sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mulher é encontrada viva 17 dias após desabamento


As equipes de resgate em Bangladesh encontraram uma mulher viva sob os escombros do edifício que desabou há 17 dias em um subúrbio da capital do país, Daca, anunciou o Exército. O resgate aconteceu nesta sexta-feira (10), mesmo dia em que o número de mortos na tragédia passou de 1 mil, se tornando um dos piores desastres do setor industrial da história.


        Equipes de resgate carregam sobrevivente do desabamento de um prédio em Savar, Bangladesh

A mulher, identificada como Reshma, estava em tão bom estado que foi capaz de falar, segundo um integrante das equipes de resgate. Ela disse que sobreviveu comendo alimentos secos e tomando água de garrafa.

As equipes a encontraram na tarde desta sexta, no horário local, nos destroços do subsolo do prédio, perto de uma sala de oração, e ordenaram imediatamente que os tratores e guindastes parassem de trabalhar. Eles usaram serrotes para abrir espaço no meio dos escombros, enquanto centenas de trabalhadores que há dias vêm removendo os corpos do local ergueram as mãos em oração.
"Alá, o senhor é o maior, o senhor pode fazer tudo. Por favor, nos permita resgatar essa sobrevivente encontrada", disse um homem em um alto falante. "Pedimos perdão por nossos pecados. Por favor, nos perdoe, perdoe essa pessoa encontrada viva."

Quando a mulher, que segundo os soldados se chama Reshma, foi libertada depois de quarenta minutos, as multidões responderam com comemoração e choro. Ela foi levada às pressas ao hospital militar em uma ambulância, supostamente em bom estado, apesar da provação pela qual passou. Abdur Razzak, autoridade do Exército que estava no local, disse que ela estava bem e poderia até andar.
"Eu ouvi as vozes das equipes de resgate durante muitos dias. Fiquei batendo nos destroços com paus para chamar atenção", disse Reshma à TV Somoy da cama do hospital. "Ninguém me escutava. Foi muito ruim para mim. Eu nunca sonhei que veria a luz do dia de novo."
"Havia alguns alimentos secos à minha volta. Eu comi esses alimentos por 15 dias. Nos últimos dois dias, eu não tinha nada além de água. Eu bebia apenas uma quantidade limitada de água para guardar. Tinham algumas garrafas de água à minha volta."

Ela finalmente atraiu atenção das equipes quando começou a bater um tubo de metal contra os destroços, disse Razzak. Segundo ele, os trabalhadores entraram dentro dos escombros com lanternas. Eles deram água, oxigênio e soro para Reshma enquanto tentavam libertá-la.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário