quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ganha um livro quem melhor "falar" sobre a imagem


Um livro de presente para aquele que melhor descrever se procede ou não.

Clique na imagem e veja ela em maior resolução


28 comentários:

  1. não existe socialismo, vivemos em uma ilusão inacabável :/

    ResponderExcluir
  2. Nem capitalismo gera-se apenas pobreza. E nem todo socialismo gera-se riqueza.

    ResponderExcluir
  3. na teoria, as duas partes estão certas. mas na pratica é bem diferente. o socialismo na pratica no mundo atual, é uma ditadura embelezada, e o capitalismo, é muito pior do que a que esta na imagem. a diferença entre as classes sociais são vertiginosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com vc Leonardo, o socialismo é uma ditadura embelezada!

      Excluir
  4. Infelizmente, o socialismo hoje é praticamente impossível, ainda mais aqui no Brasil, onde a maioria quer levar vantagem sobre os outros..

    ResponderExcluir
  5. Isso nunca vai acabar.Só se houver uma reformulação na mente de todos... pois se 99% tentar mudar isso o 1% que sobrou vai estar contra,sendo assim tentando ganhar lucro em cima das pessoas

    ResponderExcluir
  6. No socialismo a propriedade é única e exclusivamente estatal, onde acaba se tornando como na maioria dos sistemas de organização política uma oligarquia ditatorial, pode até amenizar, não equiparar, a desigualdade social mas tira toda a autonomia individual, impondo mais uma vez uma liberdade "vigiada" cheia de parâmetros.

    ResponderExcluir
  7. capitalismo vem logo ai idéia de dinheiro e inveja kk
    socialismo viver um grupo tomar cachaçakk

    ResponderExcluir
  8. O capitalismo gera pobreza, desigualdade social, entre outros problemas.
    O socialismo pode gerar uma ditadura que pode acabar saíndo do controle, acabar exterminando aqueles que são contra, e ainda não conseguirá chegar a uma sociedade sem luta de classes, pois é quase impossível.
    Os dois planos econômicos não são uma solução para os problemas da sociedade, tem que haver uma conscientização entre os políticos para acabar com a bagunça do capitalismo.
    Temos que eleger políticos de VERDADE, temos que eleger uma pessoa que saiba do que está fazendo, não importa se é socialista ou capitalista, mas que faça o bem para a sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Conforme a imagem.realmente o capitalismo está em busca de produção e lucro como uma das prioridades onde está estabelecido, gerando desta forma riquezas nos países onde se estabelece, ..o problema está não na forma de governo..mas sim nas pessoas que governam o país, pois a riqueza gerada não é distribuída de forma justa, como por exemplo : em Educação, Saúde e moradia...deixando assim boa parte da população as margens da sociedade..mas isto não acontece em todos os países capitalistas.

    O socialismo provou-se na prática ser uma bela teoria ..porem na pratica o exemplo de países como Cuba - CHINA - e a antiga União Soviética..mostrou que esses sistema apenas fortaleceu a ditadura nos mesmos, deixando durante décadas nações em uma obscuridade e alienação, um outro lado é a Grécia que conseguiu se manter firme durante décadas..mas nos ultimos anos acabou falindo..pois onde uns trabalham muito para sustentar quem fica parado só podeira desanimar os que muito trabalham e acomodar quem nada faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum dos dois são perfeitos. O Socialismo é perfeito no papel, mas é praticamente uma utopia.

      Excluir
  10. Quanto ao capitalismo ressalta-se que essa burguesia é uma restrita minoria, e que o sonho de muitos de virar o "senhor burguês" não passa de uma falácia.
    Já a ideia do socialismo utópico, na situação hipotética de poder ser alcançado, faria jus ao que aparece na imagem. Entretanto todas as tentativas socialistas até hoje foram falhas, com os representantes que anteriormente eram do proletariado se tornando também opressores (ditadores).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se haver algum líder socialista que dê um golpe, se estabeleça e fazer tudo o que o socialismo diz, podemos dizer que o socialismo não é mais impossível.Mas é muito raro alguém fazer isso.

