quarta-feira, 17 de julho de 2013

‘Negras de merda, voltem para Cuba’. Atletas sofrem racismo no Sul

Chateada com o episódio, Ramirez usou o Facebook para desabafar: “É triste em pleno século 21 termos atos de racismo. Um povo ignorante é triste. Não tem respeito pelo ser humano. Isso que me incomoda. Pode ser um país rico, mas cadê o ser humano?”

racismo volei ramirez cuba
Não foi apenas o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, que foi vítima de racismo por parte dos torcedores adversários. Na rodada do fim de semana passado, a última da fase classificatória da Superliga feminina de vôlei, as cubanas Herrera e Ramirez viveram situações constrangedoras durante o duelo entre Usiminas/Minas e Rio do Sul, em Santa Catarina.
Chateada com o episódio, Ramirez usou o Facebook para desabafar. “Estou muito triste. Me sinto mal. Um torcedor do Rio do Sul chegou perto da quadra onde estavam Herrera e eu para gritar na nossa cara ‘negras de merda, voltem para Cuba. É triste em pleno século 21 termos atos de racismo. Um povo ignorante é triste. Não tem respeito pelo ser humano. Isso que me incomoda. Pode ser um país rico, mas cadê o ser humano?”.
De imediato, a caribenha recebeu o carinho dos fãs brasileiros, indignados com o que se passou no interior do Sul do País. “Gente, obrigada pelo apoio em um momento como esse. Estou concordando totalmente com todos os comentários de vocês. Cada um é muito importante para mim. Obrigada por tanto carinho e apoio. Amo todos vocês de coração”, postou ela antes de ir dormir.
Fonte: Pragmatismo Politico

49 comentários:

  1. Logo o pessoal do Sul que se dizem tão superiores, os melhores do Brasil ? Que coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO TEM IGNORANTES NO NORTE DO PAÍS, TEM NO SUL TBM. N GENERALIZE UM POVO POR IGNORANCIA DE ALGUNS MEU AMIGO.

      Excluir
    2. Ali disse TODOS do Sul? Não ali ta UM torcedor do Rio do Sul.
      Vc mora aqui no Sul pra dizer que o pessoal do Sul sao todos assim? Não diga oq vc não sabe

      Excluir
    3. não fale merda, ignorante tem em todos os lugares, começando por você generalizando todos.

      Excluir
    4. Existem em todos os lugares mas em muito maior numero no sul, vc irá encontrar pouquíssimas pessoas que pensam assim no nordeste (alguns até vindos do sul), já no sul...

      Excluir
    5. Não são todos do Sul, de forma alguma. Mas uma parte, ou pelo menos a imagem que é passada do sul (Além de belas paisagens européias e o frio) é o fato de se sentirem um tanto superiores. Repetirei: Não são todos, apenas a imagem que é passada. É como o Nordeste, que é taxado de matuto/caipira/comedor de pedra e principalmente "Paraíba". Mas Nordeste não é bem assim, especialmente a Paraíba não é bem o que se é pensado.

      Excluir
    6. Sensacionalismo de merda também. Todo dia acontece racismo, inclusive la nos tchê da vida.

      Excluir
    7. ... meus caros, um erro não justifica outro, a população de Porto Alegre é 50% da raça negra, aliás se você é negão saiba desde já que as loiras do sul preferem homens negros! A colonização fez com que os negros no sul sejam em grande número. Em Santa Catarina realmente tem menos, porém, tem gente bem sucedida em todas as raças, como também tem japoneses morando em favelas... rsrsrs
      Tem mais gente preconceituosa em Salvador, porque a desigualdade social é maior entre classes...

      Excluir
  2. Racismo é crime, mas com nossas leis tudo vira uma piada, já dizem que a oportunidade faz o ladrão, e hoje abrem-se brechas para isto, estou triste pelo que li, gostaria de ir lá e pedir desculpas pessoalmente em nome de nosso povo, infelizmente aconteceu e vai continuar acontecendo enquanto nada disso mudar. Acorda Brasil!

    ResponderExcluir
  3. CADÊ A NOVIDADE ??
    O PESSOAL DO SUL SE ACHA MELHOR
    QUE TODO MUNDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC N DEVERIA SE DIMINUIR COMO ESTÁ FAZENDO, TENHA UM POUCO MAIS DE ORGULHO DE SUA TERRA. COMO TEM IGNORANTES NO NORTE DO PAÍS, TEM NO SUL TBM. N GENERALIZE UM POVO POR IGNORANCIA DE ALGUNS MEU AMIGO.

      Excluir
    2. Não são todos que moram no Sul que são assim! RACISMO EXISTE EM TODO O BRASIL! Conheço paulistas racistas, conheço nordestinos racistas, mato-grossenses, brasilienses e gaúchos racistas. Essa matéria deveria mostrar que o Racismo está em quem tem mente pequena, e não na região onde mora.

      Excluir
    3. Concordo com a Caro. E Acrescento que o pior é o fato de criarem cotas para negros, pra mim qualquer tipo de "separação" ou "privilegio" dados aos "Negros" , pra mim já um ato e forma de discriminar. Eu sou negra e não me acho menos competente pra precisar disputar por uma cota para negros. Isso tudo é uma grandississima palhacada.

      Excluir
    4. O melhor é o pessoal não ler oq ta escrito lá na reportagem lá diz q um Torcedor do Rio do Sul falou aquilo, agora em momento algum disse q esse torcedor era do Rio Grande do Sul Santa Catarina ou Paraná, agora pense bem e se esse torcedor for paulista, mineiro, goiano Carioca, e de qualquer outro lugar do país, então não julgue sem saber realmente a história.

      E vc Elton Madruga é de onde msm?

      Excluir
  4. Puts, tava pensando em voltar para o Brasil e morar no Sul, vou repensar minha decisao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é todo o pessoal do sul q é assim. São poucos, não generalize.

      Excluir
  5. Isso foi á um ano atrás!
    E não podem julgar uma região inteira por causa de uma só pessoa, nem todos são assim!

    ResponderExcluir
  6. Não são todos que moram no Sul que são assim! RACISMO EXISTE EM TODO O BRASIL! Conheço paulistas racistas, conheço nordestinos racistas, mato-grossenses, brasilienses e gaúchos racistas. Essa matéria deveria mostrar que o Racismo está em quem tem mente pequena, e não na região onde mora.

    ResponderExcluir
  7. sou de SC e me sinto bem desrespeitado por esse tipo de atitude racista de conterrâneos, mas isso não tem relação com o sul ou norte necessariamente, esse tipo de coisa nojenta e burra tem em todo o Brasil e em todo o mundo, gente idiota e mal educada tem em qualquer lugar,não apenas no sul. Não acho muito saudável fazer jogo xenofóbico dentro do nosso pais, temos que erradicar o preconceito e não aumentá-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha juliano eu não quero generalizar...longe de mim..mas aconteceu um episodio comigo engraçado no calçadão de uma das cidades de SC...fui locar um ponto comercial e o dono falou assim: aqui é bom demais cara..olhe se tem algum negro nas ruas...é dificil encontrar um...foi o único lugar que vi um comentário tão racista..ai eu fiquei pensando meus deus sera que esse povo tem essa tendencia? ou é só esse cara...

      Excluir
  8. N GENERALIZEM TODO UM POVO POR AMAR SUA TERRA E SUAS TRADIÇÕES NÃO. NÃO GENERALIZEM A IGNORÂNCIA DE ALGUNS POUCOS, A MAIORIA DOS SULISTAS N TEM RACISMO ENTRANHADO DENTRO DE SI MEUS AMIGOS. DIZEM QUE SULISTAS SE ACHAM MELHORES QUE AS OUTRAS PARTES DO PAÍS, ISSO É RIDÍCULO, AMAR E TER ORGULHO DE SUA TERRA E RAÍZES N TEM NADA A VER COM SE ACHAR MELHOR QUE OS OUTROS. VCS DEVERIAM TENTAR CANTAR O HINO DE VOSSOS ESTADOS E DO BRASIL COM ORGULHO. SE NÃO O FAZEM É PROBLEMA DE VCS NÃO DOS SULISTAS. ENTÃO PAREM DE SER IGNORANTES E FALAREM ESTAS ASNEIRAS. NÓS SULISTAS ACHAMOS MUITO ENGRAÇADO ESSES COMENTÁRIOS POIS SABEMOS QUE NÃO SOMOS ASSIM COMO VCS DO NORTE DIZEM QUE SOMOS. VENHAM VIVER AQUI POR UM TEMPO E SERÃO MUITO BEM VINDOS. TALVEZ ASSIM VOLTEM PARA SUAS TERRAS E RAÍZES COM UM MAIOR ORGULHO DE ONDE VIERAM. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como reclama que generalizaram o povo do sul, tmb não generalize do norte, tem gente ignorante em todo o pais, e no norte não é diferente, mais a nossa cultura, nos faz ser mais simples e as nossas condições não são das melhores, o povo chama nordestino de ignorante, ignorante é mais ainda quem os fala isso.
      Não cite apenas o norte como citou em todos os comentarios, faz parecer que isso é um insulto.

