sábado, 11 de maio de 2013

Freira que entrou em base nuclear dos EUA receberá pena em Setembro







Uma freira de 83 anos e dois outros pacifistas que, na quarta-feira, foram condenados por um tribunal federal dos Estados Unidos, por invasão de instalações militares nucleares, no estado do Tenessee, só conhecerão a pena em Setembro.

Na próxima terça-feira, o tribunal vai decidir se a irmã Megan Rice, que na altura dos factos, em 2012, tinha 82 anos, Michael Wallis, à época com 63, e Greg Boertje-Obed, 57, permanecem detidos até à leitura da pena, marcada para 23 de Setembro, em Knoxville.

Os três membros do grupo Transform Now Plowshares ficaram detidos depois da decisão do júri, que os condenou por terem entrado no Y-12 National Security Complex, em Oak Ridge, Tennessee, em Julho do ano passado.

A irmã Megan Rice, que segundo a Reuters sorriu quando o tribunal anunciou a condenção , disse que só lamenta ter esperado 70 anos para passar à acção.

O complexo, onde é armazenado e processado urânio para bombas nucleares, foi construído no âmbito do Projecto Manhattan, que no século XX levou à criação dos primeiras engenhos explosivos atómicos.

A entrada dos pacifistas nas instalações de Oak Ridge fez rolar cabeças, incluindo no topo dos serviços de segurança nacional. A empresa que garantia a segurança das instalações foi dispensada. 

Fonte: http://www.publico.pt

2 comentários:

  1. I´m agree with these three, reducing the world's population with nuclear weapons is not good, will leave radioactivity. Better to use other less polluting.
    Concordo com esses três, reduzir a população mundial com armas nucleares , não é bom, vai deixar radioatividade. Melhor usar outros meios menos poluentes.

    ResponderExcluir
  2. Ou troca o verbo ou troca o sujeito. O que não pode é deixar uma manchete com um erro desses de concordância!

    ResponderExcluir