      Excluir
  11. Bom, até onde eu sei socialismo não tem a o histórico de investir em tecnologia, além de que as coisas ditas da sociedade pertencem na verdade ao governo, que funciona de uma forma ou de outra como uma elite privilegiada. Pobreza não é unicamente capitalista, como podemos notar os países que são ou que já foram socialistas nunca extinguiram a pobreza, mas isso foi mais por um erro de aplicação prática de um sistema teórico(socialismo deveria sem implantado em países já desenvolvidos e com riquezas que pudessem ser dividias entre seu povo). Na concepção marxista o capitalismo seria um dos estágios de transição para o socialismo.

    ResponderExcluir
  12. O Capitalismo idealiza manter, através da força da população, um Estado de desigualdades onde a maioria muito pobre sustenta uma minoria muito rica. O Socialismo, por sua vez, visa partilhar das riquezas e do trabalho de todos, em prol da igualdade.

    ResponderExcluir
  13. Imaginem repartir R$ 643.997.000.000,00 para cada cidadão brasileiro (tirando os menores de idade).

    ResponderExcluir
  14. Duas maquiagens de um mesmo rosto... quem tem sede de poder encontra nos dois sistemas os caminhos do poder: no capitalismo pela acumulação do capital e no socialismo pela burocracia. Em ambos os casos a política é ferramenta para construir a fantasia democrática.

    ResponderExcluir
  15. Um dos grandes elementos que interpolam o capitalismo ao socialismo é a questão da distribuição dos bens de produção. Para o capitalismo os bens de produção ficam concentrados a determinados grupos sociais , então os grupos excluídos ( leia-se não detentor dos meios de produção) para adquirir esses meios, que são necessários para seu sustento e sobrevivência, utiliza do trabalho como instrumento de troca. No caso do socialismo existe também essa troca, contudo, os meios de produção não estão concentrados o que ocasiona que todos possam usufruir dos seus atributos. O que cria uma economia que não visa mais o lucro individual e sim crescimento econômico , intelectual e tecnológico para a sociedade em geral. No quadro postado existem erros bem característicos quando se pensa numa situação real de sociedade. Em primeiro ponto no socialismo o povo trabalhador não seria seria dono de nada. Porque não haveria mais o sentido de posse. Eles trabalham para o bem comum e compartilham-se os bens. Outro erro escandaloso é afirmar que todas as terras , minas , bancos , instituições pertecem as burguesias. Como dito a priori , a questão está em como se encontram divididos os meios de produção , que no capitalismo é desigual , mas não excluindo outras classes como a trabalhadora de ser detentora dos mesmos.

    ResponderExcluir
  16. A imagem a seguir no quadrado do capitalismo procede, tanto quanto o texto que a acompanha. Os proletários , que são grande maioria trabalham para os burgueses que possuem o capital e a partir dai conseguem aderir meios para produzir mais capital. Proletários nada mais são que as ferramentas, ou seja a grande maioria da pessoas que estão lendo este texto. O objetivo do capitalismo é o lucro. Tempo é dinheiro. Porém com o capital que os burgueses já possuem, eles podem comprar também o tempo que os proletários possuem. Em horas de trabalho. E por um preço não tão justo quanto deveria ser. E esse nosso tempo que eles compram, vai fazer o tempo deles render mais. Ou seja, lucro. As decisões sempre são tomadas por eles, fora todas as outras decisões que são tomadas por cargos mais importantes, que ainda são proletários , mais em uma classe superior digamos. Porém decisões estas que favorecem a classe dos burgueses. Mais-valia, acredito que grande maioria sabe o que é. Vou colocar desta maneira: Basicamente eu tenho um tear, chamo você para trabalhar pra mim. Em certa quantidade de tempo, você ira produzir uma determinada quantidade de tecido e ira receber uma certa quantia em troca. Um belo dia o tear é substituído por uma maquina. Na mesma quantidade de tempo, você ira produzir 20 vezes mais e a maquina exige menos esforço físico. Só que seu salario ainda sera o mesmo. Basicamente isso. E os meus lucros como dono da maquina , que seria o gerador de capital, só ira aumentar e aumentar. Essa é a tendencia do capitalismo , aumentar os lucros.

    Socialismo.Utopia. Não daria certo.Vamos mais fundo, socialismo no Brasil. Brasil sil sil , é de rir só de pensar infelizmente. A mais você ta criticando só o Brasil, e que nos outros países também não dariam certo e tal. Também acredito que não. Porém pensamos nós brasileiros. O famoso jeitinho brasileiro é uma coisa complicada. Sempre um quer ficar por cima. Nas empresas possuem cargos diferentes, inúmeros. Esses cargos exercem trabalhos diferentes, em horários diferentes. Começa a dar merda por ai. Um fazendo menor esforço que o outro e ganhando a mesma quantia. O outro trabalha no horário que você sempre quis trabalhar porem nunca te colocaram neste setor. Povo é dono de tudo, então quem vai comandar ? Quem designara os cargos dentro da empresa? " - Bem estar da sociedade? Bem estar de fulano, que trabalha o mesmo tempo que eu no ar condicionado sentado, enquanto eu to aqui no sol. " está provavelmente seria uma de milhares das falas que alguém iria ter q ouvir. E provavelmente iria ser apenas mais um dos inúmeros fatores a criar revolta dentro da empresa. Realmente não da pra agradar gregos e troianos. Se a democracia já falha, imagine o socialismo. Minha ideia sobre os 2 sistemas. Os dois são falhos.

    ResponderExcluir
  17. Bom segundo a imagem, no capitalismo as decisões sobre o rumo do mercado e não só, está sobre a burguesia, os donos das fabricas, mandam como os trabalhadores devem trabalhar, o quanto recebem,com isso os trabalhadores acabam sendo explorados, produzindo muito e recebendo nem a metade do que produziu. Com o pouco dinheiro o trabalhador não possui condições financeiras para adquirir terras e boas condições de uma vida digna. Já no socialismo os trabalhadores não dependem de um patrão, pois eles mesmo são os donos das fabricas eles que tomam a decisão sobre o rumo do mercado, assim tomando decisões mais justas para para a sociedade porquê sabem que que se algo prejudicar a sociedade ou o mercado, eles também serão prejudicados.

    ResponderExcluir
  18. A imagem mostrada mostra duas grandes mentiras, que são: demonstrar que o sistema socialista é capaz de desenvolver tecnologias e inovações, pois o capitalismo, com toda a competitividade que gera com a abertura da economia e privatização dos setores, é que tem a capacidade inerente de produzir e criar tecnologia. O socialismo não gera competitividade, já que a empresa responsável por um setor tem o monopólio estatal sobre a produção e consegue se manter sem se preocupar com a qualidade ou com a quantidade.

    O segundo grande erro é afirmar que, no socialismo, o povo trabalhador é dono dos meios de produção, pois toda a empresa e a máquina de produção são do estado.

    Entretanto, a imagem não está equivocada no que se refere à condição da burguesia no sistema capitalista. De acordo com a teoria Marxista, de fato a burguesia "comanda", por meio da influência, a sociedade nos seus setores, estes inclusos no grupo denominado por ele de Superestrutura.

    Mesmo que o capitalismo vise à acumulação de capital, ele consegue gerar dinamismo e desenvolver a sociedade, causando, como efeito colateral a isso, a concentração de renda e a iminente crise, de acordo com Marx. Já o socialismo, apesar de sua promessa de fim da desigualdade, gera, com sua economia planificada, um atraso na sociedade no que se refere a desenvolvimento e tecnologia, prejudicando a população com sua produção de baixas qualidade e quantidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que por culpa do sistema de patentes (que é usado principalmente por capitalistas), a tecnologia caminha mais devagar do que deveria? Quando uma tecnologia nova e promissora é criada, os criadores possuem duas atitudes.
      1 - Monopolizar
      2 - Vender a patente por um preço extremamente caro, dificil de qualquer empresa (mesmo as grandes) conseguirem a posse. E quando alguem consegue comprar, aplicam novamente o que citei acima.

      Não consigo encontrar um país realmente socialista, onde o povo vem em primeiro lugar. Sem opressões desnecessárias e pobreza. E nem vejo um futuro belo e duradouro para o capitalismo. O socialismo puro é utópico.

      O grande cancer do capitalismo é o sistema de bancos, empréstimos e 'fabricação de dinheiro' que causam um gargalo gigante no sistema todo.

      Excluir
  19. Capitalismo é quando alguns ficam ricos, enquanto outros ficam pobres; Socialismo é quando TODOS ficam pobres e só a cumpanheirada fica rica!!!

    ResponderExcluir