terça-feira, 6 de agosto de 2013

A culpa cai sempre nos games


Não é de hoje que as mídias antes mesmo de buscarem o verdadeiro sentido dos acontecimentos, preferem ir pelo caminho mais fácil e culpar filmes, desenhos e principalmente jogos virtuais para qualquer tragédia que acontece. No caso citado acima, o garoto vivia explicitamente em um ambiente policial... e vocês acham mesmo que esse tipo de ambiente não afetou a criança em nada? Eu tenho certeza que sim! Vale lembrar que aconteceu algo parecido ha alguns anos atrás nos EUA, quando um adolescente matou o próprio pai que era bastante rigoroso, principalmente com seus pensamentos direcionados ao estilo de vida "nazista", e é obvio que o feitiço virou-se contra o feiticeiro, pois muitas vezes o que se aprende na escola ou na rua pode transformar os pais em heróis, mas também transforma em grandes vilões. No Brasil, ainda estamos presos a uma enorme burocracia mental, e antes de qualquer coisa, buscamos associar os danos causados exatamente aos "hobbys" do causador dos danos, e isso nada mais é do que o caminho mais simples e também o mais superficial para uma "pseudosolução" de um problema .  Darei um exemplo simples e básico: No Japão, as pessoas respiram games, alguns desses games são violentos, outros são violentos e eróticos, mas antes de qualquer coisa, sempre que pensamos no Japão, lembramos como funcionam as coisas por lá, e principalmente na EDUCAÇÃO daquele povo. Você pode até dizer "ah mas você não quer comparar o Brasil com o Japão né Diego?". Não, eu não quero comparar o Brasil com o Japão, eu quero comparar a EDUCAÇÃO dada, pois cada casa (lar) nesse caso seria como se fosse um país, o que acontece dentro dos lares, acontece de forma diferente e isolada, principalmente quando se trata de classe media... mas eu não sei o que acontece na sua casa, você pode receber uma ótima educação ou pode crescer bestializado por aquilo que você acha que é bom para você, e ao mesmo tempo receber  o consentimento de seus pais sobre "algo"...  quando eles também não sabem muito bem como dar uma boa educação. Vale lembrar, que muitos pais acham que esse é o dever da escola, quando na verdade não é! Educação vem de casa.



Agora vamos falar sobre o avatar colocado no Facebook do garoto, pois é o avatar do jogo assassin´s creed, que se baseia em histórias da época dos  templários, ou seja,  eu poderia muito bem ser hipócrita  e envolver religião no assunto, mas não é assim que funciona. O que aconteceu, ocorreu por grande parte  de influência familiar e talvez por uma forma de educação desregrada com tendências militares... O jogo não é muito diferente de todos os outros do momento, vivemos em um mundo onde os gráficos importam mais do que a criatividade, resumindo... Se um jogo for culpado, TODOS SERÃO! Outro exemplo não muito diferente, é sobre o que ocorre nos bailes funk´s. Não podemos culpar os bailes por conta de meia duzia de  meninas que não tiveram cuidado ou ensinamentos sobre como se prevenir de doenças ou como evitar uma gravidez indesejada... Vivemos na era da informação e onde qualquer zé roela tem um celular com acesso a internet e consequentemente a fontes de pesquisa... só morre na ignorância quem quer, a mídia só faz a cabeça de quem se deixa levar, o mundo não se resume em influências.

Por: Diego Beunizam

E por falar em games... ta ae o link para uma pagina de games do Facebook :)
https://www.facebook.com/videogamesrockAE


23 comentários:

  1. Cara os games n fazem as pessoas violentas oq faz a pessoa se tornar violenta é o que ela sofre em casa,na rua ou até na escola.
    Agora chegar e dizer:
    Ah é por causa do jogo que ele ficou assim...
    Jogo o krl o mlk tinha problemas e os pais não foram capazes de resolver

    ResponderExcluir
  2. agora a culpa é do Ezio?? PQP!!!

    ResponderExcluir
  3. """Não podemos culpar os bailes por conta de meia duzia de meninas que não tiveram cuidado ou ensinamentos sobre como se prevenir de doenças ou como evitar uma gravidez indesejada... """

    meia duzia de meninas?! não tiveram cuidados??ensinamentos?? prevenir doença??? evitar gradivez?? Olha com todo respeito mas está colocando a mulher como culpa de tudo!! Nós temos que ser ensinadas,ter cuidados,ensinadas,prevenção??? será que é só mulheres mesmo??! Acho que os homens tb tem o favor de se prevenir com camisinha,com doenças e principalmente ter respeito com as mulheres!! Tudo bem se a menina quer fazer sacanagem,mas não é bem por ai não!! Os homens tem que se prevenir tb,tb pegam doença,tb tem que ser educados e ensinados !!
    Eu falo isso porque , as vezes saio na rua e sou obrigada a passar por situações muito chatas e descepcionante !! Até eu no caso que nao frenquento baile funk,respeito não ganho em certos lugares!! Acho que cada tem que su colocar no seu lugar!! Isso vale pra todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc em partes, transar sem proteção eh burrice, Mas quem deve reforça o cuidado em dobro, eh a mulher, pois quem fica gravida eh ela.

