segunda-feira, 22 de julho de 2013

Regina Casé constrange deficientes físicos no ar


Regina Casé se colocou numa saia-justa na estreia da terceira temporada do Esquenta, neste domingo. Na plateia, a apresentadora recebeu deficientes físicos tratados na Rede Sarah Kubitschek em programa temático sobre inclusão social, assunto, inclusive, de entrevista concedida pela presidente Dilma Rousseff à apresentadora. Ao pedir para a plateia corroborar o grito de "Xô preconceito", Regina Casé, empolgada, convidou a todos a levantar a mão e, logo depois, soltou o comentário constrangedor: "Quem puder levantar a mão, né?"
O programa é gravado, portanto, manter a gafe na edição foi uma decisão da direção, talvez, numa tentativa de referendar o clima de espontaniedade do Esquenta. Não funcionou. 
Antes disso, o Esquenta abordou as dificuldades vividas pelos deficientes físicos em entrevista com o músico Herbert Vianna, vocalista da banda Paralamas do Sucesso, que ficou paraplégico após acidente. A apresentadora também chamou ao palco uma anã paramentada como rainha de escola de samba. "Não gosto de ser chamada de anã, prefiro baixinha", disse a convidada antes de sambar.
O tema também foi discutido pela presidente Dilma, que escolheu a unidade Sarah-Lago Norte do Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação da Rede Sarah como cenário da conversa com Regina Casé.
Vaia – Nesta mesma semana, Dilma também cometeu uma gafe com os deficientes. Na terça-feira, quando fazia um discurso na abertura da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em Brasília, a presidente usou a expressão "portadores de deficiências", considerada pejorativa, e recebeu uma vaia do público.
Rapidamente a presidente se retratou: “Desculpa, eu quis dizer ‘pessoas com deficiência’. Eu entendo que vocês tenham esse problema. Portador não é muito humano, né? Pessoa é”. Esclarecido o equívoco, voltou a ser aplaudida pelos presentes.

31 comentários:

  1. Gafe por gafe, esse programa já é uma gafe por si só. Detesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar q a edição é péssima e ñ entendo pra q tanta criança.

      Excluir
    2. porque esse termo detesto? se vc parar para pensar o esquenta é o unico progama que realmente retrata a cultura brasileira,mostrando realmente o que somos, do que gostamos, diferente de outros progamas que retratam caracteristicas que outros paises. entao antes mesmo que jugar qualquer coisa use o seu senso critico em direçao a vc mesmo!

      Excluir
    3. Eu não gosto e não sou nada que é mostrado naquele programa e conheço muitas pessoas que também não são e pelo que conheço do meu país, ele possui uma cultura muito ( ênfase no muito ) mais rica do que a retratada lá, logo penso que também deveria usar seu senso crítico antes de fazer uma afirmação tão banal quanto essa...

      Excluir
    4. Uma porcaria esse programa, só pra preencher mesmo as tardes de domingo. Tenho dó de quem assiste.

      Excluir
  2. A Regina fazer uma piada, é normal. Sua origem é o humor. O problema está na Globo querer transformá-la numa coisa que ela não é. Ela não é apresentadora de programa de auditório e pronto. Ela é uma humorista espontânea nas ruas, com o povo de verdade, no repente. Ali, gravado, com globais se fazendo de simples ao lado de figurantes, soa extremamente artificial, pra mim...

    ResponderExcluir
  3. Acho que o comentário de ambas é aceitável (quem nunca cometeu uma gafe para com defecientes que atire a primeira pedra, pois como humanos, todos nós erramos), porém, cabe a Globo editar o programa para que esse comentário ficasse natural, como tenho certeza que foi como Regina Casé o soltou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi. Estamos falando de deficiente e você pede para atirar a primeira pedra quem nunca cometeu uma gafe para com os deficientes. Deve haver milhões de pessoas que nunca cometeram uma gafe contra nenhum deficiente. Se todos forem atirar uma pedra, sera preciso milhares de caminhões cheios de pedras, caso resolvam atender o seu pedido. Não seria melhor você postar um outro pedido se desculpando pela falha, e invertendo o seu pedido para só quem cometeu uma gafe contra os deficientes que atire a tal pedra. Ai sim eles, os deficientes, não seriam alvo de tantas pedradas. Quero crer que somente seriam agredidos pela Regina Case, e mais uma meia duzia de aloprados, por este Brasil afora.

      Excluir
  4. Aff.. as pessoas falam de mais, ela não fez por mal. Adoro o programa dela.

    ResponderExcluir
  5. Regina Casé adora a Favela!
    Mas não larga a sua cobertura no Leblon de jeito nenhum né?

    ResponderExcluir
  6. Um dos melhores programas da Globo, parabéns pelo trabalho Regina.
    Esqueeentaaaa ....

    ResponderExcluir
  7. Programa dela e uma merda mesmo mas ela nao disse nada de mais esse blog caça qq coisa pra jogar contra a globo, nao e bem assim amigo se voce quer fazer criticas desse nivel precisa de mais contexto

    ResponderExcluir
  8. Como não assisti não posso concluir ainda, mas até o momento, com esta leitura, não achei um gafe pois ambas não tiveram intenção de ofender alguém.

    ResponderExcluir
  9. Lixo, como praticamente todos os programas e apresentadores da Globo... Porcaria da mais baixa categoria

    ResponderExcluir
  10. ta na hora de tirar esse lixo do ar

    ResponderExcluir
  11. quero que me desculpem os erros, não tenho como corrigi-los, pois fiz cirurgia das duas vistas faz 6 dias.......e minha mente anda mais que o teclado....abraços

    ResponderExcluir
  12. Essa gafe cometida pela Presidenta aconteceu faz tempo. Essa notícia não tem sentido cronológico.
    https://www.youtube.com/watch?v=LPX8Rvg9Nu8

    ResponderExcluir
  13. o certo seria, PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

    ResponderExcluir
  14. O programa Esquenta é sem sombra de duvidas uma das melhores coisas que temos na televisão hoje com temas atuais e muito bem abordado. Já estive na plateia do mesmo e a energia do programa é ótima. Não vamos generalizar as coisas, nem tudo que a Rede Globo de Televisão apresenta é Lixo.

    ResponderExcluir
  15. Ela não teve a intenção de deixá-los constrangidos, mas foi uma situação inconveniente com a presença das Pessoas necessitadas que estavam lá, e falam que é um programa de lixo só porque é frequentado de pessoas das comunidades pessoas humildes !

    ResponderExcluir
  16. eu como não gosto dela e nem deste programa que com perdão da pala e uma merda não vi e nem vou ver nunca este programa

    ResponderExcluir
  17. Quem diz que esse programa retrata a cultura do Brasil, está enganado. Retrata a cultura do Rio de Janeiro. Favela, Samba e etc.

    ResponderExcluir
  18. Só quem é deficiente para saber, o preconceito tá ai disfarçado de pessoas boazinhas e filantropia, na real, o melhor mesmo é ir à luta e esquecer que se tem uma deficiência, não julgo nem a condeno por esta frase, levantar a mão ou não, vai da capacidade e do grau de deficiência da pessoa, pior mesmo é o que está na mente e coração das pessoas que tratam a pessoa deficiente como inferior, as pessoas "normais", são criadas e programadas para verem os deficientes como coitados, criaturas assexuadas e sem sentimentos, talvez desprovidas de inteligência, mais que serve para promover pessoas, queria ver a globo ou qualquer outra emissora colocar no ar uma novela ou seja lá o que for, onde um personagem com uma deficiência não precisasse se curar e se tornar "normal" antes, para ser feliz.

    ResponderExcluir
  19. nao entendo o por q de criticar tanto a globo.me aponte uma emissora q seja perfeita,q tenham programas perfeitos,apresentadores perfeitos e q seja totalmente transparente.se um dia alguem me apontar uma,eu deixo de ver a globo.todas,nao so a globo, so se importam com seus proprios interesses.sbt,record,band e etc tambem deixam muito a desejar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The History Channel,Discovery Channel,National Geographic,Prime Box Brazil,Curta,Brasil,Fox,FX,TC, etc.....

      Excluir