segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dilma propõe plebiscito para reforma política



Em resposta às manifestações populares que tomam conta das ruas do país, a presidente Dilma Rousseff propôs nesta segunda-feira (24) "cinco pactos em favor do Brasil" a governadores e prefeitos. As medidas são nas áreas social, econômica e política.
Na fala inicial durante a reunião, a presidente disse que é preciso unir forças para o combate e controle à inflação, uma das questões vêm diminuindo a aprovação de seu governo.
Segundo Dilma, a alta da inflação ainda é reflexo da crise financeira internacional. "A responsabilidade fiscal para garantir estabilidade da economia e garantir o controle da inflação. Essa é uma dimensão importante no momento atual quando a crise castiga com volatilidade toas as nações", disse.
Em seguida, a presidente propôs um plebiscito sobre a realização de uma constituinte para uma ampla reforma política que "amplie a participação popular e os horizontes da cidadania".
Dilma defendeu ainda que a corrupção seja transformada em crime hediondo e a ampliação da Lei de Acesso a Informação. "Queremos dar prioridade ao combate à corrupção de forma mais contundente. Nesse sentido, precisamos de uma nova legislação que classifique a corrupção dolosa como crime hediondo ".
Mesmo com a resistência da categoria, a presidente anunciou como um compromisso para melhorar a saúde a importação de médicos estrangeiros para o SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a presidente, as vagas serão oferecidas com prioridade para médicos brasileiros. As que não forem preenchidas ficarão para os estrangeiros.
"Sei que vamos enfrentar um debate democrático. Gostaria de dizer à classe médica que não trata de medida hostil ou desrespeitosa, tendo em vista que temos dificuldades de encontrar médico para trabalhar nas áreas mais remotas", disse. Sempre oferecemos aos médicos brasileiros os médicos e depois chamaremos os estrangeiros. A saúde do cidadão deve prevalecer sobre qualquer interesse", completou.
A presidente comparou a importação de médicos com outros países. Ela citou que o "Brasil continua sendo o que menos emprega médicos estrangeiros", com 1,79% do mercado. Nos Estados Unidos seriam 25% e na Austrália, 22%. "Enquanto isso, temos hoje regiões que não têm atendimento médicos. Isso não pode continuar", disse.
O governo vai ampliar o número de vagas para formação de médicos e também o número de residência. Serão mais de 11 mil vagas de graduação.
Para o setor de transportes, ela anunciou R$ 50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana. Ela cobrou maior transparência na fixação dos preços das tarifas.
"O nosso pacto precisa assegurar também uma participação da sociedade e maior transparência no cálculo das tarifas".
Na área educacional, a presidente cobrou do Congresso Nacional a aprovação do projeto que destina 100% dos recursos de royalties e participação especial do petróleo da camada pré-sal para a educação. Segundo o texto, 50% dos rendimentos do fundo social do pré-sal também devem ser direcionados para o setor.
Ela afirmou que essa será uma mudança importante e disse contar com a simpatia de governadores e prefeitos.
A presidente fez uma avaliação sobre as manifestações e voltou a garantir que seu governo ouve as ruas.
"Nós também sabemos das incontáveis dificuldades para resolvê-las. Eu mesma tenho enfrentado desde que assumi a Presidência inúmeras barreiras. Junto com a população podemos resolver os problemas. Não há por que ficarmos inertes, acomodados ou divididos."
"O povo está agora nas ruas dizendo que as mudanças continuem. Que elas se ampliem, que elas ocorram ainda mais rápido. Ele está nos dizendo que quer mais cidadania. Quer uma cidadania plena. As ruas estão nos dizendo que o país quer serviços públicos de qualidade, quer mecanismos mais eficientes de combate à corrupção que assegurem o bom uso do dinheiro público. Querem uma representação política permeável."
"O país deixou de ser governado apenas para 1/3 da população. Passou a ser governado para todos os brasileiros."

23 comentários:

  1. Mais isso ainda não é nada, temos muito a lutar nas ruas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...O povo tem que ter conciência e,saber que certamente,é manobra para calar o povo e,ganhar tempo com os interesses políticos e desportivos,que neste momento está querendo mudar o nosso país.

      Excluir
    2. Como a redução imediata do salário dos políticos, tomando essa inciativa os cofres públicos vão encher de dinheiro.

