sábado, 8 de junho de 2013

Mayara Ferreira (hipocrisia)

O que vem a sua mente, ao ler essa palavra: hipocrisia?



Talvez, muitos ainda nem pararam de fato para pensar sobre essa palavra e sua definição... e confesso, até agora, nem eu.
Primeiro uma breve definição de hipocrisia: ato de fingir ter qualidades, ideias ou sentimentos que na verdade não se possui. Desempenhar um papel.
Quantas vezes você, eu e todo mundo já fomos – e talvez continuaremos a ser - hipócritas ?
Nós, seres humanos, somos uma espécie engraçada e idiota ao mesmo tempo. Quer um exemplo? Lá vai: hoje talvez você deu um conselho a um (a) amigo (a), mas se fosse com você não seguiria, ou diria que não daria certo ou que é loucura. Hoje talvez, mentalmente julgou alguém, seja por sua roupa, raça, orientação sexual ou pela opinião “diversificadamente absurda”, mas que em algum debate ou frases no Facebook é logo mascarada.
Aí você deve estar pensando: Ah mas, mesmo eu tendo uma opinião adversa a sua, eu respeito! Existe uma linha muito tênue entre respeito e hipocrisia. Outro exemplo: Eu respeito os homossexuais, mas se um filho meu “virar gay” prefiro morrer! Eu respeito os negros, mas se alguém da minha família namorar um (a), proíbo o relacionamento! Eu respeito os ateus, mas eles precisam conhecer Jesus ! Eu respeito os religiosos, mas veneração já é demais!
Na minha opinião, desde que o mundo é mundo a hipocrisia existe, digo até que está em nossos DNA’s, metaforicamente falando.
Hipocrisia e respeito são fáceis de se confundir. Todos nós, confundimos isso.
Costumamos mudar as regras do jogo quando as coisas não vão a nosso favor. Creio eu que hipocrisia tenha muito a ver com “status”, ser aceito por um grupo de pessoas, sobre uma ideologia.
Não quero julgar ninguém aqui, afinal eu admito e grito: Sou hipócrita também !. Mas o meu intuito é fazer com que vocês parem pra pensar um pouco sobre a sua, a nossa hipocrisia.
A vida em sociedade, às vezes, é uma merda mesmo ... mas vai de você mudar isso. Pense, reflita, abra a sua mente para novos assuntos, ouça o outro lado antes de tirar conclusões. Só depende de você fazer com que a merda, vire adubo.

Perfil: Mayara Ferreira

5 comentários:

  1. Ótimo texto! Passou a mensagem de forma realista, usando as palavras certas. A hipocrisia é mesmo intrínseca à sociedade, e você explicou isso muito bem. Parabéns Mayara.

    ResponderExcluir
  2. Como diria Byakuran; "Hipocrisia jamais irá vencer contra todos os desejos desagradáveis dos seres humanos."

    ResponderExcluir
  3. Como faço para enviar um artigo?
    Eu ouvi falar que este site está recebendo artigos, no qual, os melhores receberão um livro...rsrsrs
    Quero enviar um também!

    ResponderExcluir
  4. Enviei um texto para o email do site. Gostaria que publicassem, pois está, ao meu ver, bem escrito. :-)

    ResponderExcluir