terça-feira, 14 de maio de 2013

Diretora transexual de colégio público diz ter de "matar um leão por segundo"


 Não há estatística oficial, mas a professora Laysa Machado, 41, gosta de dizer que é uma das únicas, senão a única, diretora transexual eleita democraticamente no ensino público no país.
Há três anos, ela é diretora-adjunta de um colégio estadual de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) --cargo para o qual foi reeleita em 2011, mesmo diante da "resistência de uma minoria", segundo ela.
"Você tem que matar um leão por segundo. Se o hetero precisa ser o melhor, a diversidade tem que ser bilhões de vezes melhor", diz Laysa.
Até chegar à direção, a paranaense, que nasceu com o gênero masculino mas diz sempre ter se sentido mulher, afirma ter convivido com a discriminação.

A transexual Laysa Machado, que dirige colégio desde 2009
A transexual Laysa Machado, que dirige colégio desde 2009 

Formada em história e letras e professora concursada da rede estadual de ensino, Laysa relutou antes de assumir sua identidade. "Eu sublimava toda a minha angústia com os estudos", conta.
Na cidade natal, no interior do Paraná, enfrentou rejeição da família e foi demitida do colégio católico em que lecionava sob acusação de "subversão" depois de sair em público com seu primeiro vestido, aos 27 anos.
"Eu fui execrada. Perdi tudo: amigos, emprego." Laysa mudou-se para Curitiba, iniciou o tratamento hormonal e, quatro anos depois, fez a cirurgia de readequação genital. Para pagá-la, vendeu tudo o que tinha.
Hoje, Laysa é mulher inclusive no papel --conseguiu a retificação de seus documentos em 2007, na Justiça.
No Colégio Estadual Chico Mendes, onde está desde 2004, ela diz que enfrentou preconceito especialmente dos colegas de trabalho. "Eram risinhos, chacotas. O pensamento de algumas pessoas era assim: como que pode travesti dando aula? Travesti tem que estar na prostituição, e não aqui."
A discriminação, segundo ela, foi vencida aos poucos, às custas de trabalho. "Ela sofreu, mas sempre mostrou que, em primeiro lugar, era uma educadora", conta a colega Gisele Dalagnol, que elogia a pontualidade e o comprometimento de Laysa.
"Para o meu filho, ela é a melhor professora. É dinâmica, tem um jeito diferente de dar aulas", afirma a mãe Roseli de Moraes, cujo filho de dez anos é aluno de Laysa.
Hoje, Laysa é casada, dá aulas de teatro, já ganhou prêmios como atriz amadora e sonha em trabalhar em novela. "Quero que alguém tenha coragem de me chamar."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

21 comentários:

  1. Parabéns para ela, para mim um exemplo pra muitos que preferem a vida fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma vergonha, as pessoas perderam a noção do que é Deus

      Excluir
    2. Eu não aceito minha filha estudar em uma escola com uma educadora com esse perfil

      Excluir
    3. O problema é seu, essa sua fala é a mesma de anos atras comparada ao racismo. "Eu não quero que minha filha(o) estude junto com uma negra(o)" Provavelmente você não teve acesso a uma educação básica. Esse infelizmente é o problema do Brasil um país que não investe em educação. Provavelmente você não tem o mesmo grau de ensino que esse transexual. Lamento por tua existência. Fique em Paz. Como dizia meu professor, lugar de gente burra e ignorante é o inferno.

      Excluir
    4. Saliel, todas as pesquisas dizem que os filhos de gays e transexuales são criados com o mesmo amor e possuim as mesmas qualificações que os filhos de heterosexuais. Além disso, não tem parte na sua Biblia que faça condena dos transexuais, e Jesús nunca falou que isso era ruïm. Eu tenho pena da sua filha nascer com uma pessoa intolerante como você, preferiria que fosse filha de gays que se amem.

      Excluir
    5. Atitude Jovem e Joan, não precisam lamentar pela vida da Saliel, vocês têm que lamentar pela suas quando Cristo voltar. Não sei se você terá paz, mas ainda há tempo. Joan, os casais heteros, eles não só são responsáveis pela formação de um novo ser, incapacidade de qualquer junção homo, como tem como missão para dar continuidade a própria humanidade. Não veja como intolerância a amiga Saliel, mas se querem isso para suas vidas, pois bem, vivam só longe de nós, os heteros. Não concordamos com sua prática homossexual. Acredito que temos liberdade para pensarmos assim. Construam suas escolas, tenham seus públicos, frequentem seus restaurantes e vivam com sua "paz", sem que uma parte venha entrar no mundo da outra. A intolerância, seja de qual lado for, é desastrosa. Vamos respeitar os limites um dos outros.

