sexta-feira, 31 de maio de 2013

Bob Esponja simbolo revolucionário


Se antes os revolucionários se apresentavam com bandeiras vermelhas e o rosto de Che Guevara estampado nas camisas, hoje a cor predominante é o amarelo e o novo símbolo dos protestos é o Bob Esponja. De acordo com um artigo publicado no site Vice, a onda começou durante o movimento pró-democracia no Oriente Médio, quando no meio dos tumultos, um jovem ativista foi fotografado nos ombros de um camarada vestindo uma camiseta do desenho animado.
O personagem Bob Esponja acabou se tornando uma figura comum na Praça Tahrir, no Egito.  Objetos, bandeiras e blusas com slogans revolucionários acompanhados da imagem do desenho são comercializados no local. Segundo o site, a criaturinha do mar já está sendo comparada ao próprio Che Guevara e Guy Fawkes, que inspirou o filme V de Vingança, uma passagem de ícone da cultura pop para símbolo da resistência.
A cineasta Shereif Elkeshta explicou o fenômeno em um artigo no jornal independente Midan Masr. Ela comentou sobre a incoerência de Bob Esponja ser utilizado como imagem de uma revolução. “Por que o personagem não está segurando o coquetel Molotov? Ou levantando o punho?”, disse na publicação.
Já para Wael Abbas, blogueiro e ativista da Primavera Árabe, a simpatia pelo personagem tem um motivo simples. “O Bob é um cara simples, trabalhador, não é um super-herói como estamos acostumados a ver nos desenhos e quadrinhos, ainda assim é muito querido”, explicou.

Entretanto, Abbas ressalta que Bob Esponja não é um símbolo político e que sua presença nas camisas está mais ligada a razões econômicas que sociais. “O que está acontecendo é que tudo se tornou comercial, inclusive a revolução”, acrescentou. O Tumblr SpongeBob on the Nile, reúne fotos do personagem no Oriente Médio.

Fonte: http://www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário