domingo, 9 de junho de 2013

Ex-ministro chinês pode ser condenado à morte por corrupção


O ex-ministro chinês das Ferrovias compareceu neste domingo a um tribunal de Pequim acusado de abuso de poder e corrupção (Foto: CCTV/Reuters)

O ex-ministro de Ferrovias da China, Liu Zhijun, pode ser condenado à morte por corrupção no país. Ele é acusado de receber cerca de R$ 22 milhões em propinas de 1986 a 2011. Neste domingo (9), uma audiência sobre o caso aconteceu em um tribunal de Pequim, segundo o G1.
Quando o caso foi descoberto, em 2011, Zhijun foi expulso do Partido Comunista. A acusação diz que por conta do dinheiro recebido, ele favoreceu o presidente de uma firma de investimentos, que obteve um "enorme lucro ilegal".
Ele também é acusado de ter favorecido 11 pessoas diretamente, aumentando salários ou com contratos vantajosos. 
A audiência de hoje não foi anunciada de maneira antecipada e o público que acompanhou foi selecionado. O advogado de defesa, Qian Lieyang, disse à imprensa chinesa que o cliente não rejeitou as acusações e que as discussões foram mais sobre quanto foi desviado pelo ex-ministro.

2 comentários:

  1. Um politico quando comete corrupção faz muito mais do que "apenas" roubar dinheiro.
    Ele tira a esperança de várias pessoas, joga várias famílias na miséria e condena tantos a morte ou ao crime de maneira indireta.
    São culpados de um dos crimes mais hediondos que existem hoje em dia.

    ResponderExcluir