      Excluir
  9. Bando de gente burra, Por causa de UM caso que foi lançado na mídia todos acham que o Sul é uma bosta. E digo mais, o Sul não é melhor que lugar nenhum. É todo mundo igual, no sul acontece isso e coisas piores, no norte também acontecem merdas. Trabalho escravo em latifúndios, uma política quase que hereditária, mais fome que aqui, fora que os assassinatos mais frios ocorrem pela região do Pará, Maranhão e outros mais devido a uma prática vinda desde há muito tempo que é a dos pistoleiros. Pelo amor de Deus, parem de olhar pra mídia como se fosse a ditadora da verdade, criem vergonha na fuça, criticidade e parem de generalizar as coisas. Todas as regiões possuem os prós e os contras, não se pode qualificar a região toda por causa de uma meia dúzia de babacas que fugiram da escola. E Elton Madruga, se você acha que as pessoas do Sul se acham melhores, sinal que você se sente atingido por esse achismo sulino e a carapuça de "ser inferior" lhe serve. Floresça essa mente rapaz.

    ResponderExcluir
  10. N é por nada n, mas TINHA q do Sul, os arianos do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é o pessoal não ler oq ta escrito lá na reportagem lá diz q um Torcedor do Rio do Sul falou aquilo, agora em momento algum disse q esse torcedor era do Rio Grande do Sul Santa Catarina ou Paraná, agora pense bem e se esse torcedor for paulista, mineiro, goiano Carioca, e de qualquer outro lugar do país, então não julgue sem saber realmente a história.

      E vc Pablo é de onde msm?

      Excluir
  11. Engraçado, vcs tratam todas as pessoas do sul conforme o idiota que falou isso, mas os preconceituosos são os outros.
    O "pessoal do sul" se acha melhor...
    Bom, se me incluo nesse pessoal, tenho a dizer que não sou racista e que vocês, autores da matéria e de alguns comentários, são preconceituosos, o que também não é nada bonito.

    ResponderExcluir
  12. Os mais racistas estão no sul. Jamais queria ir pra um lugar desse. Se acham os melhores, mas estão muito atrasados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é o pessoal não ler oq ta escrito lá na reportagem lá diz q um Torcedor do Rio do Sul falou aquilo, agora em momento algum disse q esse torcedor era do Rio Grande do Sul Santa Catarina ou Paraná, agora pense bem e se esse torcedor for paulista, mineiro, goiano Carioca, e de qualquer outro lugar do país, então não julgue sem saber realmente a história.

      E vc Lucciano Campello é de onde msm?

      Excluir
  13. Sul=merda que se acha melhor que outras regiões... o mais engraçado é que se esses babacas fossem pros eua ou europa, iam sofrer tanto preconceito quanto qualquer outro brasileiro e latino americano, pois todos pertencem ao mesmo lugar atrasado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Guilherme Victor! Se forem pra lá serão considerados uns merdas, como acham os negros, que são os que mais contribuiram para esse País chamado Brasil!(Negro!)

      Excluir
    2. Guilerme Victor e se esse UM torcedor q xingou a atleta não for da região sul? imagine se ele for de SP,RJ,GO,MG seilá de qualqr lugar do Brasil sem ser do sul, como grande maioria sabe a muitas pessoas de outros estados que moram no Sul do país. E tu és de onde mesmo?

      Excluir
  14. A maioria do Sul é Racista sim! já passei por isto também! Se acham Europeus, por serem branquelos dos olhos azuis. Novidade? Adoro as branquinhas...rs. Mas odéio racismo e nunca mais estive no Sul por conta disto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é o pessoal não ler oq ta escrito lá na reportagem lá diz q um Torcedor do Rio do Sul falou aquilo, agora em momento algum disse q esse torcedor era do Rio Grande do Sul Santa Catarina ou Paraná, agora pense bem e se esse torcedor for paulista, mineiro, goiano Carioca, e de qualquer outro lugar do país, então não julgue sem saber realmente a história.

      E vc Josue Santos é de onde msm?

      Excluir
  15. hoje em dia ser racista é ser zuero, culpa de muitas páginas do facebook que tratam racismo, desrespeito a deficientes e tudo mais como "humor negro"..

    ResponderExcluir
  16. Tinha que ter uma punição severa pra nunca mais acontecer esse tippo de coisa, esse idiota racista.tem que tomar umas porradas uma pessoa dessas.

    ResponderExcluir
  17. E ainda dizem que os ignorantes são os Nordestinos.

    ResponderExcluir
  18. Como uma manchete TENDENCIOSA faz a diferença. Na primeira pagina que falava sobre esse episódio a manchete dizia: "'Negras de merda, voltem para Cuba'. Atletas sofrem racismo em Santa Catarina".. Agora aqui vejo uma manchete com o final "... Atletas sofrem racismo no sul". Porra Rio do Sul é uma cidadezinha no interior de Santa Catarina, inclusive eu, que sou negro, já morei lá e confesso que é uma cidade bastante racista mesmo, e vcs querem generalizar para todo o sul do Pais?? Sabendo-se que já existe o PRE-conceito que no sul as pessoas são racista... Moro em Porto Alegre, sou negro e nunca recebi nenhum tipo de racismo na minha cidade. Ah e inclusive queria deixar claro para o restante do país que sim, tem muitos negros aqui no sul, aqui não tem só alemães..

    ResponderExcluir
  19. Nem digo nada, os desastres naturais estão ai, para mostrar quem é maior do que quem, e que somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  20. Achei equivocado o título da matéria, pois não foram várias pessoas e sim uma em específico.

    ResponderExcluir
  21. pra mim é nítido que o preconceito não é contra a cor, mas contra a etnia cubana! tenho minhas dúvidas se esses mesmos babacas ofenderiam algum negro americano ou inglês!

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca vi um povo mais racista que o povo do sul em especial do Rio Grande Do Sul.

    ResponderExcluir
  23. EM VEZ DE VOCÊS FICAREM SE AGREDINDO E FICAR BOTANDO LENHA NA FOGUEIRA IGNORE. QUANDO A IGNORÂNCIA FALA A INTELIGENCIA SE CALA.

    ResponderExcluir
  24. Que bando de hipócritas preconceituosos, o Sul que sustenta esse país, os três estados juntos são os que mais arrecadam tributos no pais e os que menos recebe investimentos do governo federal, esse dinheiro todo é usado pelo governo pra comprar voto através do bolsa família.

    ResponderExcluir
  25. Moro no Rio Grande do Sul e achei o cúmulo generalizarem, dizerem que todo o pessoal do Sul é Racista,as pessoas que eu conheço e que vivem pelo Sul, são bem pelo o Contrário. Pessoas desrespeitosas e racistas existem de Norte a Sul meu caro, não é só aqui e outra nunca me senti superior a ninguém pelo fato de morar aqui, pelo contrário, quando conversava com alguém que morava em outras regiões, a pessoa já começava a falar mal da minha região, etc, Poxa, daí é sacanagem neh, será que também não existe preconceito contra o pessoal que mora no Sul?

    ResponderExcluir
  26. O Sul se acha mesmo sem achar que não se acha, mas tanto achismo os leva uma uma letargia cerebral, que, de certa forma os levam ao planeta dos macacos...

    ResponderExcluir
  27. O racismo no sul do país é acentuado e descarado. Já viajei quase todo país e o único lugar que me senti constrangida por ser negra foi no sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida... minha mãe é negra, sou mestiço, meus parentes são negros e mestiços e não me julgue porque me auto refiro como mestiço, porque não sou negro e nem branco, minha mulher é filha de japonês com uma mestiça de indio, a chamam de japonesa, mas ela é brasileira. Sinto muito quando você se sentiu desconfortável no sul, mas os negros do sul são orgulhosos da própria raça e não deixa ninguém passar por cima dos direitos que todos temos! Um fato isolado não pode ser generalizado!

      Excluir