quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

China assume o papel de líder mundial em linhas ferroviárias de alta velocidade

A China inaugurou  a linha de trem-bala mais longa do mundo, ligando a capital, Pequim, no nordeste do país, à cidade de Guangzhou, no sudeste. Com uma velocidade de 300 quilômetros por hora, o tempo de viagem no trajeto de 2.298 quilômetros foi reduzido de 20 horas para 8 horas. A China inaugurou suas primeiras linhas de trem-bala em 2007, e em 2010 já tinha a maior rede do mundo. A nova linha possui 35 paradas nas principais cidades do interior da China e passam por seis províncias chinesas, nas quais vivem quase a metade da população nacional (600 milhões de pessoas). Apenas na nova linha, circularão 155 pares de trens diariamente. Com a abertura desta linha, a China assume o papel de líder mundial em linhas ferroviárias de alta velocidade, com mais de 9,3 mil quilômetros de linha operando em todo o país. Segundo previsões do FMI, a China deverá se tornar a maior potência econômica do mundo em 2016, quando seu PIB deve superar o do EUA. Estima-se que, em 2030, seu PIB deverá ser o dobro do estadunidense. 


Fonte: Ocupa Rede Globo

5 comentários:

  1. Sera que nosso Brasil algum dia chegara perto disso, só fazendo que nem o regime da China, fuzilar todos os politicos deste País e mudar totalmente nossa justiça que só protege bandido

    ResponderExcluir
  2. Lá tem o PCC - Partido Comunista Chinês com mais de 80 milhões de FILIADOS. Quando o PT tiver ao menos 40 milhões de filiados poderemos construir um país como a China, onde os interesses maiores são os do País.

    ResponderExcluir
  3. Se o PT chegar a 40 milhões de filiados, teremos um país como Cuba.... ou seja, uma bosta pior do que é!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir