sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Líder sul-africano associa zelo com cães à cultura branca


O governo da África do Sul tentou esclarecer nesta quinta-feira uma declaração do presidente do país, Jacob Zuma, em que ele critica donos de cães.


Jacob Zuma (AP)
Polêmico, o líder já causou a ira de feministas, gays e intelectuais com alguns de seus comentários

Segundo o jornal sul-africano Mercury, Zuma fez a declaração diante de milhares de partidários durante um comício na província de KwaZulu-Natal.
O jornal informou que Zuma disse que gastar dinheiro comprando um cachorro, levando-o para um veterinário e para passeios são hábitos da cultura branca. Para ele, o estilo africano é se concentrar na família.
O presidente, de acordo com o Mercury, também criticou uma nova geração de jovens africanos que estariam tentando adotar outros estilos de vida e até tentando parecer com outras etnias.
"Mesmo se você aplicar qualquer tipo de loção e alisar seu cabelo, você nunca será branco", disse Zuma, segundo o jornal.

'Descolonização'

Nesta quinta-feira, o porta-voz da Presidência, Mac Maharaj, afirmou que Zuma estava apenas alertando contra um amor maior pelos animais do que pelos seres humanos.
"Mais do que isso, a mensagem essencial do presidente foi da necessidade de descolonizar a mente africana, após a liberação, para permitir que a maioria africana, que era oprimida anteriormente, aprecie e ame quem eles são e mantenham a própria cultura", informou o porta-voz em uma declaração.
Maharaj ainda afirmou que muitas pessoas não hesitam em "correr com os cães para o veterinário quando eles estão doentes, enquanto ignoram trabalhadores ou familiares que também estão doentes nas mesmas residências".
"Isso não é dizer que os animais não devem ser amados ou receber cuidados. A mensagem [de Zuma] simplesmente destaca a necessidade de não elevar nosso amor pelos animais acima do nosso amor por outros seres humanos."

Redes sociais

Os comentários de Zuma desencadearam uma reação negativa em redes sociais e alguns donos acusaram o presidente sul-africano de indiferença aos animais de estimação.
Outros chegaram a acusá-lo de racismo.
A porta-voz da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais (SPCA) da África do Sul, Christine Kuch, afirmou ao jornal Mercury que não comentaria a declaração de Zuma, já que não tinha ouvido pessoalmente o discurso do presidente.
Mas afirmou que não é possível "ter compaixão por animais se não tivermos compaixão por crianças e pelos idosos", e acrescentou que, na maioria dos casos, cuidar dos animais beneficia as pessoas.
Segundo correspondentes, não é a primeira vez que Jacob Zuma cria polêmica.
Alguns comentários anteriores do presidente já enfureceram feministas, homossexuais e intelectuais negros.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/



3 comentários:

  1. Identidade nacional é algo que falta em vários países. Viver em um estado sem amá-lo é irracional! Para viver no estado é necessário se sentir parte dele, caso contrário não estaremos cumprindo com nosso dever de cidadão e acredito eu ser melhor ser um expatriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Poderiamos então dizer o mesmo em uma escala global não acha? Porque precisamos ter uma identidade Nacional e não uma Global? O problema não é rejeitar ou aceitar culturas por questões imperialistas, mas sim saber manter oque há de bom em sua cultura e aprender oque há de bom em outras. Claro que isso envolve um acordo global sobre oque é "Bom"... mas isso é outra história.

      Excluir