quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Maquiagem pode envelhecer o rosto dez anos em apenas um mês

A-A
Não retirar a maquiagem corretamente antes de dormir pode causar alergias, acne e fazer envelhecer dez anos em um mês. Foi o que descobriu a repórter Anna Pursglove, do jornal “Daily Mail”, que fez a experiência de ficar maquiada direto por 30 dias.
A repórter passava, diariamente, uma camada de base, máscara para cílios, delineador e gloss para os lábios. Dormia com a maquiagem à noite e, na manhã seguinte, lavava o rosto com água e sabonete durante o banho para, então, reaplicar todos os produtos novamente. Ao final da experiência, sua pele estava muito mais manchada, as rugas tinham se aprofundado, ela tinha marcas vermelhas de irritação por todo o rosto e seus poros estavam dilatados.
Nada disso, provavelmente, acontecerá com Ana Carolina Rodrigues, 33, supervisora da marca de cosméticos Eudora. Todos os dias pela manhã, ela lava o rosto com uma espuma de limpeza facial, passa loção tônica e hidratante. Depois, aplica primer, base, corretivo, pó facial, blush, sombra, lápis de boca, batom e máscara para cílios. Finaliza a maquiagem com outra máscara para os olhos não borrarem, um pó matificante e um spray para conservar o visual. À noite, quando chega em casa, ela passa um demaquilante e repete a rotina de limpeza feita pela manhã. Atitude exemplar.
Consequências. Por serem elaborados a partir de poliquímicos derivados do talco e de outros pós, os produtos de maquiagem têm uma tendência a se depositar. Se não retirados corretamente, eles favorecem a proliferação de bactérias, propiciando o ambiente perfeito para uma infecção. O mau hábito de não limpar bem a pele pode causar acne, inflamações, micose e manchas, segundo a dermatologista especialista em estética Regina Ferreira. “O poro obstruído é o principal veículo da maioria das doenças de pele”, adverte.
A solução é muito mais simples do que se imagina. Uma boa limpeza da pele requer somente água e sabonete. “O ideal é lavar o rosto jogando bastante água morna e um sabonete neutro sem corantes. Depois, secar com uma toalha macia”, recomenda a médica. Um demaquilante à base de água pode ser usado antes da lavagem para facilitar a tarefa da remoção.
De acordo com a especialista, para passar um hidratante, é bom esperar pelo menos 40 minutos, pois antes disso os poros da pele ainda estarão abertos. Mas Regina ressalta que a maior hidratação é feita de dentro para fora. “Não adianta a pessoa passar o creme mais caro do mercado se ela tomar só um copo de água por dia”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário