sábado, 1 de junho de 2013

Cartunista recria figura de Jesus como astro punk ateu


Punk Rock Jesus


O cartunista Sean Gordon Murphy, 31, lançará em julho nos Estados Unidos, com tradução prevista para o português, a minissérie Punk Rock Jesus, que tem sido criticada por líderes religiosos e fiéis por causa do seu enredo: o filho de Deus é um jovem revoltado que se declara ateu e cria uma banda de rock punk. Murphy foi até ameaçado de morte pela internet.

A estória ocorre no futuro, mas com ingredientes de hoje e do passado. Uma rede de TV encomenda a clonagem de Jesus a partir do Santo Sudário, o manto que, dizem os crentes, o envolveu em seu martírio.

A TV “ressuscita” o Messias para que ele protagonize um reality show. Mas Jesus fica chateado com os produtores do programa porque excluíram a participação de sua mãe — com ela, a audiência caia. Jesus fica furioso, revela em transmissão nacional que na verdade é ateu e abandona o estúdio para se dedicar a sua banda de rock punk The Flack Jackets.

O Messias é acompanhado por Gwen, uma garota que tinha sido escolhida pela TV para lhe gerar um filho, e por um ex-membro do IRA (católico fanático) que assume a missão de seu guarda-costas. É esse personagem que conta a estória nos quadrinhos.

Murphy é um talentoso quadrinista. Já desenhou aventuras de personagens como "Batman" e "Vampiro Americano". É autor de minisséries como “Hellblazer: Cidade dos Demônios".


Sean Gordon Murphy
Murphy diz que quer
quebrar tabus
Editado pela Vertigo, Punk Rock Jesus terá cinco edições em preto-e-branco, mas poderá ter versões coloridas. O enredo e o texto são de Murphy.

Ele comparou a reação de religiosos a esse seu trabalho aos artistas que são acusados em países mulçumanos de desrespeitar Maomé.

"Sou taxado de controverso porque a maioria dos cartunistas evita falar de religião, mas não podemos deixar que o conservadorismo nos impeça de tocar nesses assuntos”, disse ele a Douglas Gavras, que é colaborador da Folha de S.Paulo. “Desenho para quebrar tabus."

26 comentários:

  1. Muito interessante. Deve ser um trabalho muito bem feito.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Perfeito vai ser seu julgamento...se não se arrepender!!!

      Excluir
    2. Adilson, pare. Também sou cristão, mas ficar xingando a galera não vai adiantar nada. Não somos ninguém para dizer qual será o julgamento de Deus, isso cabe a Ele. Deixe esse tipo de coisa de lado, se meter só piora.

      Excluir
    3. Adilson, minha resposta pra ti ta no fim da pagina...

      Excluir
  3. Porque vc não fez com Maomé...medo!no minimo um muçulmano ia da um jeito em vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crentelhos everywhere HEUEHUHEUHEUEH

      Excluir
    2. Vai a merda vai. ou melhor, vai a igreja vai.

      Excluir
    3. cara, me diz uma coisa, se eu não acredito em seu deus, o seu deus vai me matar por isso?
      então seu deus é um assassino?
      vc venera um assassino?

      Excluir
    4. kkkk adilson lamenta nao poder mais queimar os hereges na fogueira

      Excluir
    5. Corrigindo o comentário do "overLordSS" : Vai a merda vai. Ou melhor olha p teu comentário idiota vai. E faça bom proveito.

      Excluir
    6. Gustavo Gomes, kkkkkkkkkk seu comentário foi bem engraçado. Ele disse um mulçumano e não o deus Maomé(q na verdade nem é considerado deus). Estudos (história e português, please) mandaram lembranças ;)

      Excluir
  4. Creio que cada um tem livre arbítrio pra fazer oque bem intender, mas a igreja sempre utiliza do medo do inferno pra nos fazer abaixar a cabeça para suas vontades. O cara tem coragem e talvez os quadrinhos realmente sejam bons. A intenção dele, pelo que vimos, não é ofender ninguém, mas há pessoas que se ofendem por qualquer coisa que envolva Deus e a religião. Sou cristão e vejo isso apenas como quadrinho, nada mais que isso. Ele fica na dele e eu na minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a igreja faz, utilizando-se "do medo do inferno p nos fazer abaixar a cabeça p suas vontades"?? Não entendi a parte do suas. Tudo o que ela faz é de acordo com o q Jesus ensinou e pediu aos discípulos e profetas para ser escrito. Q tipo de cristão é vc q apoia isso? Você não tem Jesus como seu irmão/Pai?? Se fosse com seu pai ou outro parente seu q vc ama muito você deixaria q isso acontecesse? Dê-se respeito. Se vc vê alguém errando o seu dever como cristão é falar o q é certo a este. Não quis ser chata, só acho q assim vc só dá mais motivos p outras pessoas q não crêem em Jesus falem mal dos cristãos, já q eles costumam generalizar ao ver um errinho só..

      Excluir
  5. Interessante a estória. Só acho que, se o "ressuscitado" vier e tiver os genes de Jesus, não seria um roqueiro, acho que seria político. O autor perdeu a chance de criticar o poder político dos povos.

    ResponderExcluir
  6. A mentalidade dos religiosos fanáticos é interessante. Eles acham que Jesus está muuuito ofendido com esse Catoon. É tão ridículo! Eles querem defender O indefensável. Galera religiosa, Jesus/Deus não precisa de sua defesa. Acalmem-se, é só um Cartoon!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mentalidade dos ateus fanáticos é interessante. Eles acham que os cristãos estão muuuuito preocupados com esse simples cartoon. É tão ridículo! Eles querem ofender com algo inofensível a fé dos que crêem em Jesus. Galera ateísta, Jesus/Deus pediu para que fôssemos evangelisadores e falasse-mos Dele a quem quer q fosse pois todos nós somos filhos de Deus. Acalmem-se é só a verdade!!

      Excluir
  7. Crentinos...
    Cara, cada um cuida da sua vida. Tu n vai converter ninguem pq tu eh um cristao ignorante e incompetente q prefere jogar a pedra a estender a mao, estou farto de pessoas como tu, vai te converter denovo pseudo irmão...
    Nao julgues para nao seres julgados, vieste a um lugar onde nao fosse convidado com intuito de causar briga e levantar a ira do proximo,achas que teu deus se orgulha de tua atitude adilson? Achas que teu ''mestre'' faria igual a ti e entraria na casa de um impio para apontar o dedo ofender e desrespeitar apenas por nao partilhar suas crenças?
    Vai ler a biblia e ora com mais vontade, pq acho q tu n ta no caminho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você foi convidado pra acessar esse site? Gosta de dar ordens né Dark Player? Legal: Cuida da tua vida também. Ele só dá a opinião dele quando comenta, não vi ele pregando com versículos e nem falando de Jesus p o pessoal p converter alguém. Já conheces ele bem assim p dizer: "tu eh um cristão ignorante e incompetente q prefere jogar a pedra a estender a mao" ?? HIPÓCRITA, cadê o: "Nao julgues para nao seres julgados"?? Tá estressado? Vai pescar (8). E você o q sabe sobre com o q Deus se orgulha ou deixa de se orgulhar? Com certeza Deus faria muito melhor q ele e qlqr um aqui com relação a abrir os olhos de um ímpio se ele quisesse e como já fez ao mandar seu Filho morrer numa Cruz por mim e por vc. Ele nos deu o livre arbítrio para que não fôssemos como marionetes, essa é a grande sacada, o Seu amor é tão imenso q não nos impede de escolher nossos caminhos, Ele apenas nos mostrou/mostra ql é o certo a se seguir, Ele já fez à sua parte agora é com vc. Acorde, estamos em pleno séc XXI e vc ainda se acha superior a alguém? Nossa... meus pêsames hahaha.

      Excluir
    2. nao me acho superior, sim fui convidado, cada um tem o direito de não frequentar, assistir, ler, ouvir etc... conteudos que julga improprios, o adilson parece o tipo de cara que vai num site porno e comenta que é pecado...
      o escritor tem a mente aberta, o adilson não :D

      Excluir
    3. Nossa cara, tô começando a achar q vc tem poderes de adivinhação ou coisa do tipo o.O como vc predefine as pessoas, por isso q é ateu. Aposto q não sabe 1/3 do q a igreja prega e se diz ateu. Vcs deveriam ao menos buscar entender tudo e depois tirar suas PRÓPRIAS conclusões e depois criticar e argumentar bem contra algo. Mas, muitos q conheço, não se dão nem a oportunidade de conhecer os motivos do q se tem na igreja, acham muito mais fácil jogar pedra e sair fora. Me poupe. E ainda se deixam influenciar e inspirar pela mídia, amizades, filósofos achando q têm liberdade. Que bom q por tão pouco vc já viu q o escritor tem a mente aberta e o adilson não, isso mostra como vc pensa e se torna mais um ateu e não "o" ateu.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Kaline, nao quero te ofender, mas jesus punk rock e homem aranha sao livros de historia, nos gostamos de ficçao, se voce acredita em jesus como cristo, nao é da minha conta. o que me diz de uma coisa, vc venera seu jesus e eu leio as HQs do jesus clone punk, ok? Eu nao me considero ateu, apenas acho que se nao concordas com esta obra, apenas evite a, nao concordo com algumas praticas cristas evangelicas, que deve ser o seu caso talvez, nem por isso vou em grupos de estudos biblicos para diminuir os cristaos e caçoar de suas praticas. Porem o foco de nossa conversa, foi um homem que julgou outro, e provocou, se ofendeu com comentarios de uma obra ficticia, te pergunto. Se sabes que um filme nao te agrada, por que assistir e apos critica lo?
    Quero conversar melhor contigo, porem sem tanto atrito, se quiser me adiciona no facebook, sou um pouco ignorante e nao sei me expressar direito, mas seria um prazer conversar sobre este tema.
    Meu nome é cristiano miranda, minha foto de perfil é maquiada de zumbi
    Abraço a todos , perdao pelos excessos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, kkk não sou evangélica. Sou católica. Eu sei q são fictícios é q, ao q me referi, o Jesus Punk Ateu, agride a qm eu amo e respeito. Isso me incomoda pois se não acreditam em Jesus Cristo deveriam respeitar, cada um na sua se quer mostrar o seu lado mostre com bons argumentos e com conhecimento sólido sobre a sua opnião e mostre o porquê e não sair por aí falando ou desenhando imagens nada a ver. Me desculpe se fiz de vc uma pessoa que não é pelo meu comentário. Não o encontrei no face. Também não quero atrito e acho que isso já acabou por aqui, mas se quiser continuar a discutir pode ter certeza q eu vou tentar lhe responder. Não me importa se vc não se expresse "bem", basta vc está certo, vou procurar entender. Bjs.

      Excluir