      Excluir
    3. Quer concertar o Brasil usa exmplo da Suecia, la o governo ganha todos fora o presidente um salario de 1.800 Euros, isso quer dizer o mesmo de 1.800 Reais, pq la um trabalhar comun ganha esse salario e o valor das coisas sao muito mais baratos de toda europa, pessoal vcs nao estao enchergando que isso ai é balela? nao tem logica, vamos tomar exemplo da suecia! dirruba o governo e entra militares, civis e professores na area da politica e toma conta do governo, hoje nao existe mais roubo, todo dinheiro que é retinhado do caixa publico ele tem que ser feito um informe pra falar quem esta pagando pra onde vai e para que vai!!! acorda Brasil, todos os politicos na suecia compartem apartamento e tem um trabalho normal, e tambem trabalhao na politica porem a politica para eles é como um Hobbi

      Excluir
  2. Isso não é motivo para comemorações, políticos não tem fama de cumprir o que falam então vamos lutar nas ruas!

    ResponderExcluir
  3. ela esta usando um texto de toda a reclamação que esta nas ruas, isso é exatamente o que o povo fala e ela esta repetindo,.
    A questão a ser debatida é: Vai a Dilma cumprir isso? ou são somente palavras bonitas para acalmar o povo e depois que a poeira baixar vai ficar tudo na mesma?

    ResponderExcluir
  4. Falar é fácil, eu quero ver é fazer!

    ResponderExcluir
  5. Pra que plebiscito se o governo não obedece a vontade do povo e nem o voto. É só ver o que aconteceu com o plebiscito sobre o desarmamento. A maioria esmagadora da população votou favorável as armas, ao direito de ter armas, mas o governo dificulta, impede na verdade usando a burocracia e falsos dados mascarando a realidade. O GOVERNO JOGOU FORA, CUSPIU NOS NOSSOS VOTOS NO ULTIMO PLEBISCITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João fiquei seu fã cara temos que exigir esse direito nas ruas também, exigir que nossa constituição seja mais rígida com o objetivo de diminuir o número de emendas constitucionais absurdas como a pec 33, 37e 99 entre outras, no caso da pec 33 é inconstitucional e mesmo sabendo disso perdem tempo votando quando deveriam estar votando qualquer outra coisa mais útil, isso sem falar no Feliciano que deve estar fazendo nosso pais parecer uma piada no exterior com esse absurdo que é a cura gay, só falta ele querer gastar nosso dinheiro pra curar gay arrependido e que agora quer ser evangélico.

      Excluir
  6. Com todo o respeito Srª. presidenta, tenho a leve impressão que está se cagando com a força do povo, pela primeira vez a Srª viu do que somos capazes e esta com esses contos da carochinha! Sou a favor de derrubar ela e sua corja de assassinos e recomeçarmos do zero!

    ResponderExcluir
  7. é UMA VERGONHA!!!!
    Agora quem se encontra no CONGRESSO irá aceitar o que o povo tem gritado nas ruas"? Quem se encontra no CONGRESSO TEM QUE SENTIR A FORÇA DO POVO".. Pois o impeachment não resolve o problema. Como exemplo temos o Collor que sofreu o impeachment, mas o congresso fiou intacto.... 90% DO CONGRESSO TEM QUE CAIR"

    ResponderExcluir
  8. Acho que o negócio é pagar pra ver. As pessoas estão cobrando dela coisas que não estão nas mãos dela, mas se ela fizer o que de fato, está nas mãos dela, vai ganhar meu apoio. Não sou partidária, sinceramente não me importa o partido do ladrão, quero ver os ladrões na cadeia. E outra, muita coisa que ela deixou de cumprir é porque foi vetada no senado e disso ninguém fala. Se ela propôs algo bom pro povo, não vejo porque não apoiar, correr atrás.

    ResponderExcluir
  9. As pessoas pedem mudanças, mas quando a presidente propõe mudanças, as pessoas reclamam do mesmo jeito, não dá pra entender! O que queremos afinal? Tem gente que nem para pra pensar, vai jogando pedra independente do que a presidente disser e ainda reclama porque a mulher não diz nada. Não acho que ela seja santa, mas tenho certeza que ela não a pior dentre tantos ladrões lá dentro, e o erro começa quando as pessoas perdem o foco e deixam de responsabilizar os verdadeiros responsáveis. Cobremos dela o que está nas mãos dela, mas cobremos também de todos os outros que NÓS, o NOSSO VOTO, elegeu e estão lá ROUBANDO nosso dinheiro. A galera não aprende, o problema não é só a Dilma. E como disse no comentário anterior, a gente tem que brigar pela nossa parte, se ela propôs, vamos exigir e fazer com que aconteça. Nem tudo depende dela pra ser aprovado, então temos que pressionar ela, mas pressionar os demais responsáveis também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo tirou as palavras de minha boca !

      Excluir
    2. O tempo de prometer era a 3 anos atras ! Agora e tempo de ter cumprindo !

      Excluir
  10. NÃO COMEMOREIS NADA, POIS NÃO GANHAMOS NADA E NEM CONQUISTAMOS
    O que aconteceu hoje foram apenas PROMESSAS ...
    Nada a partir do que falaram está acontecendo agora ou melhorou à partir de agora.
    NOSSA LUTA É PARA AGORA, QUEREMOS PARA ONTEM E NÃO PARA TALVEZ, QUEM SABE, PORQUE PROMETEMOS E ETC.
    Reforma política ? sim precisamos, e queremos o mais rápido POSSÍVEL.
    Transporte público de qualidade ? PARA ONTEM !!!!
    Hospitais de qualidade e com infra estrutura para atender a demanda ? PARA ONTEM !!!!!!!!
    Escolas Públicas de qualidade e Professores bem remunerados ? PARA ONTEM !!!!!!!!
    Politicos condenados fora do Congresso Nacional e suas respectivas Comissões ? PARA ONTEM !!!!!
    SÓ ALGUMAS E QUE QUEREMOS AGORA !!
    ENTENDEU PRESIDENTA ? COMECE AGORA A INVESTIR no que foi prometido por TODOS ANTERIORMENTE !!! E TIRE OS CONDENADOS Do CONGRESSO !!!
    ACABOU A MAMATA !! OU PARA COM A SACANAGEM OU
    NÓS VAMOS PARAR O BRASIL !!

    ResponderExcluir
  11. ENQUANTO TIVER AQUELES VELHOTES DA PEDRA.dput.senad ESQUECE POVO

    ResponderExcluir
  12. Não deixem de ir as ruas por causa dessa promessa verbal quero ver preto no branco... ai sim vo me calar... se eles conseguem votos para aumento de salario em uma noite vamos começar a ,mexer os pauzinhos ai dona Presidenta.

    ResponderExcluir
  13. Só saio da rua quando começar a reforma política! É na reforma que vamos acabar com o paraíso dos políticos!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Promessas da Dilma para se tornar presidente \/
    \/ \/
    Melhorar todo o sistema de saúde.
    Fazer 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas.
    Construir 8.600 unidades básicas de saúde em todo o país.
    Universalizar o SUS, garantindo mais recursos para o programa, e ampliar o número de profissionais.
    Implantar o cartão do SUS, com o registro do histórico dos atendimentos.
    Ampliar o Saúde da Família.
    Ampliar as Farmácias Populares.
    Ampliar o Brasil Sorridente.
    Ampliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
    Valorizar práticas preventivas.
    Garantir atendimento básico, ambulatorial e hospitalar altamente resolutivo em todos os estados.
    Melhorar a gestão dos recursos.
    Distribuir gratuitamente remédios para hipertensão e diabetes, usando o programa Aqui tem Farmácia Popular.

    Confira a matéria

    Implantar rede de prevenção de câncer em todo o país.
    Ampliar a rede de atendimento para gestantes e crianças de até um ano. Criar clínicas especializadas, maternidades de alto e baixo riscos, UTIs neonatais e ambulâncias do Samu com mini-UTI para bebês, articulando essa rede ao Samu-Cegonha.
    Articular uma rede integrada pública e privada, custeada pelo SUS, para tratar dependentes de crack. O SUS deverá dar acompanhamento psicossocial após a internação.
    Dar atenção a programas de saúde mental, especialmente para tratamento de alcoolismo e dependência de drogas.
    Acabar com as filas para exames e atendimentos especializados.
    Criar cursos de capacitação para quem atende à população.
    Ter autossuficiência científica na produção de fármacos.
    Ampliar a fabricação de genéricos.!!!
    /\(isso apenas na saude)(o total de promessas em geral...)

    e agora, vcs vao acreditar nesse discurso falso q ela fez ontem ?!!!

    ResponderExcluir
  15. Dilma não esqueça que vc estar dando sua cara a tapa e se vc não cumpri com sua palavra nos cidadãos brasileiros iremos bater e bater com força não pense nem por um momento que é só pq é vespera de eleição vc vai enganar a todo mundo e não cumpri com sua palavra, se ligue que isso foi só o começo e vc sabe muito bem que nos brasileiros corremos atraz do que é nosso por direito e se vc vacilar nos tiraremos vc do poder rapidinho não seja safada.

    ResponderExcluir
  16. Temos que ver se os políticos que vão entrar ano que vem no governo vão assumir esses acordos e essas decisões que os políticos atuais estão propondo , porque senão de nada valerá isso que a presidenta está propondo .

    ResponderExcluir
  17. Mas não é o congresso nacional q propõe plebiscitos?? a presidente pode fazer isso?

    ResponderExcluir