quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Alunos eram filmados no banheiro da escola, na Zona Oeste de Manaus

Microcâmeras estavam instaladas nos banheiros masculino e feminino da instituição - foto: divulgação
Microcâmeras estavam instaladas nos banheiros masculino e feminino da instituição - foto: divulgação


Alunos da escola particular Pré-Médico, localizada na estrada dos Franceses, Zona Oeste de Manaus, descobriram na manhã de ontem que estavam sendo filmados por microcâmeras escondidas nas tomadas dos banheiros masculino e feminino da instituição.
A ação foi descoberta quando um aluno foi chamado à coordenação da escola e visualizou, nos monitores de vídeo, seu colega utilizando o banheiro.
O caso foi denunciado ao jornal AGORA pelo irmão de uma das alunas da instituição, Jeyck Smell, que recebeu as informações de sua irmã, que, segundo ele, estava horrorizada com a descoberta.
 Conforme Smell, um colega de sua irmã, estudante do segundo ano do ensino médio, do turno vespertino da instituição, foi chamado à coordenação para prestar esclarecimentos sobre acusações de que ele estaria pichando as paredes da escola e, nesse momento, o adolescente teria visto no monitor as filmagens de um colega no banheiro.
“O aluno ficou furioso e avisou aos colegas, que rapidamente espalharam a informação pela escola. No fim da aula, ele foi ao banheiro para tentar identificar a câmera, mas as portas estavam trancadas. Segundo a minha irmã, a instituição já sabia que tinham descoberto. Então, ele arrombou a porta e identificou a câmera escondida em uma tomada”, declarou.
O coordenador geral do conselho tutelar de Manaus, Carlos Duarte, afirmou que, dentro das normas aplicadas a instituições de ensino, não é permitida a realização de filmagens em banheiros escolares, medida garantida pelo estatuto da criança e do adolescente.
O coordenador afirmou ainda que deverá encaminhar a denúncia ao conselheiro regional da Zona Oeste, para que seja feita uma fiscalização. Caso a denúncia seja comprovada, segundo Duarte, os proprietários da escola poderão responder a processos na justiça.
A respeito das denúncias, a diretoria da instituição declarou que não irá se posicionar.

Um comentário: