segunda-feira, 22 de julho de 2013

O dia em que a mascara de Gugu Liberato caiu






Uma entrevista exibida no dia 7/09/2003 no programa "Domingo Legal", do SBT, se transformou em alvo de inquérito policial --já concluído. Dois homens armados e encapuzados, que disseram integrar a facção criminosa PCC, fizeram ameaças a diversas personalidades. Para a polícia, a entrevista foi uma farsa.

Sob suspeita de fraude, uma cópia da gravação foi encaminhada à Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo. O procurador Luiz Antonio Guimarães Marrey levantou suspeitas sobre a autenticidade de a dupla pertencer ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

A dupla fez ameaças de morte a personalidades como o padre Marcelo Rossi, o vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo, e aos apresentadores José Luiz Datena (Bandeirantes), Marcelo Rezende (Rede TV!) e Oscar Roberto de Godoy (Record).

Policiais do Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado) passaram a ouvir os depoimentos de envolvidos na produção do programa e identificaram os encapuzados --que usaram os codinomes Alfa e Beta na gravação. O homem apontado como responsável por intermediar a entrevista com os supostos criminosos também foi identificado.

No dia 15, o apresentador Gugu Liberato falou pela primeira vez sobre o caso. Ele pediu desculpas aos ameaçados pela dupla durante entrevistas na televisão. Gugu afirmou que não conhecia o conteúdo da reportagem e que confiou no repórter Wagner Maffezoli, responsável pela entrevista. 

Por determinação da Justiça Federal, o "Domingo Legal" não foi exibido no dia 21. A liminar foi obtida pelo Ministério Público Federal, que acusou o programa e o SBT de abuso da liberdade de imprensa e de ferir a ética ao dar voz ao crime, devido à exibição da entrevista.

Depoimentos

Cinco pessoas que participaram de entrevista exibida pelo "Domingo Legal" foram indiciadas por apologia ao crime pela Polícia Civil de São Paulo: o produtor Hamilton Tadeu dos Santos, o Barney, Wagner Faustino da Silva, o Alfa, Antônio Rodrigues da Silva, o Beta, o repórter Wagner Maffezoli e o produtor Rogério Casagrande.

Barney, Alfa e Beta se apresentaram à polícia para depor. Em entrevista a jornalistas, a caminho do Deic, Barney disse que não participou das gravações, mas admitiu ter cedido uma arma para a produção. 

Para a Polícia Civil, Barney disse que a arma foi desmontada e que as partes pequenas foram jogadas em trechos dos rios Tamanduateí e Tietê. Afirmou ainda que usou uma marreta para destruir pedaços maiores da arma, segundo o delegado Alberto Pereira Matheus Júnior, do Deic.

Rodrigues e Faustino, que segundo a polícia simularam ser integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), afirmaram que havia um roteiro --escrito em cartolinas-- com o texto que deveriam falar, segundo o Deic. Eles teriam recebido R$ 150 para participar da entrevista.

Também em depoimento, o produtor Rogério Casagrande disse que o "Domingo Legal" pagou R$ 3.000 para que Barney intermediasse uma entrevista com integrantes do PCC. O diretor do programa, Maurício Nunes, também foi ouvido pela polícia.

Gugu

O apresentador foi o último a ser ouvido pela polícia. Ele prestou depoimento no Deic e afirmou que desconhecia a farsa.

O advogado Adriano Salles Vanni, que defende o Gugu Liberato, conseguiu evitar que o apresentador fosse indiciado em inquérito policial. Ele foi beneficiado por um habeas corpus preventivo concedido pelo Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais). 

Convidado a prestar esclarecimentos à Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo e à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, Gugu não compareceu às audiências.

Investigação

O Ministério das Comunicações abriu um processo de apuração de infração contra o SBT por causa da exibição da entrevista.

Segundo a assessoria do ministério, o SBT pode ter infringido a regulamentação do setor, que proíbe incitar práticas criminosas. As punições previstas vão da advertência à cassação da concessão, passando por multa ou suspensão da concessão.

http://www1.folha.uol.com.br

40 comentários:

  1. depois falam que a televisao nao eh capaz de mentir e manipular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, principalmente a Rede Globo.

      Excluir
    2. http://www.youtube.com/watch?v=NqmLXU6D0H8&feature=youtu.be&hd=1

      Excluir
    3. O quê que seu vídeo tem a ver com o post?

      Excluir
    4. Detesto esse povo que posta divulgação. Vai pagar pra anunciar David, você ganha mais com isso, e nós também!

      Excluir
  2. E quando caíra a mascara dos governantes deste pais? Gugu fez uma brincadeira na epoca que infelizmente teve alta repercussão , brincadeira está que mostrou a realidade do pais!!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez o chefe sai ileso e os peixes pequenos é quem pagam o pato.Depois ainda querem pena capital nesse País.HIPOCRISIA!!!!

    ResponderExcluir
  4. é por isso que eu não perco meu tempo com televisão ,a internet é muito melhor pra se informar .

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O tema não discute grafia muito menos gramática; vergonha é arrogância e ignorância.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Oxi... Que atire a PRIMEIRA pedra que nunca cometeu UM ERRINHO de digitação na internet... considerando que no teclado o "N" fica ao lado do "M" e o "]" ao lado do "Enter" QUALQUER UM pode bater na tecla errada sem querer!!!

      ...e Scott Trischler.. Volte você para a escola porque pelo jeito não completou nem a educação infantil.. lá eles te ensinam a ter respeito pelos outros!

      Excluir
    8. Vai, Scott, se fudeu!
      Corrige isso agora: Idiota!

      Excluir
    9. Scott você é um parasita que fica atrás de um teclado criticando todo mundo, vc é triste e ainda por cima racista, o que mostra justamente que você é aquilo que critica e passar o texto em corretor ortográfico não conta como inteligência, aposto que na rua é um merdinha que tem medo da sombra.

      Excluir
  6. Ok, mas qual o motivo de trazer isso a tona agora? Na época já ficamos sabendo disso tudo, não vi nada de surpreendente nem novo ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não cara é só que esse site é uma bosta mesmo.

      Excluir
    2. http://www.youtube.com/watch?v=NqmLXU6D0H8&feature=youtu.be&hd=1

      Excluir
  7. onsegui comentar pela 1ª vez!
    Quero aproveitar essa oportunidade pra mandar um beijo pra minha mãe, pro meu pai pra, minha família, agradecer ao moderador dessa página por ter me dado esta oportunidade, quero agradecer ao meu cachorro, minha empregada, meus seguidores no twitter, meus amigos, ao capitão planeta, ao BATIMÁ, ao Thor, Hulk, Superman, ao Marck, esse é um momento muito importante pra mim, um momento que vou levar para toda a vida, Talvez este seja o momento mais importante the minha vida, o momento que me define estou aqui, tendo o melhor momento the minha vida, todo o esforço de uma vida está resumido nesse comentário, e agora aqui estou eu, sem palavras, simplesmente tendo o melhor momento the minha vida, quero agradecer também ao grande Deus Odin, porque sem ele eu não seria nada, quero agradecer ao deus Rá, porque sem ele não teria sol, ao Zeus, Poseidon, Hélios, Ísis, e quero mandar um beijo pro meu coelhinho que morreu , e quero mandar o Justin Bieber ir tomar no cu, JUSTIN BIEBER VAI TOMAR NO CU, e por fim QUERO AGRADECER QUEM LEU ESSE COMENTÁRIO ATÉ O FIM, OBRIGADO. :D Pra quem curtiu meu comentario Mila Linda Wlw Ask--Millahh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma simples pergunta: Por acaso você é irmã do Deb?

      Excluir
    2. Graças Deus, minha ignorância fez com que eu não saiba que é Mila Loide e Justin Bierbe. Por isso não sei porque falaste e para quem, depois de todo esse tempo que passou aquela baixaria irresponsável na televisão, se é que estás falando sobre a Caso do Gugu.
      Quanto ao referido caso Gugu, não vejo nenhuma novidade. No Brasil milionário não vai para a cadeia, qualquer que seja o seu crime. Ou melhor, nem responde na justiça para evitar constrangimento da Justiça..

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkk Mila Loide s2 agradeça a mim tbm, por ter perdido meu tempo, e ler seu comentário até o fim. kkkkkkkk
      Vale como Protesto, kkkkkk gostei kkkkk. bjs

      Excluir
  8. pra fala a vdd marcelo rezende é da record eo oscar roberto de godoy rede tv

    ResponderExcluir
  9. bem eu ja não gostava desta tal gugu e o programa dele e agora com esta mentira dela ai sim que não gosto mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao Luiz, Gugu é homem, portanto tem que se referir à ele como "ele" e não "ela". Saudações à todos e o post realmente não acrescenta muito mas também não deixa que caia no esquecimento!!

      Excluir
  10. uma piada...

    visitem nosso site de festas infantis!
    buffet niterói

    ResponderExcluir
  11. Todos os canais de televisão mente,não dá para acreditar em nenhuma delas,a mídia faz de tudo para aparecer,esses programas são tudo armação.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 todo mundo erra scott 2 respeito e bom sabia se quise ser respeitado td bem mas respeite a opiniao da ariana e vc foi um racista com ela chamando de macaca seu pal no cu cuidado com oque vc fala seu comedia educaçao recebe em casa ea sua passou longe pense bem no que vc vai falar fala oque quer ouve oque nao quer seu merda

      Excluir
  13. Hoje eu assisto TV com um pé atras!Nem tudo q reluz é ouro!

    ResponderExcluir
  14. O gente por que tem tanto famoso que se da mal quando mais alto você chega tem que lutar contra a pressão para se manter no alto. Sem falar nos prazeres descontrolados que tal vida traz hoje mostrou a vida na record sobre o ator Charlie Sheen.

    ResponderExcluir
  15. Domingo legal nem é do SBT...
    Passou pra record a muito tempo....
    Muito mal informados.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. ALGUEM SABE DIZER OS EXPOSED DE ALGUM ARTISTA AE?????????????????ALGUEM SABE DIZER OS EXPOSED DE ALGUM ARTISTA AE?????????????????ALGUEM SABE DIZER OS EXPOSED DE ALGUM ARTISTA AE?????????????????ALGUEM SABE DIZER OS EXPOSED DE ALGUM ARTISTA AE?????????????????ALGUEM SABE DIZER OS EXPOSED DE ALGUM ARTISTA AE?????????????????

    ResponderExcluir