1991 em Paris, na França. Para participar da audiência onde tudo seria esclarecido, a cantora Márcia Ferreira foi a Paris em segredo e protegida por um eficiente esquema de segurança.  O cenário da grande audiência foi o Palácio da Justiça da França, onde também estavam presentes os irmãos Hermosa, a EMI Songs e obviamente, os produtores da banda Kaoma. Os verdadeiros donos de CHORANDO SE FOI tiveram ganho de causa nesse processo judicial, pois estavam presentes na audiência com toda a documentação de edição dessa música ea gravação original de Márcia Ferreira feita na gravadora Continental, além da autorização da EMI Songs para que Márcia Ferreira fizesse a versão de LLORANDO SE FUE para o português e a adaptação para o ritmo brasileiro de Lambada. As provas foram incontestáveis, então o JUIZ decretou:

1 - Que os produtores da banda Kaoma indenizassem a Editora EMI Songs e os autores pela apropriação ilegal da obra. Um acordo foi feito entre os produtores ea EMI Songs, pois a música CHORANDO SE FOI tinha tomado dimensão planetária e até incontrolável pela execução e vendagem em várias partes do mundo.

2 - Nenhum fonograma, ou seja, discos e videos com a música deve sair com o nome de LAMBADA, mas sim com o nome original da canção, CHORANDO SE FOI e os nomes de Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa, Márcia Ferreira e José Ari devem constar como autores apartir daquela data em todas as gravações de qualquer banda ou artista, em qualquer parte do mundo.

3 - Também ficou claro que a única representante para autorizar a regravação desta obra musical por qualquer artista ou banda, em qualquer parte do mundo, é a Editora EMI Songs, a qual representa os autores e os versionistas originais: Ulysses e Gonzallo Hermosa, Márcia Ferreira e José Ari.

Situação do Kaoma depois

Após o processo, a banda Kaoma se desfez, ficando inativa por vários anos. Além do Worldbeat, a banda produziu também em 1991 o disco Tribal Pursuit. Em 1999 o Kaoma reapareceu com novos integrantes e lançou o album A La Media Noche. Novamente surgiu em 2006 e atualmente está na ativa, mas longe ter o sucesso da época de ouro da Lambada. A cantora Loalwa Braz há muitos anos saiu do Kaoma.

Encontro emocionante
Loalwa Braz e Márcia Ferreira: um encontro em nome da paz
Recentemente Loalwa Braz e Márcia Ferreira se encontraram na cidade de Vitória - ES. Era um grande sonho da cantora carioca está pessoalmente com Márcia Ferreira para esclarecer toda a polêmica ocorrida há 20 anos. Certamente Loalwa Braz carregava um grande peso na consciência por tudo o que aconteceu, apesar de não ter culpa alguma pelo fato ocorrido. Loalwa Braz apenas foi contratada para cantar na banda Kaoma. Juntas em Vitória, Márcia Ferreira e Loalwa Braz compuseram e gravaram uma música para guardar eternamente aquele grande momento: em GOL DA VIDA, as duas falam das grandes vitórias que tiveram e também das lágrimas que rolaram por conta do sucesso e da polêmica de CHORANDO SE FOI.

O famoso Muro de Berlim era o símbolo literalmente concreto da divisão do mundo em capitalista e socialista. Contruído durante a Guerra Fria no dia 13 de agosto de 1961, o Muro de Berlim terminou no auge da Lambada. A data do dia 9 de novembro de 1989 figuara na História universal como o dia da queda do MURO DE BERLIM, um marco para toda a humanidade. Durante a Guerra Fria, temia-se a ocorrência de confrontos aniquiladores entre a UNIÃO SOVIÉTICA e ESTADOS UNIDOS.

O confronto judicial, a polêmica eo sucesso da música CHORANDO SE FOI e da Lambada servem ainda para mostrar ao mundo inteiro que o Brasil tem os seu valores, que a nossa cultura eo nosso povo devem ser respeitados. Está na hora de alguns cidadãos de potências européias abordarem o Brasil ea América do Sul com uma nova visão. Quando ocorreu a apropriação ilegal da música CHORANDO SE FOI, não houve somente um desrespeito à cantora Márcia Ferreira e os demais proprietários legais da canção, mas à toda grande nação chamada REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

P.S:

Agradecemos à cantora e radialista Márcia Ferreira que gentilmente se dispôs a colaborar conosco para a realização desta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário