quarta-feira, 15 de maio de 2013

Brasil tem quase 13 milhões de analfabetos - Nordeste lider no Ranking


Analfabetismo
Fábio Rodrigues Pozzebom/AgBr
De acordo com a pesquisa, o número de pessoas com mais de 15 anos que não conseguem sequer escrever um bilhete diminui apenas 1,1% em relação a 2009


O Brasil tem 12,9 milhões de pessoas analfabetas, segundo o relatório de 2012 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), organizada pelo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base em dados de 2011.

De acordo com a pesquisa, o número de pessoas com mais de 15 anos que não conseguem sequer escrever um bilhete diminui apenas 1,1% em relação a 2009. A taxa registrada em 2011 foi de 8,6%. Em 2009, essa taxa chegava a 9,7%.

A taxa de analfabetismo em 2011 foi mais alta entre as pessoas com mais de 25 anos. Do total de pessoas analfabetas, 96,1% estavam nessa faixa etária. Entre as pessoas com mais de 50 anos a taxa é de 18,6%.

Nordeste tem as piores taxas

A região Nordeste é a que tem os piores índices, concentrando mais da metade dos analfabetos do País e registrando índices de analfabetismo de 16,9% entre a população com mais de 15 anos.

As regiões Sul e Sudeste apresentaram taxas de analfabetismo de 4,9% e 4,8%, respectivamente. Na região Centro-Oeste, a taxa foi de 6,3%, enquanto, na região Norte, esse percentual foi de 10,2%.



http://i2.r7.com/TaxaAnafalbetismo2011Regioes.gif



Fonte: http://noticias.r7.com/educacao/

5 comentários:

  1. O que esperar de uma região que, em pleno século XXI, ainda é dominada pelo coronelismo feroz? Que não deixa o Nordeste progredir? Que não deixa o Nordeste exterminar de vez com esse flagelo que se chama SECA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe de nada! Aqui no Nordeste não é só por causa da seca que tem analfabetos, mais por causa dos políticos ainda está assim, o Brasil não se lembra de que políticos roubam.
      Aqui mais do que em outros Estados, a fiscalização nem existe, os políticos fazem festa é a seca.
      É só um dos motivos do Nordeste continua assim.

      Excluir
  2. Lembando que o analfabetismo funcional (quem não sabe interpretar um texto ou fazer as 4 operações básicas de matemática) alcança 75% da população, sendo 32% de formados no ensino superior.

    ResponderExcluir
  3. Me diz aonde é que o Nordeste continua com o Coronelismo Feroz?? kkk Tem muita gente querendo dá uma de inteligente e nem sabe o que se passa no país! Estude mais as regiões do seu país! só assim você irá pensar duas vezes antes de falar MERDA!.

    ResponderExcluir
  4. claro boa parte do povo dai tem preguiça de ir para a escola...
    ficam o dia inteiro na rede, só tem que dar nisso mesmo.

    ResponderExcluir