      Excluir
  2. orra cara,to impressionado com essa matéria,muito bom saber que existem pessoas que não se deixam levar pelo preconceito e rotulismo de outras pessoas!!! tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. decadencia da sociedade
    que merda de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Decadente é você julgar um SER HUMANO só pelo fato dela ter gostos diferentes de você. E o pior ainda é que, provavelmente, você é fracassado nessa sua vida mediocre de ficar apontando o dedo pra outras pessoas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Falou tudo, estou com vc, esse povo deturpam a palavra de Deus

      Excluir
    4. Deturpa é o caralho. Você devia levar a bíblia como um conto histórico. Um mito de uma sociedade passada e de visões ultrapassadas. Esse seu Deus ou realmente é um mal que deve ser extirpado a força da sociedade ou ele deve estar com muita vergonha do ser que ele pôs no mundo, como um lixo feito você é. Vá estudar e seja melhor que o SER HUMANO, ACIMA DE TUDO, que foi posto na matéria.

      Excluir
  4. ela é um exemplo de como as indentidades de generos são construídas sócio-historicamente. quem sabe um dia os esteriotipos q caracterizam e diferenciam os generos sexuais deixem de existir, e tanto o x qnt o y possam fzr oq bem entenderem sem ser rotulado e esteriotipado, afinal pq só um genereo pode pintar a unha e passar batom qnd é notório que muitos do outro genero gostariam de fzr o msm?
    acho q esse é o principal problema, vc não pode nem ter vontade de fzr coisas, até msm inocentes, como passar um batom, sem ser ridicularizado e etc.. a programação social é absurda se parada p/ ser analisada, não faz o menor sentido toda essa subminação q temos a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo totalmente disso, acho que um mundo todo homogenizado, principalmente sexualmente, seria o inferno na Terra. Todos nós temos nossas fraquezas e nossos defeitos, que são completados por outras pessoas diferentes de você, como uma namorada, uma esposa, que também possui fraquezas e defeitos. Todos sendo iguais, o sexo oposto se comportando igualmente, todos pensando igual, qual seria a graça de viver?

      Excluir
    2. Porque foi assim que Deus criou, a própria palavra de Deus disse que o homem chegaria a esse ponto. Deus fez o homem a imagem e semelhança de Deus e agora temos que conviver com nossos filhos nesse meio, se um filho meu estiver em uma escola pública dessas eu tiro ele e coloco em uma particular onde a promiscuidade não rola solta!

      Excluir
    3. Que nojo desse país que aceita pessoas que querem ficar com mesmo sexo, pessoas que querem ficar com animais etc.. dar aula para crianças, se as coisas não mudarem, daqui a pouco até pedófilos irão poder dar aulas para crianças e quem for contra será considerado pedofóbico!! Que nojo dessas leis desse governo maldito. Por isso vou colocar os meus filhos para estudar em escolas particulares para poder cobrar e não aceitar esse tipo de sujeira que devassa na sociedade.

      Excluir
  5. Isso me lembro do Mr. Garrison do South Park kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Por mim ela vai ter que continuar matando mais de 1000 leões a cada segundo, pois eu não aceito isso, minha família não aceita, minha rua não aceita, e ponto. Vem chamar pouco vergonha de algo normal agora? Por isso que Marco Feliciano tem que ser Presidente em 2014 e Jair Bolsoanaro Vice Presidente para acabar com essa sujeira nacional

    ResponderExcluir
  7. Ela não é a única, em minha escola também tem um transexual, só que não Diretora, e sim pedagoga, ninguém tem preconceito! Isso é para pessoas de baixa inteligencia, se ele quis mudar para ela, normal, se ele pode fazer essa transformação para ser feliz porque não? Malditos religiosos, sempre guiados por esse imoral e bundão que tem medo de aparecer dos céus, antigamente era normal, mais agora ele tem medo porque existem câmeras.
    DEUS BUNDÃO!

    ResponderExcluir
  8. a biblia nunca aceitou e nunca vai aceitar, essa pouca vergonha esse pais ta pior que sodoma e gomorra , vai ler a biblia e ve o que DEUS acha disso antes que seja tarde demais criatura.......

    ResponderExcluir