      Excluir
    2. A mulher não fica grávida sozinha. O homem tem participação importantíssima para que a fecundação ocorra e no caso da criança nascer, ele também deve ser responsabilizado, pois querendo ou não, ele será pai, logo ambos devem se prevenir.

      Excluir
    3. Falou a cientista: "O homem tem participação importantíssima para que a fecundação ocorra" e bla bla bla... pois te digo uma coisa srta. "intelectual": Nos bailes funks as mulheres(mulheres não, vagabundas) transam com qualquer homem que está la, na maioria das vezes é sem proteção, aí nasce a criança, a vagabunda junto com a familia dela tem que criar(isso quando a vagabunda da mãe da criança, não joga ela no lixo), e quanto ao pai da criança? A vagabunda não sabe nem o nome do cara, quanto mais saber sobre o paradeiro dele.

      Pergunta: Pq que aparece na televisão notícias de bebês recém nascidos que são abandonados no lixo? Tenho quase 100% de certeza de que esses bebês são frutos de bailes funk. Estupro em baile funk tbm conta, caso não saiba...

      Excluir
  4. ate porque existiam .40 no renascimento mesmo ne ....

    ResponderExcluir
  5. A culpa sempre será dos games ... daqui a pouco depois de jogar Super Mario, muita gente vai resolver virar encanador e pular em tartarugas --'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que jogava Alex Kid, faço batalhas em Jun-ken-po com meus inimigos...muito mais saudável lol

      Excluir
  6. Cara, ele nunca jogou assassins creed....Se tivesse jogado, teria se escondido no feno... ninguém nunca mais acharia o mlk...andando atrás de monks e os caramba ^^

    ResponderExcluir
  7. E as cruzadas, a segunda guerra mundial, a bomba atômica, a inquisição... foram por quê?

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi jogo de baile funk e saca só quanta merda acontece por lá, se fosse assim, eu estaria apostando racha, teria ganho uma BMW M3, seria irmão dos Johnson, traficante, moraria na Groove Street e teria matado mais de 1000 pessoas no tiro, Saberia Le Parkour, teria uma lâmina oculta, seria príncipe da antiga Pérsia, seria um encanador bigodudo e teria me casado com um princesa...

    ResponderExcluir
  9. É obvio que um game não pode influenciar uma pessoa mais do que a vida real. A violência bate a aporta de nossas casas. Convivemos com isso. Trafico de drogas, assaltos, assassinatos... Mais obvio ainda é que uma pessoa com tendencia a atos de violência procure-a em toda parte, o que inclui jogos, musicas, filmes, assim como pessoas românticas procuram romances e assim como garotas com má orientação sexual irão procurar nos bailes funk e em outros locais, inclusive na escola, oportunidades para pratica-los. Seu texto foi simplesmente perfeito!!

    ResponderExcluir
  10. Porra, da raiva. Sou fã da série Assassin's Creed, e agora pode ficar suja por causa de uma criança? Pois saibam policiais, "Assassin's Creed" não é um mero jogo. Afinal, a Ordem dos Assassinos de fato existiu, então não podem colocar total culpa sobre o game, mas sim no passado do mundo também.
    O hábito de matar vem de passados distantes.
    Caim foi pela Inveja, Abraão pela fé, etc... Por que não coloca a culpa na bíblia também que tem mais de 678 mortes brutais?
    Agora vem dizer que é culpa do jogo? Desculpe-me, mas a violência deste caso começa dentro de casa e termina nela, afinal, polícia faz jus a violência também, não somente combatendo. Se o menino tinha arma, era por que eram dos pais, que criou aquele ambiente de ter arma em casa devido sua profissão,consequencias? De cada um.

    ResponderExcluir
  11. Ate por que objetivo do jogo é vingar a morte da familia do Ezio e não o contrario.

    ResponderExcluir
  12. ainda duvido que o menino fez tudo isso sozinho

    ResponderExcluir
  13. Os pais desse garoto sabiam de algo muito cabeludo dentro da PM, algo que ninguém quer deixar vazar, vocês já estão ciente de como funciona a PM do nosso país dado os protestos nos últimos meses, acham mesmo que um menino faria tudo isso sozinho? eu duvido muito, com certeza mataram a família inteira porque sabiam de algo que não poderia vim a publico,e armaram pra por a culpa no garoto! acordem pra vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e sobre o fato de mencionarem um jogo, no caso Assassins Creed, foi mais uma jogada politica para tirar atenção real fato citado acima, por games (principalmente violento) serem uma questão polemica muita gente vai simplesmente esquecer de investigar as reais causas das mortes para ficar debatendo sobre o que devem deixar os filhos jogarem ou não.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Vocês deviam estudar melhor os fatos que acreditar em tudo que a midia fala! Enfim esse blog não fala da rede de esgoto que é a midia? Porque agora estão defendendo uma versão da midia???????? Pelo amor.. Ah.. e por acaso algum de vcs do blog é JOGADOR? Isso já é muito discutido.. se é motivo de incentivar a violência, porque não proíbem logo? Acordem... Vão primeiro na Campus Party, Brasil Game Show, Anime Friends, Dreams.. e depois vem falar algo! Faça parte da comunidade de jogos e depois fale algo.. já foi informado que mesmo que fosse o menino ele tinha uma doença controlado por remédios, não pode associar um jogo com uma pessoa que usa medicamentos.

    ResponderExcluir